Back To Top

A Pirâmide Ágil: da Estratégia à Entrega

Entender a pirâmide ágil e as suas etapas é importante para manter a qualidade e alcançar os melhores resultados

A pirâmide ágil promete uma forma eficiente e produtiva de fornecer uma visão geral dos processos de entrega de um projeto que utiliza de um modelo de desenvolvimento ágil. Tanto a estratégia e a entrega ágil são formas fundamentais de fornecer resultados demonstráveis com a frequência desejada e de uma maneira que seja flexível de acordo com o projeto.

Entender que a pirâmide ágil auxilia nas definições de estratégia e entregas é importante para manter o foco dos líderes de projeto e garantir um alinhamento claro dos recursos disponíveis e das capacidades do negócio. Com isso, as funções e etapas da implementação ágil se tornam mais transparentes e facilitam o entendimento por todo o time participante do projeto.

E você, quer saber mais sobre a importância da pirâmide ágil? Continue acompanhando a nossa publicação!

A pirâmide ágil e as etapas que vão da estratégia à entrega

O formato de visualização da pirâmide ágil ajuda a entender melhor as diferentes etapas durante a adoção e também serve como uma maneira fundamental de fornecer resultados demonstráveis. Para os gestores de TI que buscam auxílio na implementação de uma estratégia de implantação e entregas ágeis, a pirâmide ágil serve como uma ótima ferramenta.

A pirâmide ágil descreve alguns pontos de acordo com a sua importância relacionada a posição no gráfico. Esta disposição de diferentes pontos forma também um fluxo de atuação e entregas durante o desenvolvimento do projeto.

Visão e valor

A etapa de visão e valor são consideradas como as primeiras etapas no fluxo da pirâmide ágil e as etapas estratégicas para o negócio. Nesta etapa são decididos os resultados esperados e as capacidades da empresa de entregar estes resultados, além de entender como serão alocados os recursos necessários para o desenvolvimento daquele produto ou serviço. As estimativas de custos e prazos, as definições de gerenciamento de projeto e até a arquitetura do projeto como um todo são definidos nesta e na próxima etapa.

Entregáveis

Nas etapas dos entregáveis, começa-se a formar uma equipe ágil de gerenciamento de demanda que irá entender e alinhar as demandas esperadas com os times de marketing, treinamentos e serviços. Este alinhamento é importante pois irá nortear e quantificar os entregáveis, de acordo com que foi decidido pelo time de produto.

Nesta etapa da pirâmide ágil são definidos os requisitos mínimos para o produto poder ser comercializado com o tempo correto do mercado, levando ao que se chama de MMP (do inglês Minimum Marketable Product). Esta definição é importante para poder seguir um cronograma ágil.

Planejamento e Aprendizado

A etapa de planejamento e aprendizado é amplamente importante pela quantidade de indicadores e entregas que fazem parte desta etapa e pelo aumento considerável do número de pessoas que estarão envolvidas. Estão presentes aqui as definições de MVP (do inglês Minimum Viable Product) e da sua entrega com um mínimo de recursos possível para que seja possível testá-lo antes de colocá-lo no mercado.

Além do MVP, outras definições também estão presentes nesta etapa como a jornada que o consumidor teve até chegar aquele produto ou solução além dos temas que são pertinentes ao produto. As épicas e histórias do usuário também são ferramentas importantes para manter o engajamento e alinhamento do que irá ser o time ágil.

Práticas de Trabalho

Para a etapa das práticas de trabalho são definidos os modelos que conseguem monitorar e evoluir o panorama ágil e fazem parte da etapa de integração contínua e automação do projeto como um todo. Aqui já se começa a entender o projeto como um organismo vivo e independente, sendo conduzido através do formato ágil de desenvolvimento.  O monitoramento e o desenvolvimento guiado por testes (ou TDD, do inglês Test Driven Development) são pontos importantes para manter o desenvolvimento ágil do projeto.

Modelo Operacional

Aqui já começam a formar novos times e produtos que utilizam este modelo, aplicando da melhor forma possível e gerando resultados favoráveis à companhia. Pontos importantes desta etapa são a capacidade de medir e aprender conforme o projeto avança, utilizando dos indicadores que foram aplicados nas etapas anteriores. Uma equipe de recursos e os produtos autônomos também fazem parte do panorama nesta etapa, sendo amplamente utilizados e importantes para o desenvolvimento ágil que utiliza a pirâmide ágil como embasamento.

Uma abrangência maior de profissionais que habitam o projeto nesta etapa também é um dos pontos importantes pois o Agile já se encontra aceito e adotado como cultura principal da empresa.

Saiba mais!

Entender a pirâmide ágil como um guia para melhorar a estratégia e as entregas ágeis é uma ótima forma de atingir resultados mais demonstráveis e com a frequência e flexibilidade desejável pelo corpo de gestão. Com a pirâmide ágil, se garante um alinhamento claro dos recursos e das capacidades do negócio, melhorando o entendimento geral e as definições das etapas do projeto.

E você, quer saber mais sobre como alcançar os melhores resultados através da adoção da cultura ágil e da pirâmide ágil? Continue acompanhando as nossas publicações!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Jovem Executivo de Inovação, Mercado Financeiro e Soluções de Tecnologia, com mais de 15 anos de experiência no Brasil e no exterior, focado em resultado de Equipes e Projetos, através de Transformação Digital, com uso de Tecnologias de Ponta e Metodologias Ágeis e Enxutas. Formado em Gestão e Economia com foco em Relações Internacionais pela Universidade de Zurique (Suíça) e Bacharel em Administração na PUC-SP. Atuou por 03 anos no exterior (Inglaterra, Portugal e Suíça). Cursou Mercado Financeiro e Gestão de Projetos pelo Ibmec/Insper–SP. Apaixonado por viagens, mochileiro por mais de 50 países, sendo boa parte realizado numa viagem de volta ao mundo em 2012.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp