Back To Top

Conheça algumas aplicações reais do RPA

Entender o poder de aplicação do RPA é importante para aplicá-lo com sucesso no seu negócio.

O RPA tem sido amplamente comentado e vem ganhando força com o número crescente de aplicações de sucesso nas empresas que buscam a automatização de tarefas via software e a melhoria da produtividade como um todo para o seu negócio. Com isso, os processos corporativos ganham um novo aliado ao entregar mais qualidade e confiança na sua execução.

Por conceito, o RPA (sigla para Robotic Process Automation ou em português Automatização de Processos Robóticos) é alguma ferramenta de software previamente programado ou desenvolvido especificamente para aquela tarefa e que a executa de forma autônoma e sem a necessidade de interação humana. As aplicações reais do RPA são valiosas fontes de informação e demonstram o incrível poder de transformação digital, como o monitoramento remoto de processos, a geração de relatórios e até atividades de setores como o RH. 

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre a importância do RPA e algumas aplicações reais e que agregam valor a transformação digital. 

 

O RPA e a sua evolução ao longo do tempo

A automatização de processos via software não é um conceito novo e já vem sendo implementado em diversas ferramentas de tecnologia ao longo do tempo, mesmo sem a correta definição que aquilo viria a ser um RPA. O seu conceito principal vai da realização de uma função principal ou importante do sistema de forma automática, uma vez que também pode ser configurado para execução em alto volume e até para realizar repetições em conjunto com outras execuções. 

Desde registros, consultas e transações, os RPAs evoluíram ao longo do tempo para entregar mais agilidade e economia nos custos da realização dos processos da empresa. Outro ponto importante é a garantia da execução daquele serviço com alta qualidade, uma vez que o robô irá manter o mesmo padrão de trabalho. 

Com o tempo, outro campo da tecnologia também evoluiu e convergiu para trabalhar em conjunto com as ferramentas de RPA. A inteligência artificial vem crescendo enormemente nos últimos anos e está promovendo uma revolução na forma como os humanos estão interagindo com a tecnologia, entregando mais simplicidade e eficiência aos sistemas. 

O RPA em conjunto com a IA e o Machine Learning

Com a convergência de tecnologias, o Machine Learning (com uma tradução para o português como aprendizado de máquina) também vem se tornando uma realidade e os sistemas ganharam a capacidade de aprender de acordo com o andamento de novos processos e realizar ajustes nos processos já existentes. 

Sistemas totalmente independentes e que tomam decisões complexas e executam ações igualmente complexas de forma totalmente autônoma ainda pode parecer uma realidade distante, mesmo com a evolução tecnológica crescente.

Um ótimo exemplo é o robô que limpa sujeira, pó e até passa pano em determinados ambientes. Este robô automatiza o processo de limpar a casa e em conjunto com o aprendizado de máquina, aprende o layout e formato dos cômodos, além de evitar obstáculos. Um ponto importante é que este robô ainda não consegue limpar o seu reservatório interno de sujeira – pois não foi programado para aprender a executar essa tarefa. 

O RPA em conjunto com a inteligência artificial e o aprendizado de máquina pode aproximar a tecnologia dos humanos, principalmente ao conseguir automatizar processos sem de fato programá-los – apenas utilizando do exemplo e da demonstração de como executar a tarefa, repetidas vezes. 

 

O poder de impacto do RPA na transformação digital e em aplicações reais

A utilização do aprendizado de máquina e de análises avançadas em dados históricos e informações em tempo real do sistema consegue agregar muito mais valor ao seu RPA. Quando a tecnologia é utilizada em conjunto e consegue-se convergir numa execução única, o impacto na transformação digital do negócio é o melhor possível. 

Aplicação do RPA no monitoramento da execução de tarefas

Uma das principais formas de se utilizar o RPA é no monitoramento da execução de tarefas. Este monitoramento pode ser de tarefas realizadas por humanos e até tarefas realizadas por outros robôs – isso mesmo, robôs gerenciando robôs! A ideia central neste tipo de aplicação é detectar qualquer anomalia ou indicador de que está ocorrendo algo fora do padrão de qualidade ou que foi previamente definido. 

A sua configuração pode ser simples e não exigir tanto de conhecimentos específicos e um dos grandes benefícios deste tipo de aplicação é o monitoramento constante, 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

Aplicação do RPA para o setor de RH

Um ótimo exemplo de aplicação real do RPA é no setor de RH, que geralmente lida com uma diversidade de tarefas repetitivas e que a sua execução pode ser considerada como fácil de ser mapeada. O rastreamento da planilha de horas dos colaboradores, a execução dos cálculos para a folha de pagamento e até a confecção de contratos específicos do setor são tarefas que passíveis de automatização. 

Aplicação do RPA para o setor financeiro

Uma aplicação real se faz no setor financeiro, uma vez que questões como o processamento de pedidos, de pagamentos e até de ordens de cobrança podem ser acompanhados por um RPA. O grande volume de informação e de documentos pode gerar uma confusão nos colaboradores da área e os robôs auxiliam neste tipo de execução. 

Aplicação do RPA para o setor de saúde

O setor de saúde também tem se beneficiado da aplicação dos RPAs para monitoramento da saúde de pacientes – num exercício, imagine uma situação onde um hospital possui alguns pacientes em leitos e que necessitam de acompanhamento constante da sua saúde. Um profissional deve passar em todos os quartos e checar como estão os indicadores e realizar essa checagem diversas vezes ao dia. 

Com o RPA essa tarefa se torna muito mais fácil e prática, além de conseguir realizar um monitoramento em tempo real de todos os pacientes. Caso algo saia do que foi previamente configurado, o sistema dispara um alarme para que seja realizada a verificação. 

 

Saiba mais! 

O RPA já possui um importante papel e pode agregar muito mais valor em qualquer etapa da transformação digital, principalmente quando combinado com outras tecnologias como a inteligência artificial e o aprendizado de máquina. Além disso, o RPA pode se integrar com os mais diferentes sistemas e melhorar a eficiência operacional do seu negócio. 

Continue acompanhando as publicações no Blog da Deal e saiba mais! 

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Formado na área de tecnologia com MBA pela FGV em Gestão Empresarial. Fundador da Deal, fez seu primeiro M&A em 2012, tornou-se investidor no Canal da Peça em 2014, adquiriu participação na ManytoOne transformando-a no braço Digital da Deal em 2015, adquiriu uma Startup de Dados, tornando a vertical de BIG Data da Deal em 2018. Autor do livro digital Minha Vida em uma Página.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp