Back To Top

As 10 Principais Tendências Tecnológicas para 2020

Conhecer as principais tendências tecnológicas para próximo ano é importante para se manter a frente da concorrência e ter sucesso nas aplicações.

As tendências tecnológicas para o ano de 2020 podem ser consideradas como o principal ponto de atenção das empresas, principalmente pelo crescimento exponencial da capacidade e da aplicabilidade da tecnologia. A transformação digital promove que as empresas acompanhem a evolução tecnológica e tem um impacto positivo e direto nas ações para se manter a frente da concorrência.

No ano de 2020, pode-se considerar a maior utilização e coleta de dados e as inovações na área de inteligência artificial e no poder de processamento para acompanhar toda essa evolução. E ainda mais – a transformação destas aplicações em um ambiente mais democrático para a inteligência artificial e os seus impactos.

Quer saber mais sobre as principais tendências para o próximo ano? Continue acompanhando a nossa publicação!

As 10 principais tendências tecnológicas para o ano de 2020

Acompanhar as tendências tecnológicas para o ano que vem pode auxiliar no planejamento correto, facilitando também que haja a correta alocação de recursos em pontos chave e que irão impactar diretamente no ambiente empresarial.

Abrangência ainda maior das aplicações de RPA

É verdade, o RPA foi uma das maiores tendências para o ano de 2019 e este cenário irá se manter também para o ano de 2020. O motivo é justamente o sucesso das aplicações de RPA que automatizam tarefas repetitivas e as deixam a cargo de robôs virtuais que executam com eficiência e rapidez, liberando a mão de obra para tarefas mais especializadas. E vale salientar que a Deal possui ampla experiência para ter um RPA de sucesso na sua empresa.

A tendência do crescimento do RPA também passa por agregar mais valor as suas aplicações quando alinhadas com aplicações de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Democratização da Inteligência Artificial

A inteligência artificial ainda é considerada distante do usuário final e uma das tendências do ano de 2020 é aproximar estes dois pontos, no que é conhecido como a democratização da IA. A visão de que as máquinas roubarão os empregos dos humanos precisa ser desmistificada e disseminar o conhecimento sobre a área é a melhor forma de mostrar o impacto de transformação e revolução que esta tecnologia tem para facilitar ainda mais a vida dos humanos.

Edge Computing

A computação de borda (tradução para Edge Computing) é também considerada como um dos pontos importantes para o aumento das aplicações de inteligência artificial. Para evitar o alto tráfego de informação de forma desnecessária, é importante levar o processamento e as análises cada vez mais para a ponta, onde de fato este dado está sendo coletado. Isso torna este novo tipo de computação e processamento como uma das tendências tecnológicas para o próximo ano.

Computação Quântica

Esta tendência está demorando a se popularizar – e 2020 pode sim ser o ano crucial para o aumento das aplicações utilizando este tipo de tecnologia. A computação quântica promete começar a entregar algumas aplicações práticas que de fato começam a transformar a forma como se vê a computação tradicional, principalmente pela capacidade de processamento e pela velocidade na entrega das análises.

Maior importância ao tratamento dos dados – DataOps

Com o aumento da importância dos dados num cenário mundial, uma das tendências tecnológicas para o ano de 2020 é aplicar também uma abordagem ágil de gerenciamento de dados, utilizando a inteligência artificial e o aprendizado de máquina – conhecida como DataOps. O conceito combina a metodologia ágil, o DevOps e algumas lições importantes que foram aprendidas por meio da interação entre as equipes de Ciência de Dados, Desenvolvimento e Infraestrutura.

Evolução dos assistentes pessoais e de voz com o processamento de linguagem natural

A evolução da inteligência artificial também impactará positivamente os assistentes virtuais e de voz, principalmente quando se integra os avanços na área de processamento de linguagem natural. Diferente do que simplesmente executar uma operação de STT ou TTS (Speech-To-Text, Diálogo para texto e Text-To-Speech, Texto para Diálogo), o processamento de linguagem natural promove o entendimento do que um humano fala de forma natural, detectando intenções, entidades importantes ao diálogo e até fazendo análises avançadas como contexto da interação e de sentimento para entregar o melhor valor possível ao usuário.

Melhores formatos para o CI/CD

Como uma das tendências tecnológicas para o ano de 2020 está melhorar o formato que serão realizadas as integrações e entregas para os sistemas e o desenvolvimento de software como um todo. Evoluções na orquestração e gerenciamento de containers além do aumento da utilização da infraestrutura em nuvem como serviço, impactarão positivamente na entrada para produção e no desenvolvimento de software.

5G

A comunicação e transmissão de dados de forma altamente eficiente também pode ser considerada como uma das principais tendências tecnológicas para o ano de 2020 – mesmo que ainda leve alguns anos para que esteja totalmente operacional. O 5G também é conhecido como o fator impulsionador para a adoção em massa da internet das coisas pela sua capacidade de transmitir altas taxas de dados de forma altamente eficiente.

Veículos Autônomos

Os carros autônomos já são uma realidade, mas são apenas uma das categorias dentre o gigantesco mercado de quando se discute os veículos autônomos. Aplicações para o transporte em massa de pessoas e de cargas, com ônibus, caminhões, navios e até naves espaciais autônomas são consideradas como uma das tendências para o ano de 2020, que irá se beneficiar com diversas outras tendências como o Edge Computing, 5G e as aplicações de RPA.

Exploração Espacial

O ser humano sempre foi fascinado com a exploração espacial e mesmo que tenha ficado em espera durante alguns anos, está retornando ao ponto de se tornar uma das principais tendências tecnológicas para o ano de 2020. Empresas privadas e agências do governo já estão entregando algumas aplicações e o esperado para o ano que vem é que o volume de novidades seja ainda maior. Explorar o espaço é sim considerado como um caminho natural para a evolução humana e a tecnologia é a sua aliada neste desafio.

Saiba mais!

O ano de 2020 terá um ambiente digital cada vez mais presente para as empresas e para os seus usuários, com a internet das coisas e a inteligência artificial também se tornando realidade e se beneficiando da democratização das aplicações. Entender e estar preparado para as tendências tecnológicas que irão impactar o próximo ano é uma das melhores formas de também estar a frente dos seus concorrentes.

A Deal possui a experiência e o engajamento necessário para a aplicação das melhores tecnologias disponíveis no mercado, preparando a sua empresa para o melhor resultado na sua transformação digital. Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Especialista em IoT, IA e Inovação na Deal, aluno de Engenharia Aeroespacial, entusiasta da aviação, impressão 3D e sistemas embarcados.​ Está a mais de 5 anos no mercado de tecnologia, sempre descobrindo coisas novas para aprender.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp