Como você já sabe, em uma equipe ágil e saudável, temos três papéis bem definidos no processo de desenvolvimento. O Scrum Master, o facilitador de uma equipe de desenvolvimento, o Product Owner, o responsável pela visão do produto e pelos resultados deste produto no mercado e a figura do time de desenvolvimento, responsável por criar o produto de qualidade que satisfaça essa visão. Porém, neste artigo quero chamar sua a atenção para o Agile Coach.
Mas por que começamos o artigo lembrando dessas definições já bem conhecidas por nós e que fazem parte de projetos ágeis?
Porque o Agile Coach é o profissional responsável por preservar a estrutura ágil usada na empresa e treinar equipes, mesmo aqueles que já façam parte do processo e desempenham as funções que lembramos neste momento.
O Agile Coach se tornou estratégico para as empresas
Com agilidade, as perguntas sobre escopo, cronograma, orçamento, estratégias e abordagens técnicas são respondidas de forma mais assertivas por todos aqueles que fazem parte de um time ágil.
Entretanto, verificou-se que com o passar do tempo, princípios importantes da metodologia Ágil estavam esquecidos, mesmo que todos os ritos do Scrum sejam religiosamente executados.
O Agile Coach ajuda sua empresa a garantir que suas equipes entendam, adotem ou aperfeiçoem os mecanismos básicos da metodologia e as razões pelas quais são importantes. O Agile Coach permite ainda que você lide com os desafios à medida que eles surgem. Desta forma, é possível ajudar as organizações de diferentes maneiras:
- Escrevendo ótimas histórias de usuários
- Otimizando as sessões de preparação de backlog
- Criando e otimizando equipes auto-organizadas
- Aperfeiçoando a definição de feito
- Criando retrospectivas produtivas
- Adotando técnicas eficazes para atacar os impedimentos
- Criando um ambiente eficaz e produtivo para Scrum Masters, Product Owners e membros da equipe
É nesse ambiente, que o Agile Coach navega, orientando os times a melhorar suas entregas, reduzindo desperdícios e atendendo cada vez melhor o cliente.
Essa abordagem tem sido estratégica para muitas empresas, fazendo com que muitos profissionais experientes se tornem um Agile Coach para atender a esse demanda crescente nas organizações.
Mas como se tornar um Agile Coach? Vamos entender melhor essa resposta.
Como se tornar um Agile Coach?
O mais importante nessa transição para um Agile Coach é entender a responsabilidade de conduzir as equipes a gerarem melhores resultados nos projetos atuais e futuros.
1. Para se tornar um Agile Coach é preciso formação e experiência
Um Scrum Master com experiência em levar as equipes do projeto que participa para além do básico do Scrum, tende a ser um Agile Coach. Aliado a essa experiência, é preciso desenvolver habilidades ligadas ao ensino, orientação, mediação de conflitos, resolução de problemas e coaching profissional. Tudo isso em um contexto ágil.
2. Mais importante do que qualquer curso, é preciso ter prática
Aprender sobre qualquer um desses aspectos ligados ao coaching é útil e há cursos de Agile Coach para ajudá-lo a fazer isso. Porém, mais importante do que qualquer curso será ter a prática necessária que vai levar você a se tornar um Agile Coach.
A experiência com as equipes em projetos ágeis servirão para presenciar situações que mostram, muito claramente, onde estão as lacunas e fraquezas em suas habilidades. Quando isso acontecer, desenvolva ou melhore essa habilidade em particular. As aulas podem ajudar, mas treinar equipes ágeis não é uma atividade acadêmica. Agile é uma prática ativa.
Podemos descrever 8 importantes elementos na composição de um Agile Coach:
- Mentor
- Consultor
- Coach
- Conselheiro
- Agente de Mudanças
- Facilitador
- Líder Lean
- Instrutor / Professor
Vale destacar ainda que elementos relacionados ao domínio técnico, de negócios e de transformação agregam ainda mais um perfil ligado ao Agile Coach que estiver contribuindo em um ambiente convergente entre o técnico e negócios.
Estrutura de Competências de um Agile Coach
Além da capacidade de aprender e compreender as estruturas ágeis ao nível teórico e prático, o Agile Coach precisa desenvolver princípios e valores que o norteia nas ações a serem aplicadas em times de desenvolvimento ágil, Product Owner e Scrum Master dos projetos.
- Coaching profissional – Habilidade para atuar como coach, buscando o interesse do cliente, determinando a direção, ao invés de colocar a expertise ou opinião do coach.
- Capacidade de realizar mentoria – Transmitindo a experiência, o conhecimento e a orientação para ajudar no desenvolvimento de outras pessoas nos mesmos domínios de conhecimento ou experiências.
- Capacidade de ensino para compartilhar o conhecimento certo – Ensinar no momento certo e da maneira correta, para que indivíduos, equipes e organizações transformem o conhecimento para o seu melhor benefício.
- Domínio Técnico – Capacidade de arquitetar, conceber, codificar, testar ou realizar alguma outra prática técnica, com foco na promoção de habilidades através do exemplo e do ensino prático.
- Foco em negócios – Capacidade de aplicar estruturas de gestão e estratégia de negócios para empregar o conceito ágil como uma vantagem comercial competitiva com técnicas de inovação de produto, abordagens de gerenciamento de processos de negócios baseadas em fluxo e outras técnicas relacionadas à inovação no domínio de negócios.
- Aptidão para transformação – Capacidade de facilitar, catalisar e liderar a mudança e a transformação organizacional. Essa área se baseia no gerenciamento de mudanças, na cultura e desenvolvimento organizacional, no pensamento sistêmico e em outras ciências comportamentais.
Agile Coach e o mercado de trabalho
Para o mercado de trabalho, o Agile Coach é um treinador corporativo que interage com os funcionários para garantir a execução mais eficaz dos padrões corporativos. Esses “treinadores” são normalmente empregados para fazer melhorias ambiciosas na motivação, nas habilidades ou na fluência social dos trabalhadores, e muitos são avaliados através dos seus perfis públicos antes de serem contratados.
Basicamente, existem três variedades de Agile Coaches com subconjuntos de especialização mais definidos:
- Coaches técnicos – Que trabalham com desenvolvedores e devem estar familiarizados com codificação e integração;
- Coaches de processos / gerenciamento – Fornecem orientação em liderança e implementação;
- Coaches não diretivos – Fornecem ajuda individualizada para pessoas que tentam resolver vários problemas privados.
A média salarial para esse profissional gira em torno de R$ 6.000,00 a 16.000,00. Critérios como experiência, habilidades e a cidade para onde a vaga será aplicada interfere diretamente nessa variação salarial.
O papel do Agile Coach em um ambiente de desenvolvimento
Por fim, o Agile Coach pode ajudar com intervenções para casos em que a equipe está passando por problemas ou não está seguindo mais as práticas ágeis.
A disponibilidade de um profissional como o Agile Coach proporciona tranquilidade às equipes ágeis, garantindo que as melhores práticas sejam seguidas. O coach atua como mediador, mentor e facilitador de toda a equipe, ajudando-a a aprender técnicas que promovem forte colaboração e comunicação que resultem em um produto final de alta qualidade.