Hoje falarei de um tema polêmico e não quero trazer aqui uma visão míope sobre o que é empreender no Brasil. Quem conhece minha história sabe que eu sou “skin in the game” nesse assunto, mas gostaria de te convidar a analisar os dois lados dessa moeda.
Do lado negativo e pessimista, temos um país bagunçado, desorganizado, repleto de leis arcaicas, altos juros e impostos, corrupção, etc. Pelo lado positivo e otimista, temos um mar de oportunidades!
Como você já deve ter notado, sou do time dos otimistas e positivos e, pensando em dar continuidade ao artigo “Como desenvolver habilidades para empreender”, elenquei 5 bons motivos para empreender em nosso país:
- Falta de opção
Sim, essa é a grande realidade da maioria dos empreendedores no Brasil.
Muitas pessoas tiveram uma educação precária, às vezes não tiveram acesso ao ensino superior, enfrentaram dificuldades na busca por um bom emprego e encontraram como única saída abrir o próprio negócio.
Isso pode até soar “triste”, mas, segundo uma pesquisa divulgada pelo Sebrae em 2022, mais de 50 milhões de brasileiros (46% da população) sonham em abrir o próprio negócio. Empreender é desafiador, mas também é o sonho do brasileiro e é ter nas mãos a oportunidade de ser protagonista, responsável pelo seu destino. Para mim, é algo incrível e que admiro muito.
Continuando da ótica otimista, quem teve um melhor preparo acadêmico e profissional (ex.: acesso ao ensino superior e oportunidades e/ou experiências profissionais para se desenvolver em sua área) levaria vantagem perante uma concorrência ainda amadora.
Já ouviu aquele ditado “em terra de cego, quem tem um olho só é rei”? É exatamente isso, mas corra, pois, percebo que essa janela de oportunidade tem prazo determinado. Basta ver a quantidade de startups e empreendedores surgindo a todo momento. São jovens talentos que poderiam trabalhar em quaisquer grandes instituições, mas optaram por empreender!
2. Nosso país é prospero!
É exatamente o que você leu! Claro que ele poderia ser bem melhor se o nosso governo proporcionasse mais liberdade e houvesse menos corrupção. Mas apesar de a política não contribuir muito, temos todos os recursos naturais concentrados em nosso território.
Sendo mais claro: 1/3 da água doce do mundo está aqui. Não temos placas tectônicas, logo, não temos tremores que poderiam causar grandes catástrofes naturais (terremotos, tsunamis, etc.). Temos uma terra fértil, aqui, tudo o que se planta, nasce! A principal floresta do mundo é nossa e ela gera todo equilíbrio tropical ao nosso habitat. Enfim, talvez você nunca tenha pensado nisto, mas tem muita gente que daria tudo para estar no nosso lugar.
3. Grande extensão territorial
Aqui, diria que é bom e ruim ao mesmo tempo, pois, por um lado, temos um país enorme para explorar. Por outro lado, temos empreendedores que pensam de forma muito local, ou seja, boa parte dos empreendedores sequer pensam em atuar em outros estados ou em internacionalização.
Apesar disso, ainda encaro como uma grande vantagem. Veja quais estados geram mais renda e quais estados são deficitários em qualquer estudo do governo. Praticamente toda concentração de renda está na região sul e sudeste, logo, ainda pode ter muita oportunidade de empreender nas regiões norte e nordeste.
Sob o olhar de CEO da Deal, uma empresa que é anywhere office, essa extensão e diversidade é maravilhosa. Hoje, a Deal está presente em mais de 21 estados e 138 cidades e temos a chance de conhecer novas culturas e, principalmente, contratrar excelentes profissionais que, muitas vezes, não teriam a chance de atuar em uma empresa de tecnologia ou em suas áreas de especialização por estarem distantes dos grandes centros comerciais.
4. O brasileiro é um povo batalhador
Para o brasileiro, não tem tempo ruim! O nosso povo é corajoso, não foge à luta, trabalha motivado, empenhado e gera ótimos resultados.
Não concorda? Já pensou que, talvez, o problema não seja o (a) seu colaborador (a), mas os incentivos que você tem oferecido a ele (a) em termos de carreira, oportunidades, salário e bonificação? Reflita a respeito.
5. Protagonismo e propósito
Encontre a sua vocação e seja protagonista da nobre missão de ajudar a melhorar o seu próprio país.
Este movimento já está acontecendo e quanto mais ajuda tivermos, mais rápido nos tornaremos uma grande e próspera nação!
Está esperando o que para ajudar o nosso Brasilzão a crescer?
Se você não é do perfil empreendedor, mas quer trabalhar com propósito e ser protagonista da sua carreira, venha fazer parte da Deal!
Nós, certamente, estamos prontos para ajudar a gerar mais renda e empregos.
Confira nossas vagas em www.deal.com.br/vem-ser-deal/
Escrito por Fabio Hayashi.