Back To Top

Cloud computing: As vantagens e os desafios ao migrar para nuvem

Migrar para nuvem requer planejamento e entendimento do cenário atual, além dos desafios a serem vencidos e das vantagens que agregam valor ao negócio.

A competitividade do mercado de tecnologia e desenvolvimento tem levado muitas empresas a pensar em migrar para nuvem a sua infraestrutura de TI, buscando mais eficiência operacional e redução de custos. Adotar o Cloud Computing pode sim ser a solução para maioria dos problemas enfrentados pelas empresas, mas requer atenção frente a alguns desafios antes de se beneficiar das suas vantagens.

Grandes empresas da área já consideram a migração para nuvem e adotar o Cloud Computing como uma nova fronteira da era digital, já que este conceito requer muito mais do que apenas alocar uma máquina virtual num servidor de nuvem. Ao se adotar uma estratégia de migração para nuvem, percebe-se também uma maior flexibilização e mobilidade no modelo de negócios existente.

Quer saber mais sobre as vantagens e os desafios para o seu negócio ao migrar para nuvem? Continue acompanhando a nossa publicação!

O que é o Cloud Computing e a sua importância ao migrar para nuvem

O Cloud Computing e o ato de migrar para nuvem são os grandes aliados para empresas que estão em busca de eficiência na sua estratégia de transformação digital e aplicação de inovação nos seus setores. A adoção da nuvem está aumentando constantemente e não é segredo que os fatores que impulsionam esse crescimento são diversos e a pressão para esta adoção sem um planejamento correto pode causar grandes prejuízos financeiros para a companhia.

De fato, migrar para nuvem não é somente alocar uma máquina virtual num servidor remoto. Aliado ao Cloud Computing, este novo formato de desenvolvimento e utilização de recursos promove um acesso amplo e sob demanda aos recursos computacionais que a empresa necessita. Como um exemplo, pode-se trabalhar com documentos, projetos e até sistemas inteiros de gestão da produção de modo colaborativo e acessível.

E existe um melhor momento para migrar para nuvem?

De fato é complicado definir qual o melhor momento para migrar para nuvem, não importa o tamanho do negócio que está estudando essa solução. Algumas características importantes se fazem presentes nas necessidades da empresa, que sempre deve avaliar qual o melhor retorno para o negócio como um todo, que indica a relevância de se investir no Cloud Computing.

Alguns indicadores que é a hora de migrar para nuvem estão contidos nos gargalos operacionais e no seu aumento, na necessidade crescente de redução de custos de operação e até na presença de sistemas ou ferramentas de gestão que necessitem ter uma grande escalabilidade nos seus recursos.

As vantagens e os desafios para adotar o Cloud Computing e migrar para nuvem

Algumas situações e cenários devem ser tratados antes de se migrar para nuvem efetivamente, principalmente quando se deve ir além da justificativa da redução de custos. Abordar algumas situações reais que ocorrem quando se decide migrar para nuvem é o ideal para entender e quantificar o total de trabalho e investimento que este tipo de atividade demanda.

Indo além da redução de custos no Cloud Computing

É importante entender que migrar para nuvem oferece muito mais do que apenas a redução de custos operacionais. Uma melhor prestação de serviços e a garantia da continuidade dos serviços são fatores importantes para este tipo de decisão, uma vez que a transformação digital também requer este tipo de característica para obter sucesso.

O desenvolvimento de estratégias de forma efetiva e mais direcionada ao negócio é uma ótima vantagem ao se migrar para nuvem. A empresa pode definir e alocar recursos de acordo com a demanda da área. Isso acarreta também em outra vantagem da migração para a nuvem e para o Cloud Computing, que é a melhoria dos processos internos como um todo por meio da entrega de mais agilidade e mais eficiência nos serviços.

Os processos se tornam mais ágeis e acessíveis por todos, entregando um crescimento contínuo e mais inovação em todos os setores. Desta forma e com a crescente adoção da nuvem pelas empresas, o fluxo de dados cresce proporcionalmente a utilização do Cloud Computing, levando a alguns desafios que devem ser vencidos ao se migrar para nuvem.

Os desafios ao migrar para nuvem

Estas demandas pela adoção do Cloud Computing trazem diversas vantagens para toda a companhia, juntamente com alguns desafios que devem ser superados para o sucesso desta migração. Um primeiro desafio é o investimento inicial para a construção de uma arquitetura eficiente na nuvem, que contenha todos os recursos necessários pelo negócio e que possa ser acessível e escalável sem a necessidade de uma intervenção mais específica da empresa.

Este tipo de trabalho inicial pode acarretar em investimentos mais altos do que o esperado e leva a um segundo desafio para a empresa, que é a definição do que pode ser considerado como retorno do investimento. Geralmente quantificar este retorno ao se migrar para nuvem é difícil e requer um estudo anterior dos aspectos importantes e do desenvolvimento de uma estratégia clara de transformação digital.

Outro desafio importante é a falta de talentos profissionais que entendam e consigam realizar este tipo de serviço diretamente no corpo de colaboradores da empresa. Com isso, é ideal buscar parceiros que entendam e possuam ampla experiência neste tipo de execução como a Deal, que possui ampla expertise no desenvolvimento de estratégias para transformação digital e uma vasta experiência com a adoção de tecnologias e utilização da nuvem como recurso de eficiência operacional.

Saiba mais!

A Deal é a parceira ideal para entregar mais resultado ao se decidir migrar para nuvem, principalmente quando se entende todas as vantagens e desafios que deve-se ajustar antes de completar o projeto de migração. O Cloud Computing é um ponto importante na estratégia de transformação digital e permite que a nuvem seja um amplo recurso cada vez mais adotado pelas empresas em todo o mundo.

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais sobre como a Deal pode te auxiliar na estratégia de transformação digital ideal para o seu negócio!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Leitor faminto, eterno aluno e sedento por resultados. Trabalho construindo equipes de alto desempenho com base nos princípios do Agile com Lean Startup! ISSO É O QUE ME MOTIVA!! Graduado pela Engenharia de Computação na PUC-PR, certificado SCRUM Master pela Oficial SCRUM Alliance, certificado Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, cursando MBA IN MANAGEMENT na FAE Business School e cursou PMP na FGV.

Comentários: 1

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp