Fala, pessoal!
Hoje, o texto será prático, porquê vou compartilhar algumas dicas e atitudes que, no meu ponto de vista, me ajudaram durante a jornada empreendedora:
Mindset positivo
Sem sombra de dúvidas, essa é a principal atitude e dica que eu posso te dar!
Quem quiser se aventurar a empreender, sempre tem que acreditar que vai dar certo, que vai conseguir e que obstáculos existem para serem superados.
Não existe “não dá” ou “não tem como”. Sempre dá, talvez você ainda não tenha descoberto como resolver ou te falte preparo, mas, no final, sempre tem que dar certo.
Eu mesmo testei bem meu mindset nesses últimos anos… Minha empresa passou pelas crises, pandemia, crise global… É claro que, cenários assim, afetam a todos, mas posso dizer que por aqui o desânimo, a descrença, a falta de rumo bateu à porta, mas, no final de cada santo dia, eu afirmava para mim mesmo: “mais uma batalha vencida! Vai dar certo! E, mesmo se der errado, eu posso empreender em qualquer lugar do mundo!”.
Minha cabeça ficava assim o tempo todo, buscando o como fazer dar certo… E deu!
Atitude ousada
Mais um ponto que faz toda a diferença.
Lembro-me de um fato marcante antes de montar a Deal. Eu estava prestando serviços em um banco oriental e, para quem não conhece a cultura, os japoneses são mais conservadores, cautelosos e reservados.
Certo dia, meu chefe me chamou e perguntou como estava o meu inglês. “Consigo me virar”, respondi a ele. Ele disse que o CEO do banco gostaria de tomar um café da tarde com todos os colaboradores de TI, mas que haviam poucos que falavam inglês e perguntou se eu poderia conversar com o CEO e eu não pensei duas vezes!
“Claro que sim”, disse. Também aproveitei para perguntar como seria esse café, até que horas iria, se haveria algum protocolo a ser cumprido e ele me deu carta branca para que eu me sentisse à vontade.
Ao chegar na sala do CEO todos foram entrando e se acomodando. Percebi que a grande maioria tinha até vergonha de se servir com o que estava ali à disposição. Inclusive, pasmem, havia uma garrafa de whisky em cima de uma mesa!
Mesmo sendo ousado, confesso que, naquele momento, deu um friozinho na barriga, pois não sabia o que conversar com o “japa mor” e, então, não pensei duas vezes. Decidi abrir a garrafa de whisky que, inclusive, estava lacrada.
Nesta hora, a sala inteira ficou em silêncio. Deu até para ouvir o lacre sendo quebrado! Rs
O frio na barriga aumentou, mas a loucura estava feita! Coloquei uns gelinhos no copo, o enchi e fui de peito aberto conversar com “o cara” enquanto todos ficavam olhando para mim com cara de pânico.
Resumo da ópera: atitudes ousadas fazem a diferença. O CEO me adorou! Naquele curto espaço de tempo, demonstrei a ele ousadia, segurança, conhecimento nos assuntos que conversamos e empatia ao puxar assunto com ele.
Always Learning
Se você tem aquele amigo que te diz: “chega! Já estudei muito na vida, não quero nem saber de estudar mais”. Vou te dar um conselho: fuja!
Seja um eterno aprendiz! Seja incansável por conhecimento. Quanto mais conhecimento, maior o seu preparo e mais seguro você será.
Lembre-se de buscar conhecimento em todas as áreas e não somente na qual você se especializou. Busque aprimorar o seu conhecimento pessoal, profissional e espiritual.
É tímido? Faça um curso de teatro. Tem vergonha de falar em público? Procure um curso de oratória. Está sem dinheiro? Procure por cursos gratuitos, a internet está cheia deles! Sem tempo? Reorganize as suas prioridades.
Honre o combinado
Você tem algum colega que é o “espertão” e vive passando os outros para trás? Fuja novamente!
Momentaneamente, essa pessoa pode até se dar bem, mas o mundo se encarrega de devolver tudo aquilo que foi plantado.
Além de ético e correto, honrar o combinado gera uma imagem positiva sobre você e o seu negócio. Mesmo que você tenha se arrependido, honre. Afinal, o exemplo arrasta.
Seja hábil com pessoas
Para a grande maioria das pessoas, empreender é coisa de louco. Logo, entenda que você irá precisar de muita habilidade para convencer pessoas a acreditarem na sua loucura. O poder de persuasão é algo essencial para um bom empreendedor.
Lembre-se: você não é um sonhador, você é um projetista do futuro. E, claro, um bom realizador, honra aquilo que foi combinado!
Espero que essas dicas simples te ajudem na aventura que é empreender.
Abraços e até a próxima!
Escrito por Fabio Hayashi.