Back To Top

Os benefícios de aplicar o RPA e IA

Ao se integrar o RPA e IA, os benefícios vão além da redução de custos e começam a melhorar a integração e comunicação entre os sistemas da empresa.

RPA e IA é uma nova tendência para o desenvolvimento de ferramentas de automatização de processos. Com a evolução das aplicações de inteligência artificial, as fronteiras para a sua utilização se tornam cada vez mais inexistentes e a transformação digital se beneficia enormemente da aplicação de diferentes tecnologias de forma integrada.

O RPA é a sigla para Robotic Process Automation e está revolucionando o desenvolvimento de sistemas inteligentes e automatização de tarefas repetitivas através de robôs de software. Já é considerado como uma realidade viável para as empresas, principalmente pelos seus ganhos com performance e eficiência nos processos que podem ser automatizados com um pequeno nível de esforço.

O RPA sozinho já demonstra ganhos significativos e é hora de saber um pouco mais sobre os benefícios de se aplicar RPA e IA no seu negócio!

A evolução e a integração de RPA e IA

Um bom RPA visa automatizar um processo simples ou complexo, desde que seja repetitivo e impacte a vida dos colaboradores – permitindo a transição para uma atuação de forma mais estratégica. Um robô irá executar determinada tarefa de modo a simular a interação de um usuário com um determinado sistema.

Um bom exemplo da aplicação de um RPA é na digitalização de processos, especialmente aqueles que ainda são considerados analógicos e que impactam negativamente a transição para a transformação digital das empresas. Este sistema analógico e que ainda depende da inserção de dados de forma manual por humanos em telas pode e deve ser automatizado através de um RPA, com robôs fazendo a integração com os outros diversos sistemas da empresa.

Um outro ótimo exemplo para o desenvolvimento de soluções inteligentes é através dos laboratórios de inovação da Deal, o CoLab. Uma empresa que tem uma área de pesquisa dedicada para os benefícios da IA e a sua integração consegue multiplicar a capacidade dos seus sistemas, inclusive a integração entre RPA e IA – como aconteceu com a Deal – promovendo ótimos frutos para todos os outros sistemas da empresa.

A integração entre RPA e IA

A grande tendência para a evolução de um bom RPA é integrar camadas de inteligência artificial, propiciando meios e métodos de aprendizado, além de entendimento de determinados contextos em sistemas empresariais. Esta evolução para os chamados algoritmos cognitivos passa pelo aprendizado e imitação do julgamento humano para a tomada de decisão.

Inserir a inteligência artificial de forma satisfatória nos processos da empresa é uma tarefa que depende enormemente do estado atual da transformação digital da companhia. A integração entre RPA e IA é uma ótima forma de melhorar a aplicação da inteligência artificial e alcançar de fato a automação inteligente de processos.

Os benefícios da integração entre RPA e IA

O RPA sozinho já consegue acarretar numa série de benefícios para as empresas como uma redução de custos com pessoal e a diminuição de erros humanos causados através da execução de tarefas repetitivas. Um bom robô de RPA irá executar este tipo de tarefa com uma baixíssima taxa de erro, promovendo uma melhor confiabilidade nos sistemas automatizados da empresa.

Além da redução de custos, o RPA sozinho também consegue entregar mais agilidade ao executar as tarefas de forma automatizada e é mais ágil também do que um desenvolvimento customizado de sistema. Ao se integrar o RPA e IA, além de todos os benefícios ganha-se mais com a inteligência e independência do sistema de uma forma geral, sabendo se adequar a novos cenários e formatos para execução dos processos.

Aplicação de IA e Analytics

Ao se aplicar conceitos de IA e Analytics a execução do RPA, a solução como um todo ganha mais benefícios através do aprendizado de máquina de forma automática, além de incluir mais inteligência de uma forma geral ao negócio. Um bom exemplo é quando ocorre uma pequena atualização numa página WEB que é responsável por informar alguns dados que devem ser inseridos em outro sistema da empresa.

Esta página WEB pode ter sido automatizada através de um bom RPA e quando ocorre esta mudança, os algoritmos de inteligência artificial presentes no robô podem identificar os novos campos que contém as informações necessárias, ajustando a sua busca e a execução da sua tarefa sem a necessidade de uma nova programação.

Além de promover um aprendizado constante, a aplicação de IA e Analytics juntamente com o RPA garante também uma visão de longo prazo do negócio – um dos diferenciais competitivos da Deal. Ao promover serviços de transformação e estratégia digital, a Deal consegue ser a parceira ideal para promover entregas de valor e garantir que a tecnologia aplicada através da integração entre RPA e IA acarrete nos melhores resultados para empresa.

Saiba mais!

A Deal é a parceira ideal para o seu negócio, principalmente por promover ideias, ações e o posicionamento certo para atingir melhores indicadores através da utilização correta da tecnologia e a inovação. A integração entre RPA e IA é uma ótima forma de conhecer todo o potencial de transformação digital da Deal para o seu negócio.

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Especialista em IoT e desenvolvimento de hardware embarcado. No mercado de tecnologia a mais de 30 anos.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp