Back To Top

Agile significa que não tenho visibilidade de prazo?

O Agile significa ter indicadores precisos, agilidade e entregas rápidas promovendo uma forma diferente de realizar a gestão

Mesmo com a metodologia ágil podendo ser interpretada como uma desculpa para o não cumprimento das diretrizes da empresa, o Agile significa uma forma diferente de realizar a gestão do projeto como um todo. A metodologia ágil e o Agile significam ter todos os indicadores essenciais ao negócio e ainda agregar mais agilidade e entregas rápidas.

O principal ponto de qualquer time gerenciado por uma metodologia ágil é a capacidade de entregar com agilidade e principalmente através das métricas corretas, é inegável que este time ganha mais ação e poder de decisão. Conforme a máxima de William Deming, “não se gerencia o que não se mede” e o Agile significa uma gestão de forma diferente ao comum e com indicadores que agreguem valor ao projeto e contribuam para a melhoria contínua.

E você, quer saber mais sobre o que o Agile significa e quais as métricas interessantes para a metodologia ágil? Continue lendo nossa publicação!

Agile significa falta de indicadores?

Não!

Essa pergunta pode assombrar alguns gestores, levando inclusive ao desconforto principalmente por acreditar que a metodologia ágil vira desculpa para o não cumprimento de prazos e objetivos da empresa como um todo. O Agile significa justamente o contrário, mostrando uma nova forma de realizar a gestão dos indicadores da empresa e das áreas do negócio juntamente com a capacidade das entregas a curto prazo.

O Agile significa atender a todas as demandas do cliente e do negócio, promovendo uma capacidade de ganhos de agilidade e entregas rápidas para dar mais valor ao produto. O Agile também promove uma forma dinâmica e flexível para a condução dos projetos, principalmente pelo seu manifesto ágil e os seus valores como promover os indivíduos e as interações, o software em funcionamento e a rápida resposta as mudanças solicitadas pelo cliente.

A análise e o monitoramento da saúde do projeto através dos seus indicadores podem ganhar interpretações e ações diferentes através da metodologia ágil. O Agile significa que a gestão é realizada de um jeito diferente, com um foco na transparência do projeto, visibilidade e na simplicidade para atender a demanda exigida.

Agile é uma forma diferente de realizar a gestão

Os princípios do Agile foram criados a partir do manifesto ágil, com alguns pontos principais como a satisfação do cliente por meio da entrega contínua, o aceite de mudança dos requisitos, as entregas constantes e de forma rápida e ágil. Outro ponto importante é a motivação e confiança do time como um todo em prol dos melhores resultados e do conhecimento do negócio.

Os modelos tradicionais de gerenciamentos de projetos já não permitem mais a agilidade e a resposta rápidas as mudanças que o mercado exige, principalmente quando alinhado a tecnologia. Um mercado volátil exige que as empresas respondam de forma eficiente às mudanças, já não sendo mais possível a partir dos modelos clássicos de gestão.

O Agile significa uma forma diferente de realizar a gestão do projeto como um todo, definindo entregas de valor e mostrando que uma forma diferente de gestão não significa que ela é ausente. É possível sim ter indicadores precisos de prazos, qualidade e custo, além de se obter ganhos de agilidade e entrega rápida que a metodologia prega.

Indicadores de gestão da metodologia ágil

Os indicadores da metodologia ágil se destacam além dos considerados normais, principalmente no que tem como foco o prazo, custos, qualidade e escopo do projeto. O Agile significa também levar em consideração a equipe como indicador para a saúde do projeto. Esse fato faz o indicador equipe se conectar com o manifesto ágil no quesito de ter em mente os indivíduos e as interações entre eles.

Outros indicadores e formas de gerenciar o projeto através da metodologia ágil são importantes para entender o panorama desta nova forma realizar a gestão. O Sprint Burndown e o Release Burndown são ótimos exemplos de gráficos que trazem informações relevantes para o projeto e impactam na melhoría contínua.

O Sprint Burndown

Este tipo de gráfico é um dos indicadores mais básicos e importantes no panorama da metodologia ágil e é uma forma de controlar o fluxo de trabalho ao longo da Sprint. Ele representa o progresso diário do trabalho que está sendo desenvolvido, monitorando a porção de trabalho que foi finalizada quando se comparado com todo o trabalho que foi planejado para ser executado durante a Sprint.

O Sprint Burndown é um gráfico que mostra dois eixos. O eixo X mostra os dias de trabalho e o eixo Y mostra o trabalho restante para a finalização da Sprint, sendo um resumo do trabalho de todos os membros da equipe. Caso exista algum ponto a ser melhorado durante o processo ou algum ponto de atenção, deve ser identificado pelo quadro de tarefas e por outro indicador.

O Release Burndown

O Release Burndown é mais um exemplo de que o Agile significa sim uma visibilidade de prazo e um gerenciamento dos indicadores do projeto através da metodologia ágil. Este indicador serve para monitorar o progresso de uma forma geral em relação ao que foi acordado no plano inicial, podendo enxergar esta evolução depois de cada Sprint.

Como exemplo, num projeto Scrum o Release Burndown é atualizado ao final de cada reunião para a finalização da Sprint e começo da próxima, servindo como atualização do montante de trabalho que ainda deve ser realizado tomando como comparação o projeto como um todo. Este montante de trabalho pode variar entre as histórias do usuário, os dias de trabalho ou até sobre as horas de desenvolvimento – tudo é acordado e definido no início do projeto.

Saiba mais!

O Agile significa ter sim controle direto nos indicadores do projeto de forma rápida e eficiente, promovendo um jeito diferente de realizar a gestão e mantendo-a presente. Indicadores de prazo, qualidade e custo são alinhados com ganhos de agilidade e performance promovidos pela adoção de uma metodologia ágil no gerenciamento do projeto.

E você, quer saber mais sobre o que o Agile significa e mais informações interessantes sobre inovação e tecnologia? Continua acompanhando as nossas publicações!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Leitor faminto, eterno aluno e sedento por resultados. Trabalho construindo equipes de alto desempenho com base nos princípios do Agile com Lean Startup! ISSO É O QUE ME MOTIVA!! Graduado pela Engenharia de Computação na PUC-PR, certificado SCRUM Master pela Oficial SCRUM Alliance, certificado Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, cursando MBA IN MANAGEMENT na FAE Business School e cursou PMP na FGV.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp