Back To Top

7 Maneiras de como a Inteligência Artificial está mudando nosso dia-a-dia

A Inteligência Artificial traz grandes oportunidades para as empresas que conseguem aplicar todo o seu potencial. Saiba como ela está já mudando nosso dia a dia.

Você pode nem ter percebido, mas existem numerosos exemplos práticos de Inteligência Artificial (IA) em uso atualmente. O uso de IA está se tornando tão comum que muitas pessoas usam a tecnologia e não percebem.

Por acaso você já teve uma conversa através de alguma ferramenta de chat online a respeito de um produto ou para resolver um problema? Pois saiba que existe uma boa chance de você ter “batido um papo” com um chatbot criado para gerar facilmente respostas para perguntas básicas.

 

Chatbots e assistentes virtuais são apenas dois exemplos práticos e que se tornaram comuns com Inteligência Artificial. Outros exemplos incluem filtros de spam e carros autônomos.

Além desses casos de uso específicos, a aplicabilidade da IA, como o aprendizado de máquina, estão cada vez mais sendo incorporados aos aplicativos que as pessoas usam todos os dias. Isso inclui e-mail, mecanismos de recomendação de sites de varejo e serviços de streaming de vídeo.

O poder da Inteligência Artificial em nossas vidas

O poder da Inteligência Artificial para processar grandes quantidades de dados pode acelerar a tomada de decisões nos negócios, na medicina e em outros momentos importantes de nossas vidas, mostrando assim, sua capacidade de assumir tarefas e soluções.

Com o grande potencial de uso que tem, a Inteligência Artificial tem demonstrado diversos benefícios em diferentes áreas, de solução a problemas complexos envolvendo cálculos científicos até ganhos de eficiência e aumento de produtividade. O uso da IA nos mostra que essa tecnologia chegou para ser definitiva e causar grandes transformações. Seu uso prático tem sido visto nas seguintes situações:

  • Atividades que apresentam alto volume de trabalho;
  • Tarefas com julgamento limitado exigido;
  • Funções com baixo custo de erros;
  • Trabalho repetitivo;
  • Atribuições que seguem um padrão de execução.

O desenvolvimento da Inteligência Artificial mostra seu potencial ​​para atender cada vez mais responsabilidades no decorrer dos próximos anos. Principalmente em tarefas do cotidiano que apresentam algum tipo de risco humano ou que apresentam um padrão contínuo de decisões.

Os benefícios práticos da Inteligência Artificial

Em pouco tempo de leitura, você já deve ter percebido o quanto a Inteligência Artificial pode impactar nossas vidas, pois é, a expectativa é que o avanço tecnológico da IA amplie ainda mais seu uso e nos traga cada vez mais benefícios.

Para você ter uma ideia, listamos 7 maneiras de como a Inteligência Artificial está mudando nosso dia a dia, acompanhe a seguir.

1 – IA na área da saúde melhora o tratamento

Existem vários exemplos de Inteligência Artificial na área da saúde. São experiências de melhorias na vida dos pacientes graças a algo tão simples quanto lembretes de compromissos e acesso a registros médicos e até melhorias na eficiência de diagnósticos e tratamentos. Conheça alguns exemplos na saúde.

  • No diagnóstico preciso do câncer;
  • Na detecção precoce de problemas oculares;
  • No desenvolvimento de medicamentos;
  • No prognóstico de pacientes em coma;
  • Na leitura e interpretação de tomografias computadorizadas;
  • No reconhecimento da depressão;
  • Auxiliando os médicos no atendimento aos pacientes.

2 – A transformação do varejo através do atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é muito intensivo e os varejistas estão adotando a Inteligência Artificial no apoio ao cliente com chatbots, para lidar com consultas simples e suporte.

Com isso, os clientes agora podem usar ferramentas de chat online para realizar a encomenda de produtos, tirar dúvidas, resolver problemas e registrar reclamações.

3 – De carros autônomos à manutenção inteligente

Além dos carros autônomos que já estão em testes avançados, as manutenções de veículos também está passando pela transformação da Inteligência Artificial. O uso da realidade aumentada (RA) chega até as oficinas para aumentar a precisão e eficiência dos diagnósticos e reparos.

Os benefícios são sentidos pelo setor de mecânica. Especialistas podem ajudar os técnicos a investigar e resolver o problema com uso de dispositivos de realidade aumentada associada ao uso da IA. Além disso, câmeras, sensores e quiosques interativos mostraram imagens em tamanho real de veículos de todos os ângulos, ajudando compradores em potencial experimentar cores e outros recursos para criar um carro virtual.

4 – Tornando agricultura Inteligente

Impulsionada pelo IA, a agricultura tem se tornado cada vez mais inteligente. A tecnologia tem ajudado os agricultores a cultivar de maneira mais sustentável e eficiente, analisando a produção e reduzindo riscos considerados críticos durante o ciclo produtivo.

O aprendizado de máquina, por exemplo, tem ajudado a detectar problemas no campo, executando estatísticas e auxiliando nas decisões em torno das plantações, colheita e vendas dos produtos.

5 – Aplicando o reconhecimento facial em diferentes segmentos

A tecnologia de reconhecimento facial tem sido expandida além do setor de segurança e tem beneficiado setores como varejo, marketing e saúde. Graças a convergência entre a Inteligência Artificial e o Machine Learning, soluções de detecção de fraudes e prevenção de furtos, tratamentos estéticos e ações de marketing têm sido utilizados para atender a uma grande demanda de consumidores destes segmentos.

Existe um mercado de alta demanda aplicado ao reconhecimento facial, proporcionando assim, grandes oportunidades de investimento para as empresas que aplicam a Inteligência Artificial em segmentos tão significativos para economia.

6 – Revolucionando o setor jurídico

A Inteligência Artificial chegou para revolucionar o setor jurídico. Tarefas de alto nível como aconselhar clientes, negociar acordos e interpretar textos jurídicos têm sido transformados graças a aplicação da IA e o Aprendizado de Máquina.
O impacto direto na aplicação da tecnologia tem sido no aumento de produtividade e eficiência jurídica nos resultados das questões legais que envolvem análise de documentos, gestão de contratos e outras questões envolvendo coleta e análise de dados e informações.

7 – Recrutando os melhores profissionais

Para finalizarmos nossa lista de casos de uso da Inteligência Artificial, saiba que o processo de procura e entrevista de emprego não é um desafio apenas para os candidatos. Os empregadores também têm dificuldades para encontrar os candidatos certos para cargos disponíveis no mercado.

A Inteligência Artificial em recursos humanos está ajudando as organizações a identificar os melhores candidatos e agilizando o processo de contratação. Com a ajuda da IA, uma empresa pode filtrar facilmente os candidatos, convocando os que mais atendem às suas necessidades e realizando entrevistas mais eficientes através de uma análise precisa de dados fornecida através dos currículos.

E ainda estamos no começo

Tecnologias a exemplo da Inteligência Artificial ganham destaque a cada dia, à medida que os desenvolvimentos em TI começam a fornecer poder computacional a um preço acessível. Mas, ainda estamos no começo da transformação, muita coisa ainda está por vir.

Para os líderes de TI uma gama crescente de setores da indústria será beneficiada com ajuda da IA e Aprendizado de Máquina. Automatização de muitos processos manuais ou repetitivos, análise de grandes quantidades de dados e o apoio à decisão abrirá novas oportunidades de negócios para as empresas que consigam compreender e aplicar todo o potencial da Inteligência Artificial.

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Perfil oficial da Deal, neste perfil falamos dos nossos conteúdos institucionais e notícias sobre o que acontece na empresa. :)

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp