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Transformação Digital ou Transformação Ágil?

Estamos na era da Economia Digital, da Transformação Digital e da Transformação Ágil. Onde futuro e tendências convergem para um novo presente. Passamos da experimentação para o empreendedorismo, dos antigos conceitos para a total disrupção do mercado. É caminho sem volta em direção a um novo consumidor: conectado, exigente e integrado ao mobile.

 

São grandes mudanças que impactam diretamente a realidade de consumidores e muitas empresas. As organizações ainda buscam entender e se adequar ao caminho que precisam percorrer para fazerem parte desta nova realidade.

Essa jornada pode ser feita por diferentes caminhos que levam ao mesmo futuro digital, basta saber qual é o mais adequado e assertivo para a sua empresa. E falar sobre a escolha do melhor percurso é o tema do nosso artigo, então fique com a gente até o final.

Transformação Digital

A nova Economia digital não é somente tecnologia: é sobre mudar a maneira de pensar

A Economia Digital não consiste apenas sobre tecnologia; é sobre mudar a maneira como você trabalha, consome produtos e serviços e principalmente na forma de pensar. Compreender isso não é fácil, e muitas empresas estão aprendendo isso da maneira mais difícil.

O que é pior, muitas organizações de grande porte observaram a abordagem da Internet e do mundo digital e se recusam a se adaptar. Sobrevivência é aparentemente opcional.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Forbes, 70% dos esforços focados para a transformação digital corporativa fracassam por serem desfocados, sem inspiração e mal planejados. O fracasso deixa cicatrizes e apaga o apetite por mudanças futuras.

A realidade mostra que os passos práticos para criar uma Economia Digital não são complicados. Eles são apenas difíceis e muitas vezes desconfortáveis.

O melhor caminho para fazer parte da nova Economia Digital

Como parte da mudança de toda a sua organização, a nova Economia Digital significa mudar o que você entrega. Você vai pensar mais em termos de serviços que são totalmente focados no que os usuários precisam do começo ao fim.

Sua empresa deve optar por novos conceitos que começam a funcionar e impactar. Ao encontrar o caminho correto da Economia Digital, as organizações quebram importantes paradigmas que para muitos poderiam estar escritos em pedra. Mas essa não é a realidade para essa nova era e por isso, já temos resultados transformadores.

  • Empresas bem sucedidas adotam estratégias digitais que podem prosperar na incerteza e ter sucesso através de uma mentalidade de “testar e aprender”.
  • Em vez de se concentrarem no que estão vendendo, as empresas bem-sucedidas em suas Transformações Digitais concentram-se nas necessidades do cliente que atendem e constantemente interagem com seu produto ou serviço para melhor atender a essa necessidade.
  • Empresas de sucesso investem no desenvolvimento de sistemas, tecnologia e talentos que possam ajudá-los a alcançar seus objetivos digitais.
  • Empresas bem-sucedidas se concentram na implementação para garantir que experimentos bem-sucedidos atinjam escala.

Transformação Digital: quando o business é transformado pela tecnologia

A exemplo do Big Data, o termo Transformação Digital obtém sua popularidade a partir do tamanho de seu impacto em potencial, em vez de ser uma nova ferramenta para melhorar as operações.

Desde os primeiros dias da automação robótica na manufatura, as pessoas têm usado a tecnologia para melhorar e simplificar o trabalho.

Uma das opções da empresa para fazer parte da atual Transformação Digital é estar mudando o formato do negócio com o uso da tecnologia. Convergindo para um conjunto mais amplo e complexo, como interações com clientes através dos dispositivos móveis e a decisão de compra sendo influenciada pelos novos padrões de consumo de comportamento. Tudo isso, com base em muita inovação.

E há várias razões para essa atenção com a Transformação Digital: o ritmo da tecnologia disruptiva, a necessidade de fazer mais com menos, a importância de manter a vantagem competitiva e, acima de tudo, o objetivo de ser mais centrado no cliente.

Embora as ferramentas e tecnologias digitais afetem significativamente a forma como os negócios são conduzidos, muitas organizações continuam a lutar contra elas mesmas ou lutam para implementar um processo de Transformação Digital abrangente e eficaz.

Transformação Ágil: quando o IT é transformado pelas iniciativas ágeis

Para ter sucesso na Economia Digital, sua empresa também terá que consertar o que está com defeito: o antigo conceito da TI nas organizações, a partir do coração dos processos e políticas, da arquitetura de dados desgastada pelo tempo, um caminho que converge para uma Transformação Ágil.

A maior mudança será em como você desenvolve e entrega. Trabalhando em equipes capacitadas e multidisciplinares. Começando com as necessidades dos novos consumidores digitais. Melhorando de forma ágil o que você faz.

É testar novos conceitos e serviços com pessoas reais. Escrevendo claramente para um público amplo, sendo desenvolvido através de uma nova cultura, processos e tecnologia. Mostrando protótipos e código de trabalho como substituto de documentos e reuniões.

Será criando a confiança necessária entre as pessoas em sua organização e aquelas com quem trabalha. Projetando com dados. Fazendo o trabalho duro para simplificar as coisas.

Para alcançar essa mudança será preciso habilidades inovadoras, digitais e ágeis, sua equipe deve convergir para as seguintes características:

  • Deve entregar de valor;
  • Colaboração e Interação sempre;
  • Pronta resposta à mudanças;
  • Ser transparentes;
  • Buscar melhoria contínua (Kaizen);
  • Estar próximo do “Gemba”;
  • Estimular empoderamento do time;
  • Ter um propósito;
  • Sempre buscar a interação das pessoas;
  • Ser comprometida;
  • A capacidade de times auto gerenciáveis.

Como saber se seus esforços são transformacionais

O propósito da Transformação Digital e da Transformação Ágil é criar valor, e isso inclui a experiência do cliente. Portanto, as organizações não precisam apenas entender a jornada de seus clientes, mas também devem usar o impacto nos consumidores como um dos principais critérios e medidas de seus esforços de digitalização .

O trabalho transformador nessa fase de grande mudança exige um olhar de fora para dentro e isso inclui cadeias de valor e processos de ponta a ponta e multifuncionais. Para garantir que as organizações permaneçam focadas no usuário final, os esforços digitais devem ajudar a quebrar os silos operacionais e melhorar a colaboração para gerenciar o valor do cliente.

A maior parte da Economia Digital é simples e até óbvia. Porém, isso não significa que seja fácil. Acertar significa ficar livre de muitos dos alicerces da organização. Os incentivos devem moldar um novo comportamento e as regras do jogo. Isso é um pouco mais complicado do que apenas construir um site.

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