Quando cunhou a expressão inteligência artificial para nomear a capacidade de aprendizado de máquina e a possibilidade de as aplicações criarem novas linguagens e resolver problemas, habilidades antes restritas ao ser humano, o cientista da computação americano, John McCarthy, não imaginou que estaria batizando uma inovação que atravessaria décadas estabelecendo disrupções até ocupar espaço estratégico na modelagem de negócios nos mais diversos setores da economia mundial. Em 1956, no centenário Dartmouth College (New Hampshire, EUA), quando liderou o workshop apontado como marco zero dessa tecnologia, McCarthy tentava responder perguntas que mobilizaram pesquisas e ensaios nos anos anteriores.
De lá para cá, ao longo de 67 anos, a inteligência artificial tem escalado uma trilha continuada de novidades que geram oportunidades e, principalmente, renovam desafios cujas respostas definem o sucesso ou o fracasso de quem a utiliza. Nesta quadra do século 21, a IA tem impulsionado uma verdadeira febre, mobilizando um debate amplo e pulverizado, e impactando diversas áreas do conhecimento e da atividade econômica em um processo acelerado pela transformação digital.
Potencializado pela pandemia da covid-19 e pela chegada da inteligência artificial generativa, nos últimos meses, essa sprint coloca a IA no centro da estratégia de negócios como instrumento para escalar em produtividade, eficiência e qualidade – seja por aperfeiçoar o backoffice, seja na criação de novos produtos e serviços, seja na prevenção de problemas ou para estreitar o relacionamento com clientes e usuários. A visibilidade e importância conquistadas pela IA no pós-pandemia já induzem um ciclo novo de disrupção, movimento que veio pra ficar. Perguntas e desafios novos, retroalimentados a cada avanço, num ciclo de desenvolvimento sem fim.
Apontar caminhos seguros para seu uso como fator de eficiência para as empresas e delinear tendências para o médio prazo são os objetivos da investigação preparada por MIT Sloan Management Review Brasil em parceria com a Deal. Para este material, ouvimos especialistas que têm se dedicado a construir novos degraus nessa escalada e executivos de empresas que elevaram a IA nas suas estratégias de negócio com sucesso.
Para continuar lendo, baixe o estudo completo clicando no banner abaixo: