Antes de começar o artigo, quero fazer algumas perguntas e preciso que você seja muito verdadeiro nas respostas:
- Você vai ao banco?
- Você faz compras pessoalmente?
- Você fecha as suas viagens presencialmente em agências de turismo?
- Você ainda fica em hotéis quando viaja?
- Você chama um taxi via cooperativa ou fazendo sinal com as mãos na rua?
- Você tem telefone fixo em casa?
- Você tem agenda telefônica de papel?
- Você usa fax?
- Você paga as suas contas em dinheiro?
- Você assina ou compra jornal impresso?
- Você tem ou usa um guia de mapas impresso?
- Você tem e usa uma máquina fotográfica ou filmadora?
- Você guarda um monte de papéis com o telefone e cardápio para pedir comida em casa?
- Você tem e usa toca CD ou toca fitas?
- Você envia cartas pelo correio?
Se você respondeu “não” para a maioria das perguntas, você não pertence mais à pré-história e está dispensado de ler esse artigo, rs!
Você ainda está aqui? Então, me diz, quantos “sim” você respondeu? 1? 2? 3? 10? Todos? Então, você deve ser um dos personagens do filme Croods!
Para quem não conhece “Os Croods”, trata-se de um desenho animado lançado em 2013 que retrata uma família da pré-história acostumada com uma rotina diária e que acaba tendo a sua caverna destruída. Depois disso, os Croods partem em uma aventura em busca de um novo lugar para morar, liderados por um garoto muito imaginativo que lhes ajuda a desbravar um mundo inteiramente novo. Provavelmente quem é pai de criança, como eu, já deve ter assistido e vai concordar comigo que o filme é show de bola e retrata bem os medos que norteavam a realidade da época.
Quem não assistiu, recomendo fortemente, pois é diversão garantida!
Agora, fazendo um paralelo com o filme, vejo que em pleno século XXI algumas empresas e pessoas ainda têm medo de se tornarem digitais.
Afinal, o que é se tornar digital?
Ser digital está muito além de comprar pela internet, tem a ver com a mudança de mindset. É testar o novo, estar aberto a mudanças e não ter medo de errar!
Como gosto de exemplos, vou compartilhar 10 hábitos digitais:
- Eu não vou mais ao banco. Uso aplicativos para pagar contas, acompanhar meus gastos e investimentos. Isso é tão real que, neste exato momento em que vos escrevo, tenho apenas R$ 10,00 em minha carteira e não lembro a última vez em que saquei dinheiro. Comprovantes? Tudo armazenado digitalmente em meu próprio banco, pois eles têm a obrigação em manter estes dados armazenados (fica a dica).
- Eu não uso mais táxi. Para distâncias curtas, tenho o hábito de usar bikes e patinetes compartilhados. Para corridas maiores, uso Uber ou 99.
- Eu raramente vou ao mercado. Além de vários supermercados já oferecerem as opções de delivery comprando pela web, existe o Rappi e o Ifood, que entregam tudo o que você quiser.
- Eu não uso agência de viagens, porque faço tudo pela internet. Gosto muito de usar um site chamado Hotwire. Nele, você compra às cegas o hotel, sabendo apenas a região. Só descobre depois que você pagou, rs. Se for para gastar menos ainda, vou de Airbnb.
- Eu não tenho mais telefone fixo em casa. Acho engraçado quando tenho que preencher dados cadastrais em algum local e eles ainda pedem algum número de telefone residencial. Quer falar comigo? Manda um whats!
- Eu não tenho mais TV por assinatura. Aqui em casa ninguém assistia e, com tantas opções de streaming e on demand, acho que é raro quem continua com TV por assinatura.
- Eu não carrego mais minha máquina fotográfica em minhas viagens. Preferi comprar um bom smartphone que suprisse esta e diversas outras necessidades.
- Eu não tenho mais ímãs de geladeira e nem folhetos de pizzaria em casa. Quero uma pizza? É só pedir pelo app e o meu preferido é o iFood!
- CD´s? Nunca nem ouvi falar, rs. Quando quero ouvir algo, é só escolher uma playlist no Spotify.
- Para ser honesto, sinto apenas falta do jornal impresso, porque agora tenho que comprar fraldinhas higiênicas para meu cãozinho Thor, rs.
Brincadeiras à parte, deu para entender que o mundo mudou e que é necessário mudar e se adaptar a ele, tanto no universo de pessoa física quanto no de pessoa jurídica.
Tem medo de cair em um golpe na internet? As empresas sabem dos riscos e estão prontas para te reembolsar e, acredite, você está ajudando estas empresas a melhorarem a segurança de suas plataformas.
Está complexo usar um determinado app/sistema? Pare de usar! As empresas perceberão a sua mudança de comportamento e, certamente, investirão em experiência do usuário!
O mais importante é: saia da gruta, Croods!
Se precisar de ajuda, conte comigo!
Escrito por Fabio Hayashi.