A inovação digital está mudando o formato como percebemos os serviços e soluções e não é diferente quando se pensa no setor público brasileiro, que anseia por mais eficiência e produtividade. A tecnologia tem um enorme potencial para alavancar este setor, principalmente através de soluções que visam impactar positivamente o setor.
E é neste ponto que surgem as chamadas GovTechs, empresas e startups com soluções que empregam a tecnologia para melhorar a eficiência do setor público. Melhorar este setor juntamente com o aumento da participação cívica são algumas das metas buscadas nesta área da inovação digital, criando uma agenda positiva e digital para o país.
Quer saber mais sobre as GovTechs e como prometem revolucionar o setor público do país? Continue acompanhando a nossa publicação!
GovTechs e a inovação digital no setor público
Os governos são mecanismos que auxiliam o cidadão e a sociedade em determinados contextos, sendo fundamental para o convívio moderno e democrático. Com isso, quando ocorrem mudanças no contexto social e/ou na sociedade como um todo, os governos também necessitam mudar e adaptar os seus serviços para melhor atender o cidadão.
E assim surgem as GovTechs que são empresas e startups com o foco na criação de soluções que impactem positivamente o setor público, trazendo mais inovação, eficiência e produtividade ao setor com a inovação digital. Este tipo de aplicação da tecnologia permite uma enorme economia ao setor utilizando da construção de uma estratégia digital para economia no atendimento e serviços públicos, aumentando a oferta desses serviços através da tecnologia.
Um evento voltado para a discussão deste assunto em São Paulo no ano passado escreveu um importante relatório para o chamado Brasil Digital. Um dos grandes desafios das Govtechs é a desburocratização do setor público como um todo ao mesmo tempo que se aumenta a digitalização e a presença da tecnologia no fornecimento dos serviços ao cidadão. Alguns desafios clássicos do governo como um todo devem ser superados para não serem digitalizados – é importante não digitalizar a burocracia do setor público.
Desafios e avanços da tecnologia para o governo
Os desafios das GovTechs são diversos e todos fazem parte de uma agenda positiva e digital para mudar a forma como os serviços públicos são oferecidos ao cidadão. A lentidão e a desorganização de alguns setores do governo fazem com que seja necessário melhorar a experiência do cliente (que nesse caso é o cidadão) na interação com os serviços.
Utilizando da experiência digital com os aplicativos de diversos serviços como os de transporte, mapas e até entregas de comida para desenvolver soluções eficientes para os serviços públicos como um todo. Todo cidadão deveria ter acesso aos serviços de forma online, em um sistema único e eficiente que permitisse uma verdadeira experiência positiva com o impacto da inovação digital.
Inovação digital nos serviços públicos
Além da experiência digital na utilização dos serviços, diversos outros pontos devem ser impactados com a utilização de uma estratégia de inovação digital para o governo. Com isso, a operação do governo deve ir até o seu usuário, não o contrário – e a operação deve ocorrer de forma automatizada com a eliminação de processos manuais e liberando a força de trabalho do setor público para funções estratégicas e complexas.
Uma plataforma digital que permite a troca de informações entre os diversos setores e serviços além de uma atualização em tempo real destas informações pode promover uma grande revolução no governo, com a melhoria contínua, transparência e segurança dos dados. Além disso, a tecnologia utilizada neste tipo de solução digital permite enxugar gastos e investir em áreas essenciais, eliminando também processos burocráticos do governo.
A inovação digital nos serviços públicos também promove mais confiança na utilização dos recursos. Os cidadãos passarão a confiar mais no pagamento dos impostos e taxas de serviço sabendo que terão um retorno positivo. Essa relação de confiança irá englobar tanto o governo como o usuário do serviço, que terá também a transparência nos dados e a certeza da eficiência do serviço como um pilar importante para continuar enxergando os benefícios da tecnologia.
E o governo também se beneficiará da utilização da tecnologia e da inovação digital através de diretrizes que poderão guiar esta aplicação:
- Foco no cidadão;
- Dados estruturas;
- Serviços unificados;
- Combate a burocracia;
- Regulação;
- Educação com forte utilização da tecnologia;
- Ambiente inovador para o governo e para os negócios;
- Equidade social.
Saiba mais!
Com as GovTechs, o setor público ganha um importante aliado na inovação digital e na revolução tecnológica para melhorar os serviços e o atendimento ao cidadão como um todo. As políticas públicas que irão impulsionar essa transformação digital no governo são importantes para entender o contexto social e continuar evoluindo este setor juntamente com a sociedade.
Continue acompanhando as nossas publicações para saber mais sobre temas importantes ligados a inovação digital!