Back To Top

Convergência Digital e Big Data: use seus dados para tomar decisões e saia na frente da concorrência

A Convergência Digital quando alinhada com o Big Data promovem a utilização de dados para otimizar a transformação digital do seu negócio.

A Convergência Digital representa um enorme avanço na forma como os dispositivos e demais equipamentos respondem e interagem de acordo com a sua comunicação e processamento de informação. A evolução da tecnologia, da conectividade e de conceitos como a internet das coisas permite que a troca de dados seja algo real e que nos beneficie, entregando mais conforto e análises assertivas sobre perfis e tendências.

Uma das grandes tendências ao aplicar a Convergência Digital é unir este tipo de transformação com técnicas de Big Data para unir tanto a área digital quanto a área de dados. Essa união permite que ocorra uma grande melhoria na tomada de decisões além de fazer com que o tratamento de dados esteja alinhado com a transformação digital do negócio.

Quer saber mais sobre a Convergência Digital e a sua integração com Big Data? Continue acompanhando a nossa publicação!

A Convergência Digital

A Convergência Digital é o conceito onde diversas funcionalidades ou tarefas específicas podem ser executadas por um mesmo dispositivo ou um sistema, promovendo uma melhor integração para maximizar a nossa experiência. A construção de plataformas que promovam este diferencial pode fomentar e acelerar a transformação digital do negócio, melhorando diretamente a satisfação do cliente final.

Ao adotar este tipo de ação de Convergência Digital, a empresa consegue promover uma melhor digitalização dos seus diferentes processos, integrando diferentes sistemas que deixam de ser gargalos do negócio. Um dos grandes benefícios deste tipo de ação é que a empresa também obtém mais dados dos seus diferentes setores e muitas ainda não tem uma estratégia que transforme esses dados em ações ou estratégias diferentes para o negócio.

Convergência Digital e Big Data

Ao adotar ações que maximizam a aquisição de dados, a Convergência Digital é integrada com os conceitos de Big Data para promover uma análise técnica e geração de informação relevante ao negócio. Isso pode também facilitar com que a empresa entenda as diferentes variáveis no comportamento dos seus clientes, melhorando ainda mais a satisfação.

Se preocupar tanto com a parte digital como a de dados não é comum no mercado. A Deal tem essa preocupação e consegue trabalhar tanto a transformação digital quanto o tratamento de dados, fazendo com que este tipo de mudança na cultura do negócio aponte para ações que melhorem de fato a satisfação do cliente do seu cliente.

A Convergência Digital mais Data permite uma análise de dados que de fato promova melhores previsões de mercado, conseguindo abordar cada cliente de forma única dentro de um perfil. Outro ponto importante é o de traçar métricas e entender melhor os resultados da empresa, demonstrando de forma mais rápida e ágil como está o posicionamento perante os concorrentes e de que forma as novas estratégias podem impactar o crescimento e a saúde do negócio.

As análises preditivas também podem auxiliar em estudos que levem em consideração os números de vendas passadas mas que não sejam influenciados somente por eles. Adivinhar o futuro ainda não é possível, mas aproximar cenários plausíveis e se preparar para um aumento, diminuição ou mudança no mercado é uma realidade perfeitamente aceitável para empresas que integram a Convergência Digital e o Big Data.

Saiba mais!

Alinhar os conceitos de Convergência Digital e de Big Data é uma ótima forma da empresa ir além das transformação digital e passar também a realizar ações estratégicas baseadas em dados. Este direcionamento pode auxiliar o negócio em decisões mais assertivas e fazer com que a satisfação do seu cliente seja a melhor possível.

Quer saber mais? Continue acompanhando as publicações no blog da Deal!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Sócio Diretor da Deal - Formado Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP Pós Graduado em Administração pela FGV. Construiu mais de 21 anos de experiência em IT Management nos segmentos de E-Commerce, Turismo on-line e mercados de Incentivo e Fidelização e larga experiência no gerenciamento de plataformas de missão crítica, com alta performance e escalabilidade. Foi Gerente de TI no Submarino.com e B2W Viagens, Diretor de TI no Walmart.com, CTO na Belezanaweb, CIO do Grupo LTM e atualmente é sócio da Deal.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp