Back To Top

Lawtech – Inteligência artificial no mundo do direito

As startups conhecidas como Lawtechs estão desenvolvendo soluções de inteligência artificial para resolver problemas clássicos no mundo do direito

Não é novidade que a inteligência artificial juntamente com a onda de transformação digital está impactando diretamente todas as áreas da economia com novas práticas e métodos que oferecem mais praticidade ao processo. A automatização promove mais eficiência e está ganhando terreno em setores até então inesperados – como o direito.

As chamadas “Lawtechs” são startups com foco em oferecer soluções para o mundo do direito que utilizem de inteligência artificial e ferramentas de automatização de processos para melhorar a produtividade do setor. Com o imenso volume de dados do judiciário brasileiro, investir neste campo se tornou uma ótima oportunidade de oferecer ferramentas inteligentes para uma área até então inesperada.

Quer saber mais sobre as Lawtechs e a utilização da Inteligência Artificial no mundo do direito? Continue acompanhando a nossa publicação!

O panorama da inteligência artificial

O tema inteligência artificial não é novo – começando com os antigos filmes de ficção científica que já abordavam máquinas e robôs que pensavam como os humanos e os auxiliavam nas tarefas do dia a dia ou travavam guerras apocalípticas que impactavam a humanidade e chegando até os mais atuais, que trazem uma realidade de total integração entre homens e máquinas.

A inteligência artificial é na verdade um amplo campo de estudos acadêmicos para o desenvolvimento de agentes inteligentes, que conseguem perceber o ambiente ao seu redor e executar ações de acordo com essa percepção. Além dessa percepção, pode ter a capacidade de tomar atitudes para maximizar as suas chances de sucesso nesse ambiente novo.

Campos de atuação da inteligência artificial

Os campos de atuação da inteligência artificial são diversos, sendo bastante impulsionados nos últimos anos com o desenvolvimento do estudo sobre os algoritmos de Machine Learning (no português, Aprendizagem de Máquina). Como um ótimo exemplo, os carros autônomos conseguem aprender ao longo do processo de condução do veículo como está o seu ambiente ao redor através de câmeras e sensores, tomando ações a partir de algoritmos e sistemas inteligentes.

Não só ferramentas altamente inovadoras e tecnológicas que conseguem usufruir da inteligência artificial. A Microsoft anunciou recentemente que o seu software de edição de documentos de forma online, o Word Online, terá recursos com base em inteligência artificial. Esses recursos auxiliarão o usuário na sugestão de expressões no texto e ajustes de formatação, analisando em tempo real o conteúdo do texto para o oferecimento de dicas e alternativas de escrita para frases complexas.

As Lawtechs e a aplicação de inteligência artificial no mundo do direito

A aplicação da inteligência artificial no Word Online já é um ótimo exemplo de como um setor até então já estabilizado pode usufruir dos benefícios da integração com mais ferramentas de inovação e tecnologia. O mundo do direito não é diferente – com o imenso tamanho do judiciário brasileiro, qualquer técnica ou sistema que ofereça mais eficiência e produtividade já oferece ótimos ganhos de uma forma geral.

As Lawtechs são startups criadas com o foco em resolver ou amenizar algum problema especificamente no mundo do direito e está promovendo uma grande transformação no setor. Com esse novo foco para o desenvolvimento de sistemas inteligentes, o mercado começou a perceber que o mundo do direito está sedento por algum tipo de inovação que impacte positivamente nos seus indicadores.

No Brasil, os números chegam a mais de 100 milhões de processos ativos e nos setores jurídicos de pequenas, médias e grandes empresas é comum a reclamação da excessiva carga de trabalho e do alto volume de demanda. Isso exige muito do gerenciamento das equipes de advogados e funcionários da empresa, prejudicando a administração e controle de dados e informações valiosas ao negócio.

Aplicações reais da tecnologia no mundo do direito

Como todo modelo de inteligência artificial, as aplicações no mundo do direito dependem de um grande volume de corpo de conhecimento e treinamento com casos reais de utilização. Uma das aplicações desenvolvidas por uma Lawtech e se baseia na orientação da estratégia jurídica da empresa afim de ganhar o maior número de causas possível. A startup Enlighten criou uma solução baseada em inteligência artificial que possui uma base de processos e dados judiciais e consegue sugerir as chances de ganho de determinadas ações levando em consideração também a corte que a está julgando.

Sendo capaz de identificar teses vencedoras e a jurisprudência que está vigorando naquele momento, o sistema analisa a peça jurídica e diz qual o melhor argumento para maximizar as chances de vitória. Empresas já estão utilizando desta solução e afirmam que o uso do sistema inteligente ajuda a direcionar a estratégia jurídica da empresa de fato.

Outra aplicação real da tecnologia no desenvolvimento de sistemas inteligentes é a startup Linte que atua na gestão inteligente do fluxo de trabalho e controle das atividades, na automatização e sistematização no gerenciamento dos dados e também na geração de insights com base em análise dos dados obtidos para aumentar a eficiência dos departamentos jurídicos das empresas.

Outro ponto importante é a mudança de ambiente no departamento jurídico, que normalmente é conservador e burocrático – passando a ser mais eficiente e automatizado, melhorando inclusive o sentimento de propósito dos profissionais da área. A automatização na gestão de documentos é uma ótima forma de mostrar que a tecnologia pode atuar em diversos pontos, desde o operacional e até o estratégico.

Saiba mais!

O mundo do direito é mais uma fronteira que foi derrubada pela chegada e aplicação da inteligência artificial, melhorando consideravelmente os índices de eficiência e produtividade do setor e mostrando que a tecnologia pode e deve ser utilizada em todas as áreas. Com o desenvolvimento de sistemas inteligentes para análise e processamento do grande volume de dados existentes, as Lawtechs crescem cada vez mais em números e participação no mercado.

Quer saber mais sobre inovação e transformação digital? Continue acompanhando as publicações no blog da Deal!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Especialista em IoT, IA e Inovação na Deal, aluno de Engenharia Aeroespacial, entusiasta da aviação, impressão 3D e sistemas embarcados.​ Está a mais de 5 anos no mercado de tecnologia, sempre descobrindo coisas novas para aprender.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp