Back To Top

Está na hora de montar um LAB dentro de casa?

Um “LAB” nas empresas faz parte de uma estratégia que aborda diferentes aspectos dentro de um processo de criação e melhoria contínua

A montagem de um “LAB” nas empresas faz parte de uma estratégia que aborda diferentes aspectos dentro de um processo de criação e melhoria contínua. Ele garante requisitos de inovação, qualidade, de negócio e principalmente a certeza de estar desenvolvendo um produto ou serviço que atenda as necessidades dos clientes.

 

O aumento e a popularidade de novas soluções de TI também tem levado as organizações a investirem em avançados laboratórios de tecnologia. Na prática, o investimentos no LAB permite por exemplo, adotar boas práticas do mercado de forma a garantir a integridade e a segurança de dados de uma aplicação.

Vamos entender um pouco mais sobre a importância de um LAB no decorrer da leitura do artigo.

A importância de um LAB para as empresas

De produtos químicos a equipamentos elétricos, os laboratórios acolhem uma ampla gama de funcionalidades, e é por isso que é vital entender sua importância.

Se, por exemplo, algo der errado em virtude da falta de validação de um produto ou da concepção de uma ideia, mais do que prejudicar o cronograma do projeto, prejuízos financeiros e de imagem colocam em risco toda a organização.

Embora os laboratórios tenham encontrado aplicações em diversas indústrias e ciências, as empresas de tecnologia adotaram esse recurso em seus processos de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos, obtendo grandes vantagens durante os ciclos de produção.

As vantagens de um laboratório incluem:

  • Validação de conceitos e ideias;
  • Velocidade em seus ciclos de validação de produtos e serviços;
  • Alta eficiência na realização de testes;
  • Redução de desperdícios;
  • Automatização de tarefas;
  • Alta produtividade na execução de tarefas e processos;
  • Entre outras vantagens.

Portanto, a importância de ter um laboratório dentro da empresa é ter a oportunidade de executar experimentos e aperfeiçoar sistemas existentes com a finalidade de desenvolver e melhorar os negócios.

A inovação se tornou peça chave para a Transformação Digital

Com a era da Economia e da Transformação Digital, a inovação se tornou estratégica para o sucesso e a relevância de qualquer empresa no mercado, independente do segmento ou tamanho.

Infelizmente, muitas organizações não possuem uma estrutura, processos e o compromisso para promover uma cultura de pesquisa e inovação e até mesmo do fracasso.

Pode parecer uma contradição, mas a importância de estimular uma inovação estruturada proporciona uma zona livre de consequências para experimentar sem prejudicar o processo criativo, a própria empresa e seus clientes.

Um componente essencial utilizado em laboratórios e que contribui diretamente para o processo de inovação é a prototipagem. Ela traz rapidamente a concepção de idéias para a vida através da exploração e experimentação.

Desta forma, a aplicação da prototipagem em um LAB da empresa permite que possamos, em processo criativo, tentar, falhar, aprender e repetir todo o processo até entendermos uma nova tecnologia e seus impactos no mercado.

Assim, por meio da interação em um LAB, criamos protótipos e ferramentas que demonstram ideias e sua relevância no cenário de negócios.

Em um LAB chegamos ao produto adequado para o mercado

Ter um laboratório montado nas empresas significa poder validar ideias e protótipos que passam por várias iterações, levando muitas vezes de volta à prancheta para o aperfeiçoamento de seu conceito original.

Com cada iteração e validação dos protótipos as empresas avaliam o progresso de suas pesquisas e criam uma cultura de experimentação que ​​permite às equipes testarem e validarem ideias rapidamente, ajustando as necessidades do mercado e de seus clientes.

É possível ainda, através do uso de laboratórios, eliminar falhas e diminuir riscos que podem causar prejuízos e prejudicar a imagem das empresas quando produtos e serviços são enviadas ao mercado sem uma devida validação.

Ciclos de vida de um produto ou serviço

Ao montar um LAB em sua empresa, produtos e serviços passam por várias fases em seu desenvolvimento antes de entrar no mercado.

  • Conceito inicial: Uma necessidade é reconhecida, e os requisitos de um produto ou serviço são definidos, os documentos de design e gerenciamento de projeto são elaborados e revisados, e as decisões são tomadas para dar continuidade ao projeto.
  • Desenvolvimento e teste: O produto passa pelo desenvolvimento, testes e garantia de qualidade e é, então, aprovado para ser lançado para o mercado.
  • Marketing: Ainda durante o processo de desenvolvimento, estratégias de marketing são elaboradas e testadas, assim, os leads são gerados, as vendas são feitas de forma assertiva e o sucesso do produto é avaliado junto a concorrência.
  • Produto / Tecnologia atinge um nível de maturidade: Com o passar do tempo produtos e serviços precisam ser avaliados e aperfeiçoados de acordo com as tendências de mercado. Se o produto for viável, uma nova versão pode ser criada com recursos adicionais para torná-lo mais atraente e competitivo.

A opção de redesenhar completamente um produto ou serviço, utilizando a mesma tecnologia ou a escolha pela inovação, ou até mesmo a decisão de encerrar a produção pode ser tomada através do uso de laboratórios, onde um processo de avaliação é feito através de metodologias e resultados confiáveis.

Existem tecnologias prontas para mudar o mundo

Inovação nem sempre significa explorar tecnologias de ponta, às vezes a inovação surge de encontrar novas aplicações para tecnologias já existentes. O conceito da Transformação Digital caminha muito em paralelo dessa ideia.

É preciso romper barreiras, desconstruir conceitos de mercado que muitas vezes precisam apenas de um novo olhar, pois a tecnologia já existe no mercado e pode ser aplicada aos novos paradigmas.

Imagine por exemplo, a evolução dos smartphones e tablets. Os fabricantes começaram criando uma tela maior, composta de displays prontos para o uso, desenvolveram aplicativos que permite entradas simultâneas dos usuários e adicionaram controles de toque e gesto para incentivar a participação do usuário.

O interessante nesse processo é que todos os componentes usados já estavam disponíveis para o mercado, mas foi encontrado uma maneira de combiná-los para resolver um problema existente.

Embora a maioria das empresas tenham o conhecimento dessas tecnologias, muitas não têm certeza de como elas podem ser aplicadas em seus próprios negócios.

Assim, ao concentrar suas ações de pesquisa e inovação em um laboratório próprio as empresas podem melhorar a maneira de descobrir e criar rapidamente soluções capazes de revolucionar a indústria.

As Startups são exemplos de laboratórios vivos

Nesse mundo digital, vivemos uma realidade onde as empresas consolidadas no mercado são rotineiramente substituídas por Startups.

O acesso às novas tecnologias nivelou o jogo, tornando não só mais fácil para os empreendedores revolucionarem antigos mercados, mas também para as empresas existentes se reinventarem frente a concorrência.

Agora, mais do que nunca, é fundamental que as empresas estabeleçam centros de inovação, com uso de laboratórios, para explorar novos conceitos e tecnologias. A inovação requer estrutura, processos e comprometimento, e tudo pode começar com um experimento em seu próprio laboratório.

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Perfil oficial da Deal, neste perfil falamos dos nossos conteúdos institucionais e notícias sobre o que acontece na empresa. :)

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp