Back To Top

Big Data e Cloud Computing, quais os desafios e oportunidades?

As ferramentas de Big Data em Cloud são ótimas formas de entregar mais eficiência na área aproveitando todos os benefícios do Cloud Computing.

A utilização de ferramentas de Big Data em Cloud como as disponibilizadas pelas gigantes Amazon e Google estão revolucionando o panorama da gestão de TI, facilitando como um todo o acesso a este tipo de inovação e tecnologia. Com pontos positivos como a simplicidade de utilização e a fácil escalabilidade dos recursos utilizados, a nuvem vem garantindo cada vez mais espaço nas empresas.

O Big Data em Cloud apresenta oportunidades de crescimento e alguns desafios iniciais, principalmente quando se trata na mudança de cultura e formato tecnológico da empresa como um todo. O investimento também deve ser um ponto de atenção juntamente com a baixa qualidade de sinal digital que vivenciam algumas cidades do Brasil.

Quer saber mais sobre os conceitos de Big Data em Cloud além dos seus desafios e oportunidades? Continue acompanhando a nossa publicação!

Os conceitos Cloud Computing e suas características principais

A computação em nuvem ou Cloud Computing é uma das precursoras dos conceitos gerais de Big Data, principalmente por mudar o ambiente de processamento e análise de dados. De uma forma simplificada, a computação em nuvem transfere a responsabilidade dos recursos de computação como os servidores, armazenamento em banco de dados e regras de rede para a nuvem ou Cloud acessando através da Internet.

Ao levar estes serviços para a Internet, eles se tornam acessíveis e disponíveis sob demanda, além de ter um pagamento baseado no seu uso. Líderes de mercado como o Amazon (que oferece o seus serviços através do AWS – Amazon Web Services) e o Google (que oferece os seus serviços através do GCP – Google Cloud Computing) oferecem os seus serviços através de 3 tipos principais:

  • O SaaS, ou do inglês Software as a Service e na tradução para o português Software como serviço, são softwares que são entregues a partir da internet para os usuários finais, sendo gerenciados pelos provedores de Cloud.
  • O PaaS, ou do inglês Platform as a Service e na tradução para o português Plataforma como serviço, que consta de um conjunto de ferramentas e serviços que são entregues pelo provedor de Cloud voltados para o desenvolvimento SaaS, de forma rápida e fácil.
  • O IaaS, ou do inglês Infrastructure as a Service e na tradução para o português Infraestrutura como Serviço, que disponibiliza a infraestrutura básica de TI como servidores, sistema operacional etc, para que o desenvolvedor se preocupe apenas com a parte lógica da aplicação.

Ao evoluir nestes conceitos, o Cloud Computing também vem ganhando espaço no auxílio para a análise e geração de dados, o que impulsiona também os serviços de Big Data em Cloud. Este tipo de serviço é novo e promove alguns desafios e benefícios, principalmente por movimentar novamente o panorama de transformação digital e trazer melhores conceitos para a coleta, armazenamento e análise destes dados.

O Big Data em Cloud

E a evolução do Big Data trouxe inclusive mais um serviço para o Cloud Computing, que é o BDaaS, ou Big Data as a Service e na tradução para o português Big Data como Serviço. Está crescendo rapidamente e vem ganhando espaço como uma forma de aplicar os conceitos de Big Data diretamente nas ferramentas de nuvem, impactando em alguns benefícios e desafios.

Os benefícios do Big Data em Cloud

Um dos primeiros benefícios que deve-se destacar é a redução de infraestrutura de TI que seria utilizada para armazenamento de grandes conjuntos de dados, além de reduções nas licenças e manutenção de softwares específicos da área e que são integrados as ferramentas de Big Data em Cloud. Outro ponto importante é o acesso constante as tecnologias de ponta oferecidas pelos provedores de Cloud e um foco maior na análise de dados de fato, ao invés de se preocupar com o armazenamento.

Muitos pensam que a segurança da informação pode ser um dos fatores negativos das ferramentas de Cloud Computing, principalmente pelos dados da companhia não estarem presentes nos servidores da empresa. Essa é uma ideia errada já que os provedores de Cloud Computing oferecem níveis e camadas de segurança muito maiores do que uma rede corporativa.

Desafios do Big Data em Cloud

Um dos maiores desafios do Big Data em Cloud diz respeito diretamente ao Brasil e a sua infraestrutura e rede de acesso a Internet, principalmente na conectividade para a movimentação da informação. Geralmente um projeto de Big Data possui um grande volume de dados e fazer a transição inicial pode ser um desafio grande.

A falta de profissionais capacitados para trabalhar com projetos em nuvem e a resistência da empresa em mudar a sua cultura de “deixar os dados em casa” são fatores que podem fazer com que esta tarefa seja um pouco mais difícil do que se pareça. O importante é manter em mente que o Cloud Computing não é somente uma tendência e sim uma realidade que veio para ficar – mudar o foco e preocupações da empresa para o que realmente interessa, o seu negócio principal.

Saiba mais!

As aplicações de Big Data em Cloud são ótimas formas de promover um melhor acesso as ferramentas de análise de dados e oferecem melhores resultados num panorama geral da computação em nuvem. É importante saber lidar com os desafios apresentados para colher os frutos dos benefícios que o Big Data em Cloud traz para a companhia de um modo geral.

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais sobre Big Data, Cloud Computing e Transformação Digital!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Especialista em IoT, IA e Inovação na Deal, aluno de Engenharia Aeroespacial, entusiasta da aviação, impressão 3D e sistemas embarcados.​ Está a mais de 5 anos no mercado de tecnologia, sempre descobrindo coisas novas para aprender.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp