Metodologia ágil: a importância da governança para resultados exponenciais

Links:
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

O ano de 2021 trouxe a oportunidade de realização de um evento bastante importante quanto a modelos inovadores de gestão de empresas, os quais trazem bastante resultado para as organizações e engajamento de colaboradores.

Intitulado Innovation Xperience Conference, este encontro apresentou um painel de exposição sob o tema “Metodologia Ágil: a importância da governança para resultados exponenciais”.

Realizado em formato híbrido, contou com a participação das empresas Dasa e Veloe, que adotaram a metodologia e descreveram suas experiências nesse processo, que teve o suporte técnico e assessoria da Deal Technologies na implantação da metodologia.

Marcos Baião marcou presença, na qualidade de Head de Tech e Inovação da Deal.

O bate-papo teve por objetivo proporcionar uma boa maneira de identificar os ganhos possíveis a partir dessa metodologia, além da importância em buscar novas formas de gestão.

Em outro momento, discutiram-se, ainda, os grandes obstáculos presentes para o sucesso de aplicação dessa metodologia. Acompanhe, a seguir, as discussões que mais rendem debate.

Como a metodologia ágil impulsiona o crescimento exponencial nas organizações?

A pressão constante nos ambientes de trabalho tem contribuído para o aumento das doenças ocupacionais, que trazem muitos prejuízos humanos e, consequentemente, para os resultados das empresas.

Para que esse quadro possa ser melhorado, é necessária que seja realizada uma mudança substancial no formato de gestão de equipes.

Vale a pena, então, tomar medidas para a construção de uma relação de confiança entre líderes e equipes, a qual permita delegação de atividades e de as responsabilidades sobre seus resultados.

Isso representa uma gestão de perfil inovador que visa obter:

  • Ganhos de produtividade;
  • Possibilidade de tomada de decisões por quem executa as tarefas;
  • Melhoria do ambiente de trabalho.

Tudo isso representando maior engajamento das equipes e retenção de talentos.

É nesse sentido que a aplicação do método Ágil interfere sobre a maneira como os processos devem ser liderados e que possam resultar em maiores ganhos para todas as partes envolvidas. Isso impacta diretamente nos resultados da empresa e mesmo no atendimento aos clientes.

Conforme Marcos Baião aponta, cabe um esclarecimento: embora o nome da metodologia tenha a possibilidade de ser interpretado como uma forma de aumentar a rapidez dos processos, isso não é a noção mais assertiva. A visão Ágil é muito mais ampla e possibilita que equipes e empresa se beneficiem de maior fluidez e assertividade dos processos, de forma geral.

Baião cita ainda que essa metodologia permite eliminar o retrabalho, desperdício e otimizar o tempo dentro das organizações, o que aponta para ganhos escaláveis.

Qual a opinião dos gestores sobre esse processo e como tem ocorrido na prática das empresas?

Tanto na Dasa como na Veloe a metodologia está plenamente implantada e faz parte do modelo de gestão.

No caso específico da Veloe, a formação da própria empresa já contemplou a metodologia e faz parte integrante de sua cultura organizacional.

Nesse processo, foi possível atuar em meio a um modelo de confiança e delegação contínua dos lideres para as equipes. Portanto, não sendo adotado o modelo de gestor tradicional.

No modelo comum, a presença de um chefe é fundamental, ordenando e determinando como deve ser a execução e apresentando soluções, com a apresentação dos caminhos a seguir.

Na empresa, a metodologia consolidou um modelo que determina os objetivos, deixando que os caminhos sejam traçados pelos responsáveis da execução dos processos. Quem decide, de fato, é a pessoa que detém o conhecimento mais íntimo a respeito do processo.

Marcos Baião acrescenta que a Deal, reconhecida no mercado como uma referência na aplicação da metodologia Ágil, exerce um papel fundamental nesses modelos, auxiliando e assessorando todo a adoção do modelo com vistas a ganhos de competitividade e resultados.

Esse trabalho passa pela preparação dos times de seus clientes para que possam passar por uma migração de modelos que trará ganhos significativos para seus negócios.

Em sua atuação, prioriza-se uma mudança na forma pela qual são apresentadas as entregas de seus serviços. Assim, a definição de prazos mais curtos, permite que as empresas se beneficiem de uma consolidação Ágil com maior efetividade e em menor tempo.

Como atrair colaboradores para se integrar aos times de protagonistas dos processos?

A adoção da mudança nos modelos de gerenciamento passa pela alteração da figura do chefe. Agora, essa pessoa se revela um verdadeiro líder de equipes, passando a ser identificado como um facilitador e não o protagonista dos processos.

Nesse aspecto, ocorre o surgimento de uma preocupação sobre como os times podem ser motivados a assumir essa nova postura de responsabilidade profissional.

E como podem ser realizadas ações para seduzir esses profissionais a assumir um novo papel dentro das organizações?

Esse é um ponto que necessita de grande atenção, pois, muitas vezes, as empresas entendem estar aplicando a metodologia Ágil; porém, na avaliação de Marcos Baião, na verdade os gestores permanecem atuando sobre uma microgestão, com demandas de cobranças de rotinas e resultados contínuos.

Conforme a posição do Head de Tech e Inovação, para que a metodologia funcione é necessário que ela faça parte da cultura organizacional e os exemplos serem amplamente difundidos e aplicados.

Nesse processo, Marcos Baião entende que Ágil, de forma geral, contribui para que sejam obtidos elementos que provoquem nas pessoas formas de autogerenciamento e de maior participação em decisões de processos.

Essa é a visão comum tanto à Veloe, quanto à Dasa, que possuem consolidado o modelo de negócios com comunicação o mais eficaz possível e capaz de auxiliar na consolidação da cultura das empresas.

A mudança do modelo de cobrança de resultados e não mais o que dita detalhes e execuções passa a ser o novo mindset gerencial, a partir da metodologia Ágil. Isso acaba sendo um grande diferencial para que pessoas qualificadas possam aceitar os desafios de trabalhar com autonomia e responsabilidade em buscar resultados.

Ainda para Baião, o modelo Ágil tem de estar alinhado à estratégia das empresas, caso contrário o nível tático não conseguirá atuar de forma adequada e os resultados serão comprometidos.

Como fica o acompanhamento de resultados: há uso de métricas ou mais liberdade?

A adoção de indicadores permanece sendo útil. Entretanto, com uma visão menos questionadora e mais de apoio, para a reorientação que vise atingir resultados.

Ocorre um processo de redução da cultura do medo e de substituição por ações que possam ajustar eventuais desvios de indicadores e até mesmo substituições por KPI mais adequados.

Metodologia Ágil é centrada no ser humano

A metodologia Ágil está centrada no ser humano. Porém, a tecnologia tem de ser a grande parceira na jornada para dar suporte aos processos e atividades. Dessa forma, trabalhar com plataforma de qualidade é determinante para o sucesso dos negócios.

Portanto, é de suma importância ter um projeto de educação continuada para manter as equipes com a qualidade desejada e ser importante como elemento de retenção de talentos.

Solução Deal para o sucesso de implantação do Ágil em sua empresa

De acordo com Baião, a Deal utilizou sua experiência em trabalhar com metodologias Ágeis dentro da própria organização de forma já consolidada. A partir disso, viu a oportunidade de consolidar seu papel de agente de Transformação Digital e Inteligência de Dados, desenvolvendo a solução Dash Expert.

Essa funcionalidade foi elaborada considerando a experiência com as dores dos clientes, mas não apenas isso. A nossa visão foi amadurecida, principalmente, ao avaliar as próprias dores da organização geradas por suas entregas de produtos ao longo do tempo.

Dash Expert visa aumentar a produtividade e direcionar atuações para a maior possibilidade de retorno ao negócio, usando como base a expertise Ágil como elemento principal de desenvolvimento da solução.

Importante destacar que todo o desenvolvimento da funcionalidade está alinhado à filosofia adotada pela Deal, seja quanto a aplicação efetiva do Ágil em seus processos; seja para efetivar entregas de produtos com eficiência, segurança e rapidez.

É preciso um trabalho intenso de mudança de mindset por parte das organizações, quanto à transformação dos modelos de liderança. Nesse esteio, Dash Expert, permite que esse processo seja melhor entendido e aplicado, trazendo resultados cada vez mais consistentes e escaláveis.

Empresas que não migrarem de modelos de microgestão, para o papel de lideranças facilitadoras, capazes de entusiasmar equipes e transmitir confiança, estarão em sérias dificuldades para se manter em suas posições e até almejar melhores resultados.

Dash Expert permite que as empresas passem a aplicar Ágil em sua forma mais direta e evita que suas gestões passem a atuar alheias ao modelo correto da metodologia.

Dash Expert chegou para agregar valor nesse momento e nos próximos tempos de inovações de gestão e de tecnologia, que exigirão cada vez mais visões versáteis e seguras em seus processos de governança corporativa.

Afinal, conhecemos a dor de trabalhar com diversos times e, ao final do sprint, ser necessário coletar dados e unificá-los, em um processo que poderia durar 72, ou até 96 horas. Com Dash Expert o tempo de consolidação de informações cai para 30 minutos. Isso porque existe um painel unificado que conecta todas as frentes em atividade, independentemente do número de times envolvidos.

Considerações finais sobre Metodologia Ágil e Dash Expert

Ágil passou a ser o maior diferencial para as empresas que desejam superar desafios e crescer de forma sustentável e constante e pode ser considerada como o elemento de superpoder das empresas para obter mais eficiência e capitalizar a escala de resultados.

E nós, da Deal, estamos prontos para apoiar todas as empresas, com a solução Dash Expert.

Para saber mais, se quiser acompanhar a transmissão desse evento, poderá realizá-lo acessando o link
https://www.youtube.com/watch?v=3SU0zNQ7IV8


Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=3SU0zNQ7IV8

Close Bitnami banner
Bitnami