4 Habilidades do Gestor de Inovação Digital e Ágil
Back To Top

4 habilidades do gestor de inovação digital e ágil

As habilidades do gestor de inovação digital são importantes para manter este profissional resiliente frente às mudanças e ao futuro digital.

O gestor de inovação digital é um profissional que trabalha para formular, implementar e gerenciar as ferramentas e processos de inovação dentro da companhia, com a responsabilidade de administrar corretamente os fundamentos principais, como as pessoas, a estratégia, os processos e os recursos.

Com o papel do gestor de inovação bem alinhado, as habilidades deste gestor e do seu time de profissionais também merece destaque, como a realização de entregas de valor, a colaboração e a integração entre as equipes inovadoras, digitais e ágeis. Sendo assim, este gestor deve possuir um perfil inquieto, em busca de diferenciais competitivos para a empresa e integração entre os setores, sempre com o foco no resultado e na melhoria dos processos corporativos.

E você, quer saber mais sobre as habilidades do gestor de inovação digital? Continue lendo nossa publicação!

O papel do gestor de inovação digital

O gestor de inovação digital está surgindo como um novo perfil entre as empresas na sua transformação digital, sendo responsável muitas vezes por manter, gerenciar e formular novos processos de inovação. Esses processos estariam presentes desde a criação dos novos produtos e/ou serviços até na mudança dos procedimentos internos já consolidados.

Este novo perfil de gestor deve então estar aberto as mudanças e ter sempre uma visão holística dos projetos, sem perder o foco na perspectiva de futuro que a empresa definiu na sua jornada para a transformação digital. A velocidade e a flexibilidade são características inerentes a revolução tecnológica e devem estar presentes também no panorama de inovação digital.

As estratégias da empresa frente a transformação digital devem estar alinhadas também com o papel deste gestor. É importante salientar que a cultura inovadora da empresa impacta a estabilidade desta empresa frente ao seu mercado consumidor – e quanto mais rápido o mercado muda, menos espaço existe para as empresas reativas. Entender o papel e as habilidades do gestor de inovação digital é importante para se manter alinhado com a jornada da empresa frente a transformação digital.

As 4 habilidades importantes do gestor de inovação digital e ágil

As habilidades que um gestor de inovação digital deve ter também são espelhadas para a equipe de inovação, uma vez que a integração entre os profissionais deve ser o foco principal em qualquer setor.

Entrega de valor

Esta característica vem da metodologia ágil e é pautada pelas entregas rápidas e ajuda o cliente entender o que vai trazer mais valor ainda pra o seu produto e/ou serviço. O desenvolvimento incremental ajuda no crescimento da solução, fazendo com que se permita realizar mudanças e correções ao longo do processo de desenvolvimento, tornando o processo mais rápido e assertivo.

As entregas de valor dentro da metodologia ágil permitem que o cliente enxergue os pontos positivos da marca e do produto, além de fornecer uma conta real para aquele cliente do que está sendo desenvolvido durante o processo.

O valor é uma definição para o cliente e ter em mãos as informações que informam e confirmam que aquele tempo que está sendo gasto durante o desenvolvimento da solução está sendo bem investido é um dos grandes trunfos desta habilidade num gestor de inovação digital e ágil.

Resposta à mudanças

O gestor deve estar atento e preparado para responder frente as mudanças que podem ocorrer durante o processo de desenvolvimento de algum projeto. Conforme já foi dito, quanto mais rápido o mercado muda mais rápido a empresa deve responder à estas mudanças – e muitas vezes também é essencial estar a frente delas, seguindo as tendências do mercado para o sucesso da transformação digital.

Outro ponto importante dentro da habilidade do gestor de inovação digital e ágil é de manter uma qualidade nas suas respostas às mudanças e também estar antenado dentro da sua equipe – numa verdadeira sintonia.

Isso proporciona uma grande sinergia entre os seus colaboradores e também favorece um ambiente ágil, com respostas rápidas e soluções inovadores para as entregas de valor. Um bom gestor de inovação digital e ágil orienta os seus colaboradores e obtém bons resultados frente as mudanças, sendo este um fator decisivo.

Propósito

Algumas mudanças são efetuadas pelo efeito “Top-Down” dentro de uma organização, o que muitas vezes pode acarretar em problemas de visão e propósito dessas melhorias. Por esse fator é importante promover um propósito frente aos profissionais da área e do gestor de inovação digital para manter todos num mesmo foco e com o sentimento de estarem jogando no mesmo time em prol de um resultado positivo.

Outro ponto importante para se destacar como habilidade do gestor de inovação digital e ágil são as ferramentas e formas de engajar toda a equipe em prol desse propósito. Com a ação de promover o seu time para o seu crescimento constante, trabalhando com a autonomia e a responsabilidade de todos os profissionais que atuam no time, esse gestor consegue atingir o propósito e manter a qualidade nas suas entregas.

Este propósito dentro das metodologias de trabalho e da movimentação de inovação digital podem ser considerados como primordial para o sucesso da aplicação e da solução que está sendo desenvolvida. Os processos são melhorados de forma contínua e o engajamento dos colaboradores torna o ponto principal de todo o sucesso.

Times auto gerenciáveis

Os times auto gerenciáveis são um ponto de convergência nas metodologias ágeis, onde cada profissional se torna responsável pela sua entrega e pela qualidade do seu trabalho. Este tipo de habilidade deve ser compartilhado tanto entre os profissionais da área quanto com o seu gestor, uma vez que a confiança deve ser mútua para o sucesso desta habilidade.

Este conceito depende bastante da habilidade do gestor de inovação digital e ágil de passar confiança e credibilidade para os seus funcionários, fazendo com que seja mantido o foco nas entregas de valor e estes continuem com o mesmo comprometimento e responsabilidade.

Outro ponto importante dos times auto gerenciáveis é o crescimento que se observa a partir deste comprometimento total. Os times ganham confiança e acreditam no seu potencial, sendo seus principais motores de motivação. Isso impacta também na qualidade de vida e de trabalho dos funcionários, uma vez que estes se tornam responsáveis pela qualidade do trabalho que está sendo entregue e enxergam que essa qualidade depende de uma melhoria contínua no processo como um todo.

O gestor de inovação digital e ágil deve promover a utilização das ferramentas de tecnologia para manter tanto uma boa interação com os seus colaboradores e colegas de trabalho quanto para manter a produtividade e eficiência do trabalho, sendo um passo importante para o time se tornar auto gerenciável.

Saiba mais!

As habilidades do gestor de inovação digital e ágil são importantes para manter todo o time em prol do mesmo objetivo e conseguir aplicar com sucesso a transformação digital na organização. Este gestor tem um papel importante para incentivar e promover o acesso às tecnologias nos diferentes setores da companhia.

E você, quer saber mais sobre o papel do gestor de inovação digital ágil dentro da sua companhia, assim como promover o papel deste gestor frente a transformação digital? Continue acompanhando as nossas publicações!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Sócio Diretor da Deal - Formado Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP Pós Graduado em Administração pela FGV. Construiu mais de 21 anos de experiência em IT Management nos segmentos de E-Commerce, Turismo on-line e mercados de Incentivo e Fidelização e larga experiência no gerenciamento de plataformas de missão crítica, com alta performance e escalabilidade. Foi Gerente de TI no Submarino.com e B2W Viagens, Diretor de TI no Walmart.com, CTO na Belezanaweb, CIO do Grupo LTM e atualmente é sócio da Deal.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp