Back To Top

Metodologia Agile – Implantando a metodologia ágil em ambientes tradicionais

Implantar a metodologia ágil em ambientes tradicionais é um grande desafio e que acarreta em ótimos benefícios para as organizações

A metodologia ágil e a adoção de práticas ágeis no gerenciamento dos projetos/produtos é uma vertente que está crescendo de uma maneira surpreendente nos últimos anos, principalmente devido as vantagens claras que este tipo de modelo vem proporcionando. Esse crescimento na adoção de uma metodologia Agile vem batendo de frente com a mudança de cultura nos ambientes tradicionais.

O potencial de adaptação da metodologia ágil e os paradigmas que necessitam ser quebrados em um ambiente tradicional de trabalho são os pontos principais para o sucesso da implantação da cultura ágil – principalmente quando se parte de uma cultura tradicionalista e hierárquica, algo que é altamente encontrado em empresas que ainda não adotaram a metodologia Agile.

Implantar a cultura ágil e a metodologia Agile em ambiente tradicionais é um desafio e acarreta em diversos benefícios e impactos positivos. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

A aplicação de uma metodologia ágil em ambientes tradicionais

As metodologias ágeis, como o Agile, têm um grande potencial de adaptação nos mais variados cenários e ambientes empresariais. Uma cultura tradicionalista e altamente hierárquica se mostra como um grande desafio a partir dos paradigmas que necessitam ser quebrados neste tipo de organização, nas mudanças de cultura e de pensamento de uma forma geral do seu corpo técnico e gerencial.

Como um exemplo da aplicabilidade da cultura ágil, pode-se supor duas empresas que são concorrentes e que possuem um ambiente tradicional de desenvolvimento de projeto. Ambas desejam lançar no mercado um aplicativo para o seu produto ou solução e a primeira empresa não possui a visão de alterar o seu ambiente tradicional e hierárquico – ao contrário do seu concorrente, que tem uma visão de adaptar uma metodologia ágil no seu ambiente de trabalho. Logo, o tempo é um fator fundamental para o sucesso da iniciativa das duas empresas!

Na empresa que não deseja alterar o seu ambiente tradicional, primeiro iria ser aberto o termo do projeto e iria ser feita a definição dos requisitos sobre o aplicativo móvel. A aprovação do projeto e a definição do cronograma viriam em seguida para então se criar a equipe do projeto e se dar o início do desenvolvimento do projeto de fato. Quanto tempo!

Na empresa que deseja implementar uma metodologia ágil, o panorama de mostra muito mais simples e objetivo. Primeiro seria definido uma visão geral do aplicativo, juntamente com a criação da equipe de trabalho. Logo em seguida, o desenvolvimento já seria iniciado com a entrega de pequenos protótipos que iriam guiar o projeto como um todo. Tudo com rapidez, proporcionando entregas rápidas e de valor!

O potencial de adaptação da metodologia ágil num ambiente altamente hierárquico e tradicional

Como um dos temas que será debatido durante a Agile Trend 2019, a aplicação de uma metodologia ágil em um ambiente altamente hierárquico e tradicional é uma das preocupações durante a adoção de uma cultura ágil, como exemplo da Metodologia Agile. Alguns paradigmas necessitam ser quebrados neste tipo de ambiente de trabalho, como as regras rígidas e o espaço para desenvolver e aplicar novas ideias.

Algumas técnicas e ferramentas podem transformar o pensamento dos líderes de projetos e dos times que compõem as equipes de desenvolvimento para a adoção de uma metodologia ágil em prol da rapidez de entregas e de fazer com que essas entregas tenham um valor para o seu cliente – seja interno ou externo.

Continuando com o exemplo do aplicativo

Continuando com o exemplo das duas empresas que estão desenvolvendo um aplicativo para o seu produto ou solução, sendo cada uma com uma metodologia diferente. Imaginando-se que a empresa que adotou a metodologia ágil no desenvolvimento do aplicativo o lançou primeiro e obteve uma ótima aceitação do seu público, que se engajou com o produto e pediu mais funções.

Na empresa com a metodologia ágil, isso é facilmente resolvido com um alinhamento junto ao parceiro da área de negócio para a definição das funções que tem mais prioridade e que irão entrar logo na próxima Sprint. Tudo é resolvido de maneira rápida, simples e objetiva, priorizando o tempo para o desenvolvimento de fato da aplicação e não em longas definições.

Na empresa que ainda decidiu por continuar com um ambiente tradicional, primeiro se preenche alguns formulários de solicitação das mudanças no projeto e em seguida o corpo gerencial vai para a calculadora para decidir o investimento necessário para tal. Além do investimento, o tempo de entrega, reorganização do cronograma e designação de mais profissionais para ajudar no desenvolvimento.

Os impactos da mudança de cultura

Algumas empresas ainda precisam mudar de fato a sua cultura tradicional e hierárquica, numa jornada para implantar a metodologia ágil e perceber os impactos positivos que esta mudança vem a causar. Um exemplo como o anterior serve para mostrar como algumas empresas ainda se amarram em processos e métodos fechados de uma gestão de um projeto que poderia muito bem ser desenvolvido utilizado da cultura ágil, principalmente quando o tempo é um fator fundamental para o sucesso.

A mudança para a cultura ágil proporciona também mais liberdade ao projeto para adotar e se adaptar a novas prioridades que não estavam previstas no início, ainda mais num ambiente tão inovador e inconstante quanto o da tecnologia e da transformação digital.

Saiba mais!

Entender os benefícios a partir da implantação da cultura ágil é umas primeiras ações quando se tem um ambiente tradicional e hierárquico, que necessita da quebra de algumas barreiras nessa transformação. Ser ágil acarreta em benefícios claros, mesmo que num ambiente tradicional de trabalho. Fazer entregas de valor de forma rápida melhora sim a experiência do cliente com o desenvolvimento do projeto.

Quer saber mais sobre a metodologia ágil e pontos importantes para a transformação digital? Continue acompanhando as nossas publicações!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Leitor faminto, eterno aluno e sedento por resultados. Trabalho construindo equipes de alto desempenho com base nos princípios do Agile com Lean Startup! ISSO É O QUE ME MOTIVA!! Graduado pela Engenharia de Computação na PUC-PR, certificado SCRUM Master pela Oficial SCRUM Alliance, certificado Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, cursando MBA IN MANAGEMENT na FAE Business School e cursou PMP na FGV.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp