Primeiros Passos para a Transformação Digital - Tecnologia e Tendência
Back To Top

Primeiros Passos para a Transformação Digital

Entender a transformação digital é essencial para o sucesso da aplicação dos passos em prol do sucesso desta jornada.

A transformação digital está impactando diretamente a vida e o dia a dia das empresas e dos usuários comuns. Com suas características que unem a tecnologia, melhora de desempenho e produtividade, os conceitos e metodologias que são aplicadas estão cada vez mais presentes e se tornando comuns para os mais variados níveis empresariais.

Sendo assim, essa transformação deve passar por alguns passos que envolvem desde o olhar atento as tendências do futuro, mudanças de cultura organizacional, entender melhor a estratégia do negócio, as melhorias nos processos e até sobre como utilizar a tecnologia para então se tornar uma companhia digital e continuar saudável frente ao mercado.

E você, quer saber mais sobre os primeiros passos para a transformação digital? Continue lendo nossa publicação!

Eu preciso de Transformação Digital?

Muito mais do que simplesmente manter investimentos em TI, a transformação digital passa por uma mudança de todo o mindset da companhia e do seu corpo de profissionais. Essa mudança se dá ao crescimento da internet e da tecnologia no dia a dia empresarial, com regras que antes orientavam o negócio deixando de fazer sentido.

Com a tecnologia, as empresas podem melhorar o seu desempenho, aumentar o seu alcance e garantir os melhores resultados a partir de uma mudança estrutural da organização. E essa mudança deve dar um papel essencial para a tecnologia, que alinhada com a digitalização leva para a transformação digital e passa sim pela área de TI, mas não se restringe somente a este setor. A digitalização das operações em todas as áreas da empresa é o caminho que as empresas necessitam ter atenção para conseguir chegar num panorama de transformação digital. E esse caminho passa por alguns passos!

Quais os primeiros passos para a Transformação Digital?

Entender a transformação digital é um fator importante para conseguir aplicar os passos necessários rumo a escala necessária pela organização. Ser parte deste movimento trará a tecnologia como uma forma de solucionar problemas.

A transformação digital e as novas tendências

Considerado como um dos primeiros passos para a transformação digital, as tendências do mercado são importantes para dizer como o mercado está englobando tanto as novas tecnologias como os novos conceitos.

E é importante para uma boa transição do modelo atual, ter qualidade no processo de transformação e ficar atento ao planejar como o negócio irá se moldar a esse ambiente de mudanças. Um ponto importante é alinhar a estratégia e ter um bom planejamento de curto, médio e longo prazos.

Algumas dessas tendências estão divididas em aplicações de 12 meses até 10 anos, como:

  • Numa primeira etapa, a empresa começa a trabalhar melhor a cultura da transformação digital e obter resultados disso, como o faça-você-mesmo para os funcionários e a liberdade para apoiar a inovação e a constante busca por melhores resultados;
  • Para que na sequência destaque a aplicação de tecnologias exponenciais como o BigData e o IoT, além da gamificação e da atenção a tendências que já são atuais;
  • Já num prazo um pouco maior, se destaca a capacidade mobile do negócio, o conceito de ser centrado no cliente e a implantação de uma cultura disruptiva e inovadora, além de mudar o panorama do negócio para obter mais flexibilidade e liberdade para inovar;
  • E no longo prazo até 10 anos, as empresas buscam então uma constante evolução tecnológica e a conectividade permanente dos seus clientes externos e internos, podendo assim atingir um público maior e obter a transformação digital de fato.

A transformação digital e o futuro

Considerado como o primeiro passo para a transformação digital, a preocupação com o futuro da empresa é um fator preponderante e que justifica todo investimento para o sucesso dessa jornada. Acompanhar as tendências da indústria, do mercado e dos seus clientes é uma forma de estar atento às mudanças e estar preparado para elas.

A transformação digital tem algumas tendências principais, ou megatendências, que norteiam a sua implementação. A inteligência artificial, as experiências de imersão e as plataformas digitais são exemplos de megatendências que podem trazer consigo toda uma nova forma de interação entre o cliente e a organização.

A transformação digital e a mudança de cultura organizacional

A transformação digital também passa pelas novas ferramentas que fomentam o desenvolvimento da cultura organizacional, promovendo as metodologias de melhora de processo e que trazem mais produtividade à organização como um todo, como as metodologias ágeis, formato de produção enxuta e preocupação com a jornada do cliente.

Neste panorama de cultura organizacional, é comum haver uma discrepância entre a visão dos líderes que geralmente é mais otimista quanto a uma cultura digital dentro da empresa e dos funcionários que discordam desta opinião – e é este o ponto que se deve prestar mais atenção em relação a cultura organizacional em prol da transformação digital.

Engajar os funcionários é primordial para promover uma mudança nesta cultura da empresa, promovendo as metodologias ágeis, o pensamento no futuro e as entregas sem perdas de prazo, além da utilização da tecnologia para auxiliar todo o processo de produção.

Além disso, é importante salientar a mudança na visão de cultura da empresa, que passa a ser orientada ao cliente. O seu foco então passa a ser entender e atender as necessidades dos consumidores, não mais tentando vender soluções fechadas e já prontas – a adaptação ao consumidor é a melhor chave para o sucesso nas vendas.

Outro ponto na mudança de cultura organizacional também são os canais de comunicação, que passam a ser abertos ao consumidor e se preocupam em falar a mesma língua, dando inclusive liberdade ao setor de atendimento ao cliente de manter uma comunicação amistosa e única com os seus clientes.

A transformação digital e a tecnologia

A tecnologia é a principal aliada na transformação digital, servindo como plataforma para a mudança que está ocorrendo no panorama das organizações. Alguns conceitos que estavam somente na teoria estão sendo aplicados no dia a dia empresarial, como:

  • O DevOps, para melhorar as soluções de infraestrutura e a arquitetura das soluções de TI;
  • O IoT, que permite a conexão entre os dispositivos tanto domésticos quanto os industriais, com o IIoT;
  • Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, que estão revolucionando o papel do ser humano nos trabalhos repetitivos e no reconhecimento de padrões;
  • O Cloud com a disponibilidade das informações em tempo real em qualquer lugar do mundo;
  • APIs e Microserviços, com os novos protocolos que visam segurança e a facilidade de comunicação entre os diferentes equipamentos e máquinas;
  • BI, Analytics e BigData para processar e fornecer os dados corretos para o gerenciamento do negócio.

Com os exemplos de tecnologia que foram citados acima e mais alguns outros como o VR & AR e o Blockchain, a tecnologia está promovendo as ferramentas necessárias para que a transformação digital seja a mais bem sucedida possível no ambiente empresarial.

Saiba mais!

Entender a transformação digital é essencial para conseguir aplicar todos os passos em prol do seu sucesso, envolvendo todos os profissionais do ambiente empresarial e otimizando a melhoria dos processos e as entregas dos produtos e/ou soluções.

E você, quer saber mais sobre os passos para a transformação digital e em como aplicá-los na sua empresa? Continue acompanhando as nossas publicações!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Jovem Executivo de Inovação, Mercado Financeiro e Soluções de Tecnologia, com mais de 15 anos de experiência no Brasil e no exterior, focado em resultado de Equipes e Projetos, através de Transformação Digital, com uso de Tecnologias de Ponta e Metodologias Ágeis e Enxutas. Formado em Gestão e Economia com foco em Relações Internacionais pela Universidade de Zurique (Suíça) e Bacharel em Administração na PUC-SP. Atuou por 03 anos no exterior (Inglaterra, Portugal e Suíça). Cursou Mercado Financeiro e Gestão de Projetos pelo Ibmec/Insper–SP. Apaixonado por viagens, mochileiro por mais de 50 países, sendo boa parte realizado numa viagem de volta ao mundo em 2012.

Enviar Comentário

E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn
Whatsapp