A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma realidade distante e cada vez mais será parte do dia a dia de pessoas e negócios. Esta tecnologia já está mudando a forma com que as instituições, principalmente financeiras, têm operado e é sobre isso que falarei no artigo de hoje.
Apesar de muitas pessoas e empresas se assustarem com as transformações que a IA está gerando no mercado como um todo, é preciso entender que essa tecnologia tem o propósito de contribuir para o aumento da eficiência, redução de custos operacionais, personalização de serviços e prevenção de fraudes.
Uma das principais capacidades da IA é a de processar grandes quantidades de dados em tempo real. Como muitos sabem, as operações financeiras geram um alto volume de dados e seria humanamente impossível analisá-las em tempo hábil e real, mas, com a IA, é possível treinar sistemas para analisar dados financeiros, identificar tendências e tomar decisões embasadas e precisas, aumentando a eficiência e reduzindo os riscos das operações.
A IA também tem impactado o setor do ponto de vista de automação de tarefas e de cybersecurity. Ela é capaz de verificar as informações de clientes, fazer análises de risco, aprovar crédito, gerir portfólios, e até monitorar comportamentos suspeitos e potenciais fraudes. Essas automações e algoritmos possibilitam que os profissionais de finanças se concentrem em tarefas mais estratégicas, como o desenvolvimento de novos produtos e o aperfeiçoamento de processos.
Além disso, a IA também está mudando a forma com que as pessoas investem seus recursos, pois ela é capaz de analisar e identificar o padrão de comportamento (perfil de investimento) dos consumidores e relacionar estes dados com as opções de investimentos disponíveis no mercado de maneira rápida, possibilitando aos clientes uma tomada de decisões mais adequada, informada e precisa.
Em poucos exemplos, já é possível ver que caminhamos para um mundo cada vez mais tecnológico, conectado e dinâmico, em que a utilização da IA será cada vez mais comum.
Por isso, é essencial que empresas – de todos os setores, mas, principalmente, do financeiro – atualizem suas tecnologias, alinhem a estratégia digital de seu negócio e utilizem a IA como catalisador de produtividade e eficiência operacional.
Se você quer saber como aproveitar ao máximo os benefícios que a IA pode oferecer, acesse o site da Deal: Deal – Tecnologias digitais
Escrito por Julio Esteves.