A montagem de um “LAB” nas empresas faz parte de uma estratégia que aborda diferentes aspectos dentro de um processo de criação e melhoria contínua. Ele garante requisitos de inovação, qualidade, de negócio e principalmente a certeza de estar desenvolvendo um produto ou serviço que atenda as necessidades dos clientes.
O aumento e a popularidade de novas soluções de TI também tem levado as organizações a investirem em avançados laboratórios de tecnologia. Na prática, o investimentos no LAB permite por exemplo, adotar boas práticas do mercado de forma a garantir a integridade e a segurança de dados de uma aplicação.
Vamos entender um pouco mais sobre a importância de um LAB no decorrer da leitura do artigo.
A importância de um LAB para as empresas
De produtos químicos a equipamentos elétricos, os laboratórios acolhem uma ampla gama de funcionalidades, e é por isso que é vital entender sua importância.
Se, por exemplo, algo der errado em virtude da falta de validação de um produto ou da concepção de uma ideia, mais do que prejudicar o cronograma do projeto, prejuízos financeiros e de imagem colocam em risco toda a organização.
Embora os laboratórios tenham encontrado aplicações em diversas indústrias e ciências, as empresas de tecnologia adotaram esse recurso em seus processos de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos, obtendo grandes vantagens durante os ciclos de produção.
As vantagens de um laboratório incluem:
- Validação de conceitos e ideias;
- Velocidade em seus ciclos de validação de produtos e serviços;
- Alta eficiência na realização de testes;
- Redução de desperdícios;
- Automatização de tarefas;
- Alta produtividade na execução de tarefas e processos;
- Entre outras vantagens.
Portanto, a importância de ter um laboratório dentro da empresa é ter a oportunidade de executar experimentos e aperfeiçoar sistemas existentes com a finalidade de desenvolver e melhorar os negócios.
A inovação se tornou peça chave para a Transformação Digital
Com a era da Economia e da Transformação Digital, a inovação se tornou estratégica para o sucesso e a relevância de qualquer empresa no mercado, independente do segmento ou tamanho.
Infelizmente, muitas organizações não possuem uma estrutura, processos e o compromisso para promover uma cultura de pesquisa e inovação e até mesmo do fracasso.
Pode parecer uma contradição, mas a importância de estimular uma inovação estruturada proporciona uma zona livre de consequências para experimentar sem prejudicar o processo criativo, a própria empresa e seus clientes.
Um componente essencial utilizado em laboratórios e que contribui diretamente para o processo de inovação é a prototipagem. Ela traz rapidamente a concepção de idéias para a vida através da exploração e experimentação.
Desta forma, a aplicação da prototipagem em um LAB da empresa permite que possamos, em processo criativo, tentar, falhar, aprender e repetir todo o processo até entendermos uma nova tecnologia e seus impactos no mercado.
Assim, por meio da interação em um LAB, criamos protótipos e ferramentas que demonstram ideias e sua relevância no cenário de negócios.
Em um LAB chegamos ao produto adequado para o mercado
Ter um laboratório montado nas empresas significa poder validar ideias e protótipos que passam por várias iterações, levando muitas vezes de volta à prancheta para o aperfeiçoamento de seu conceito original.
Com cada iteração e validação dos protótipos as empresas avaliam o progresso de suas pesquisas e criam uma cultura de experimentação que permite às equipes testarem e validarem ideias rapidamente, ajustando as necessidades do mercado e de seus clientes.
É possível ainda, através do uso de laboratórios, eliminar falhas e diminuir riscos que podem causar prejuízos e prejudicar a imagem das empresas quando produtos e serviços são enviadas ao mercado sem uma devida validação.
Ciclos de vida de um produto ou serviço
Ao montar um LAB em sua empresa, produtos e serviços passam por várias fases em seu desenvolvimento antes de entrar no mercado.
- Conceito inicial: Uma necessidade é reconhecida, e os requisitos de um produto ou serviço são definidos, os documentos de design e gerenciamento de projeto são elaborados e revisados, e as decisões são tomadas para dar continuidade ao projeto.
- Desenvolvimento e teste: O produto passa pelo desenvolvimento, testes e garantia de qualidade e é, então, aprovado para ser lançado para o mercado.
- Marketing: Ainda durante o processo de desenvolvimento, estratégias de marketing são elaboradas e testadas, assim, os leads são gerados, as vendas são feitas de forma assertiva e o sucesso do produto é avaliado junto a concorrência.
- Produto / Tecnologia atinge um nível de maturidade: Com o passar do tempo produtos e serviços precisam ser avaliados e aperfeiçoados de acordo com as tendências de mercado. Se o produto for viável, uma nova versão pode ser criada com recursos adicionais para torná-lo mais atraente e competitivo.
A opção de redesenhar completamente um produto ou serviço, utilizando a mesma tecnologia ou a escolha pela inovação, ou até mesmo a decisão de encerrar a produção pode ser tomada através do uso de laboratórios, onde um processo de avaliação é feito através de metodologias e resultados confiáveis.
Existem tecnologias prontas para mudar o mundo
Inovação nem sempre significa explorar tecnologias de ponta, às vezes a inovação surge de encontrar novas aplicações para tecnologias já existentes. O conceito da Transformação Digital caminha muito em paralelo dessa ideia.
É preciso romper barreiras, desconstruir conceitos de mercado que muitas vezes precisam apenas de um novo olhar, pois a tecnologia já existe no mercado e pode ser aplicada aos novos paradigmas.
Imagine por exemplo, a evolução dos smartphones e tablets. Os fabricantes começaram criando uma tela maior, composta de displays prontos para o uso, desenvolveram aplicativos que permite entradas simultâneas dos usuários e adicionaram controles de toque e gesto para incentivar a participação do usuário.
O interessante nesse processo é que todos os componentes usados já estavam disponíveis para o mercado, mas foi encontrado uma maneira de combiná-los para resolver um problema existente.
Embora a maioria das empresas tenham o conhecimento dessas tecnologias, muitas não têm certeza de como elas podem ser aplicadas em seus próprios negócios.
Assim, ao concentrar suas ações de pesquisa e inovação em um laboratório próprio as empresas podem melhorar a maneira de descobrir e criar rapidamente soluções capazes de revolucionar a indústria.
As Startups são exemplos de laboratórios vivos
Nesse mundo digital, vivemos uma realidade onde as empresas consolidadas no mercado são rotineiramente substituídas por Startups.
O acesso às novas tecnologias nivelou o jogo, tornando não só mais fácil para os empreendedores revolucionarem antigos mercados, mas também para as empresas existentes se reinventarem frente a concorrência.
Agora, mais do que nunca, é fundamental que as empresas estabeleçam centros de inovação, com uso de laboratórios, para explorar novos conceitos e tecnologias. A inovação requer estrutura, processos e comprometimento, e tudo pode começar com um experimento em seu próprio laboratório.