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BigData Analytics e o impacto na Transformação Digital do seu negócio

O BigData Analytics é uma ótima forma de auxiliar os setores da empresa e impulsionar a transformação digital do negócio como um todo.

O conceito de BigData já é uma realidade em diversas empresas, transformando as análises realizadas em planilhas e tabelas simples cada vez mais antiquadas. Alinhado com conceito de Advanced Analytics, o BigData Analytics permite que por meio de softwares ou aplicações de alto desempenho, o negócio transforme dados em informação para a tomada de decisões estratégicas.

Ao utilizar este tipo de tecnologia, toda a transformação digital da empresa pode ser impactada diretamente e ser levada a um novo patamar, com aplicações práticas em diversos setores como o RH, o Supply Chain e até a área de Marketing. É importante que os profissionais destas áreas obtenham informações valiosas e confiáveis sobre o andamento de processos e sobre os indicadores do negócio como um todo.

A evolução do BigData passa por desde uma coleta de dados eficiente e vai até a sua integração com as mais diferentes bases corporativas e fontes de informação. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre como esta tecnologia pode impactar diretamente na transformação digital do seu negócio!

O conceito de BigData e a sua evolução em conjunto com o Analytics

O conceito de BigData não é novo na maioria das empresas e a atenção aos dados que são armazenados e trafegam pelos serviços oferecidos e consumidos pelo negócio agregam mais informação e melhoram a tomada de decisão. Esta tecnologia tem o potencial necessário para transformar diversos setores como a pesquisa científica, a administração, a área financeira e a operacional.

Uma evolução importante do BigData foi a integração com o conceito de Analytics, proporcionando que o BigData Analytics se tornasse como o padrão nas indústrias que se preocupam com o volume e a coleta de dados de maneira estruturada. Ao promover as melhores práticas para a administração dos dados do negócio, as práticas do negócio também podem ser aprimoradas com a melhora das decisões estratégicas.

Desta forma os executivos e o corpo gerencial conseguem receber insights valiosos e que irão direcionar o negócio nas melhores tendências do mercado. E atualmente as capacidades escaláveis de armazenamento de dados oferecem poucas limitações para o volume de dados que pode ser processado, permitindo cenários de análise em tempo real e aplicações que levam ao melhor desempenho do negócio a partir dos insights que são gerados com o Big Data Analytics.

Etapas importantes do BigData Analytics

A coleta de dados é uma das primeiras etapas e deve possuir um objetivo específico, como um ponto central a ser trabalhado para que o foco seja mantido na hora da geração de insights. Diferentes áreas da empresa podem ter diferentes focos e o armazenamento e coleta de dados podem ter como finalidade aplicações futuras.

Após realizada uma coleta de dados de forma eficiente, a limpeza de dados se coloca como um pré-processamento destes dados afim de gerar uma análise correta de possíveis falhas ou anomalias. Na inspeção dos dados coletados podem ser utilizados alguns métodos estatísticos ou até processos de transformação para a remoção e tratamento.

A análise de conteúdo e a mineração dos dados podem ocorrer de forma conjunta ou não, dependendo do tipo arquitetura de BigData e do nível de maturidade da empresa. O processamento dos dados para a identificação dos padrões pode fazer a utilização de técnicas avançadas como o aprendizado de máquina ou passar pela busca de respostas relevantes ao negócio – como o perfil de cada consumidor ou um possível gargalo durante o processo de produção.

A visualização das informações também é uma etapa importante e a construção de painéis e ferramentas que transformam essas informações obtidas para a fácil interpretação é uma ótima etapa para demonstrar aos tomadores de decisão o poder dos dados. As adaptações gráficas e o entendimento do público-alvo que utilizará aquela informação é uma ótima forma de entregar valor a análise realizada.

Outro ponto importante é a integração dos dados analisados e processados com outras fontes de dados – sejam corporativas ou externas – para que o BigData Analytics não ocorra de forma pontual. Integrar na cadeia de gerenciamento e de comando é uma ótima forma de manter a qualidade da informação e entregar uma verdadeira convergência entre as diferentes tecnologias.

O impacto do BigData Analytics na transformação digital do seu negócio

O BigData Analytics é aplicado para a otimização dos negócios e tem um impacto positivo na transformação digital da empresa como um todo. Ao promover uma melhor organização dos dados e da geração de insights, oferece benefícios nas mais diversas áreas.

  • A tomada de decisões é um dos focos de otimização do BigData Analytics, permitindo que a empresa se torne mais assertiva e promova uma cultura de visão estratégica com base nos dados. Visualizar tendências e as necessidades dos clientes é uma ótima forma de demonstrar o poder desta tecnologia.
  • A identificação de padrões pode auxiliar na identificação de público e perfis de consumo dos seus clientes, além de promover uma melhor integração das áreas como marketing e a operacional. Os dados corporativos também são uma ótima forma para identificar padrões internos e auxiliar na identificação de gargalos e falhas.
  • E graças a este tipo de análise e identificação, a otimização dos processos internos da companhia pode ser uma ótima forma de internalizar os benefícios do BigData Analytics.

O BigData Analytics no RH

Um RH moderno deve se preocupar além dos processos burocráticos e o BigData Analytics pode auxiliar na melhora dos resultados deste setor. Um dos primeiros exemplos é o da busca por candidatos que estejam alinhados com o perfil de uma vaga ou posição dentro da empresa e a análise dos dados do RH auxilia na hora de buscar características importantes de profissionais externos. O BigData Analytics pode já previamente selecionar um grupo de candidatos que possuem os requisitos necessários, facilitando a tarefa como um todo.

Outra tarefa do setor de RH e de gerenciamento de pessoas dentro da companhia que pode ser auxiliada utilizando o BigData Analytics é na avaliação de desempenho e identificação de potenciais líderes. As informações do negócio são uma importante ferramenta para entender o perfil de cada funcionário.

O BigData Analytics na Logística

A logística também é uma área que se beneficia da aplicação da tecnologia de BigData Analytics, uma vez que melhorar a tomada de decisão operacional na cadeia de suprimentos é uma ótima forma de otimizar a redução de custos e aumento da eficiência. Não apenas os dados diretamente ligados ao processo mas também dados dos dispositivos e sensores que compõem a logística do negócio podem gerar informações importantes.

Dados de GPS, sensores de presença, tags e até os RFID garantem informações importantes sem que haja de fato uma interação humana para que a coleta seja realizada – os sensores podem estar conectados diretamente com a arquitetura de BigData da empresa.

O BigData Analytics no Marketing

A área de Marketing também pode se beneficiar enormemente da aplicação das técnicas de BigData Analytics uma vez que pode construir perfis de consumo com uma ótima acurácia com base nos dados históricos dos seus clientes. Também podem auxiliar na previsão de demanda e na descoberta de novas tendências do mercado consumidor.

Saiba mais!

O BigData Analytics é uma área da tecnologia que impacta diretamente na transformação digital do seu negócio e pode promover diversos benefícios aos setores da empresa, auxiliando na visão estratégica e na tomada de decisões corretas.

Continue acompanhando o blog da Deal e saiba mais!

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Escrito por

Sócio Diretor da Deal - Formado Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP Pós Graduado em Administração pela FGV. Construiu mais de 21 anos de experiência em IT Management nos segmentos de E-Commerce, Turismo on-line e mercados de Incentivo e Fidelização e larga experiência no gerenciamento de plataformas de missão crítica, com alta performance e escalabilidade. Foi Gerente de TI no Submarino.com e B2W Viagens, Diretor de TI no Walmart.com, CTO na Belezanaweb, CIO do Grupo LTM e atualmente é sócio da Deal.

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