Back To Top

Agile – Gestão de Projetos ou Gestão de Produtos?

O Agile oferece mais agilidade e flexibilidade, além de uma melhor forma de direcionar o projeto através dos indicadores do negócio

Atender as demandas dos clientes de forma dinâmica e com alta flexibilidade é um dos inúmeros benefícios do Agile, principalmente por atuar diretamente no desenvolvimento dos produtos e soluções do negócio. Com isso, a pergunta que surge através da aplicação da metodologia ágil e do Agile é se o foco deverá ser na gestão de projetos ou o foco deverá ser na gestão de produtos?

Para responder corretamente este tipo de indagação é interessante conhecer um pouco mais sobre a aplicação deste tipo de metodologia e os impactos positivos frente ao desenvolvimento de software quando comparado com as técnicas tradicionais de gestão do negócio.

E então, o Agile remete a gestão de projetos ou a gestão de produtos? Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

O Agile se refere a gestão de projetos ou a gestão de produtos?

Para uma empresa que ainda não passou pela transformação digital e ainda não viu os benefícios de uma metodologia ágil nos seus projetos e no seu desenvolvimento de software, esta pergunta pode ser difícil de ser respondida. Com um foco para entregar uma solução inteira ao cliente e que as vezes demora bastante tempo, a visão da gestão de projetos pode fazer com que não se entenda totalmente os benefícios do Agile.

O Agile é uma metodologia ágil que que visa atender as demandas dos clientes de forma dinâmica e flexível, além de prezar pela alta produtividade de todo o time envolvido. É realizada uma abordagem iterativa com o cliente, capaz de se adaptar as mudanças solicitadas durante o processo de desenvolvimento e podendo aproveitar as novas oportunidades à medida que elas surgem, sendo totalmente receptivo a estas mudanças.

O principal ponto é que o Agile não é definido por ser orientado a gestão de projetos ou a gestão de produtos da empresa – e sim orientado por indicadores do negócio e consequentemente pelos produtos desenvolvidos. Claro que a resposta tende mais à gestão de produtos, mas não remete somente a ela.

Os benefícios de um time orientado por indicadores de negócio

Ser guiado pelos indicadores do negócio acarreta em respostas muito mais rápidas frente as mudanças que podem ocorrer enquanto o produto ou solução está sendo desenvolvido. Este tipo de time possui muito mais benefícios do que um time orientado aos projetos e ao desenvolvimento de projetos unicamente.

Desenvolver um produto e estar atento aos indicadores do negócio garante muito mais agilidade para se adequar as novas tecnologias e as flutuações do mercado, principalmente quando as mudanças podem ser implementadas durante todo o processo – como é o caso do Agile.

Como identificar os benefícios do Agile e da gestão de produtos?

Pode ser difícil identificar a diferença do método ágil, do Agile e de uma gestão de produtos eficiente para os indicadores do negócio frente a uma gestão de projetos tradicional. Um ótimo exemplo pode ser através de um cenário numa empresa que deseja desenvolver um certo número de projetos durante um ano.

Com um time focado no desenvolvimento de um número imutável de projetos no ano para uma determinada área da empresa, as alterações do mercado podem passar totalmente despercebidas e acabar impactando negativamente a entrega final dos projetos. Outro ponto importante é que os projetos irão se manter inalterados, perdendo o valor no momento que foram entregues devido a não adaptação a estas mudanças que ocorreram ao longo do seu desenvolvimento.

Este é um exemplo clássico da gestão de projetos e da diferença para a gestão de produtos. Com um time focado no desenvolvimento através da metodologia ágil, tem-se como objetivo um produto que pode ser como exemplo o crédito. Nesta empresa que oferece soluções de crédito para os seus clientes, os indicadores do negócio e a gestão de produtos são ótimas formas de entender como o seu mercado consumidor está se comportando e como oferecer novos produtos e soluções.

Com este time ágil alocado para o desenvolvimento do produto crédito e com indicadores claros do negócio, pode-se mês a mês ou semana a semana acompanhar os números para demonstrar a evolução do produto e pode-se também ajustar a direção do time para o destino correto. Com isso, toda a empresa ganha com flexibilidade oferecida pelo Agile além da satisfação do cliente, já que o produto final fará muito mais sentido.

Saiba mais!

Entender a diferença entre a gestão de projetos e a gestão de produtos é um dos pontos importantes para conseguir visualizar corretamente os benefícios da adoção do Agile na empresa. Também é importante destacar que não se resume somente a diferença entre esses dois modelos de gestão e sim ter em mente que o melhor é estar atento aos indicadores do negócio para direcionar o time no desenvolvimento correto do produto.

Quer saber mais sobre outros temas interessantes para o mundo da tecnologia? Continue acompanhando as publicações no blog da Deal!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Perfil oficial da Deal, neste perfil falamos dos nossos conteúdos institucionais e notícias sobre o que acontece na empresa. :)

Comentários: 2

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp