Back To Top

Blockchain: Conheça algumas aplicações

As aplicações do Blockchain vão além das criptomoedas e são importantes para trazer mais segurança e confiança ao setor de tecnologia.

As aplicações do Blockchain são uma importante forma de validar a utilização desta tecnologia, principalmente num ambiente de inovação que busca sempre utilizar novos formatos que tragam eficiência e produtividade. A tecnologia do Blockchain surgiu em 2008 para apoiar o desenvolvimento do Bitcoin e desde então vem se desenvolvendo.

O Bitcoin foi a primeira moeda digital, também chamada de criptomoeda e foi um dos fatores para o desenvolvimento das diversas aplicações de Blockchain. Utilizando a criptografia e técnicas de lógica de programação, impacta diretamente na melhoria da segurança da informação e garante a segurança das informações.

Quer conhecer um pouco mais sobre as aplicações do Blockchain na transformação digital? Continue acompanhando a nossa publicação!

A evolução do Blockchain

A tecnologia nasceu basicamente como um apoio para a famosa criptomoeda Bitcoin e nos últimos anos tem sido útil a muitos outros setores, sendo empregada por fintechs e startups principalmente para o apoio nas operações bancárias. De uma forma direta o Blockchain em si funciona como um grande livro de registro digital no qual se armazenam algumas informações de forma descentralizada e com uma grande camada de proteção através da criptografia.

É considerada como a tecnologia que irá permitir que as transações evoluam de acordo com o desenvolvimento das moedas digitais e da digitalização do dinheiro. Algumas empresas e fintechs já estão se especializando na área afim de promover um melhor entendimento e formas de criar novas aplicações do Blockchain.

Um dos benefícios do Blockchain e que o diferencia das tecnologias comuns utilizadas para arquivamento de transações é não ser possível alterar ou apagar nenhum registro que foi catalogado no passado, garantindo uma maior segurança para o mercado como um todo.

Blockchain indo além das transações

O Blockchain em si é um ótimo método para gravar e gerenciar dados. Com isso, os seus benefícios se estendem para além das transações financeiras, indo de encontro com a transformação digital e na aplicação da análise e tratamento da informação de forma efetiva pelas empresas. Num panorama amplo de mudança de cultura para a segurança da informação, é importante ter em mente a relevância do tema.

Como um exemplo, a Deal tem uma ótima gama de projetos que garantem a experiência nas estratégias para transformação digital. Esta estratégia também passa pelo gerenciamento e segurança da informação, principal área onde o Blockchain pode e deve ser aplicado com sucesso.

As aplicações do Blockchain

Conforme a tecnologia vai avançando e se desenvolvendo, aplicações do Blockchain que vão além da integração com o mercado de criptomoedas começam a surgir e a ganhar espaço na área de tecnologia. Entender que o conceito e o gerenciamento da segurança da informação é um pilar importante para um negócio que se preocupa com a transformação digital pode ser considerado como um dos fatores importantes para que essa evolução seja de sucesso.

Algumas aplicações do Blockchain merecem destaque, principalmente pela amplitude da atuação e pela diversidade de cenários que auxiliam neste desenvolvimento.

Validação de transações

Garantir a validação de transações eletrônicas pode ser considerada como uma das aplicações do Blockchain que fazem sucesso. Mesmo que sejam na maioria das vezes os bancos e instituições financeiras que fazem uso desta aplicação, utilizar o Blockchain como a tecnologia para validar transações eletrônicas pode ser um dos fatores diferenciais para qualquer plataforma tecnológica.

Um exemplo é através da validação de informação e da saúde dos elementos numa cadeia de distribuição – garantindo a segurança da infraestrutura e da gestão da cadeia como um todo.

Contratos inteligentes

Os contratos inteligentes também podem estar presentes em plataformas tecnológicas para garantir a execução automática dos termos previamente acordados sempre que as condições forem atingidas. Além disso, como garante a segurança na execução e nas informações, o Blockchain também pode ser uma importante veículo para a fundamentação da confiança entre plataformas.

Registro e gerenciamento de documentos

As aplicações do Blockchain também alcançam a gestão inteligente de documentos utilizando a sua estrutura que permite gravar praticamente qualquer tipo de dado. Com isso, o registro e a gestão inteligente de documentos se torna uma realidade viável quando se integrado à tecnologia do Blockchain.

Além de armazenar, também garante a autenticidade daquele documento de forma acessível por qualquer lugar do mundo por um grupo de usuários determinado de forma prévia por quem administra o sistema onde as aplicações de Blockchain foram implementadas.

Saiba mais!

Entender as diversas aplicações do Blockchain pode ser um grande desafio e por esse motivo é importante ter um bom parceiro como a Deal para as suas estratégias de transformação digital. O Blockchain pode beneficiar diretamente este cenário, garantindo mais segurança e confiança no tratamento de informações e dados relevantes ao negócio.

Acompanhe o blog da Deal e saiba mais!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Perfil oficial da Deal, neste perfil falamos dos nossos conteúdos institucionais e notícias sobre o que acontece na empresa. :)

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp