<!  Blog Deal >

Insights, tendências, tecnologia e mais!

Cadê a galera de tech?

deal tech

Como colunista de temas relacionados à tecnologia, inovação, gestão, startups, empreendedorismo e alta performance, eu preciso falar sobre o déficit de mão de obra qualificada na área de tecnologia.

É claro que isso não é de hoje. Desde 1995, época que entrei na área de tecnologia, eu sempre escuto o mesmo discurso: “faltam bons profissionais técnicos qualificados!”

Passados mais de 25 anos, como o problema ainda persiste? Para ser sincero, o problema só aumentou…

Se pararmos para refletir, podemos entender um pouco do porquê isso acontece.

 

 1) Escolas e professores obsoletos 

Pode parecer radical da minha parte, mas se você tem 40 anos ou mais, pare para conversar com qualquer jovem prestes a entrar na faculdade e você entenderá o que estou falando.

As matérias são as mesmas, a metodologia de ensino é praticamente a mesma, a maioria dos professores tem a mesma cabeça e conhecimentos de 20 anos atrás…

Obviamente, não podemos generalizar, mas, infelizmente, essa é a realidade da grande maioria das escolas e professores.

Atualmente, as escolas já deveriam ter 1 tela touch para cada aluno, sensores de presença com reconhecimento facial substituindo chamadas, parte das aulas deveriam ser remotas (sim, a pandemia já facilitou e agilizou essa parte, mas a que custo?), deveríamos ter aulas de desenvolvimento emocional e comportamental, aulas práticas, aulas sobre finanças, etc.

Quem nunca se questionou: “para que vou usar este cálculo na minha vida?” Rs

Enfim, apenas citei algumas ideias para não ser aquele cara chato que apenas crítica e nada sugere, rs.

 

2) Os pais também estão desatualizados 

Há poucos anos atrás, quando montamos uma unidade no interior de SP, entendemos claramente este ponto.

Contratamos cerca de 15 estagiários e, conversando com eles, o que mais ouvimos é que os pais deles estavam decepcionados em relação ao caminho profissional que os filhos escolheram. Alguns dos estagiários eram filhos de médicos, de veterinários, de concursados e, na cabeça destes pais, os filhos se tornariam comerciantes de hardwares ou técnicos de manutenção de computadores quebrados. Isso é sério e não faz muito tempo!

Você pode até pensar: “Ah, mas é no interior. Nas principais capitais é diferente…”

Garanto que o problema é o mesmo. Duvidam? Então, deem uma olhada em quais são os cursos mais concorridos nas universidades. É visível que há um baixo incentivo para cursos relacionados à área de Tecnologia de forma geral.

 

3)  Globalização 

Além de todos os problemas citados, ainda temos um enorme concorrente chamado mundo.

Todo ano vejo diversos colegas e colaboradores nossos saindo do Brasil para trabalhar nos EUA, Europa, Austrália, entre outros. Os motivos são diversos: segurança, qualidade de vida, carreira, etc.

 

Apesar dos problemas que citei acima, a área de tecnologia é incrível e tem muitas oportunidades! Além disso, as empresas mais valiosas do mundo são todas de tecnologia e o melhor: a nossa profissão é global! (Pense por um instante nas profissões de advogado, médico, dentista, etc. Elas são globais como as de TI?)

É muito importante olharmos para esses obstáculos e pensarmos em maneiras de transpassa-los. Essa não é uma tarefa simples, nem tão pouco rápida, mas se trabalhada e desenvolvida da forma correta, com certeza, gerará grandes frutos para nossa sociedade e país. Por isso, trago alguns conselhos:

  • Aos pais, busquem escolas e/ou cursos livres que ofereçam a matéria de programação. Vocês verão uma grande evolução em seu filhos e, além disso, poderá colher frutos positivos do que está plantando hoje;
  • Atualizem-se! Mesmo que TI não seja sua área, entender essa disciplina abrirá seus horizontes sobre o futuro para o qual a nossa sociedade tem caminho;
  • Estudem inglês. Além de ser a língua mais falada no mundo, ela muito utilizada na programação. Ou seja, saber inglês te deixará sempre um passo a frente, independentemente do caminho que você escolher seguir.

 

Se você chegou até aqui, compartilhe esse conteúdo em sua rede. Ele pode abrir os olhos de mais pessoas sobre o assunto e, também, fazer com que mais pessoas possam pensar em maneiras de resolver estes problemas.

 

Escrito por Fabio Hayashi.

Close Bitnami banner
Bitnami