O RPA tem sido amplamente comentado e vem ganhando força com o número crescente de aplicações de sucesso nas empresas que buscam a automatização de tarefas via software e a melhoria da produtividade como um todo para o seu negócio. Com isso, os processos corporativos ganham um novo aliado ao entregar mais qualidade e confiança na sua execução.
Por conceito, o RPA (sigla para Robotic Process Automation ou em português Automatização de Processos Robóticos) é alguma ferramenta de software previamente programado ou desenvolvido especificamente para aquela tarefa e que a executa de forma autônoma e sem a necessidade de interação humana. As aplicações reais do RPA são valiosas fontes de informação e demonstram o incrível poder de transformação digital, como o monitoramento remoto de processos, a geração de relatórios e até atividades de setores como o RH.
Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre a importância do RPA e algumas aplicações reais e que agregam valor a transformação digital.
O RPA e a sua evolução ao longo do tempo
A automatização de processos via software não é um conceito novo e já vem sendo implementado em diversas ferramentas de tecnologia ao longo do tempo, mesmo sem a correta definição que aquilo viria a ser um RPA. O seu conceito principal vai da realização de uma função principal ou importante do sistema de forma automática, uma vez que também pode ser configurado para execução em alto volume e até para realizar repetições em conjunto com outras execuções.
Desde registros, consultas e transações, os RPAs evoluíram ao longo do tempo para entregar mais agilidade e economia nos custos da realização dos processos da empresa. Outro ponto importante é a garantia da execução daquele serviço com alta qualidade, uma vez que o robô irá manter o mesmo padrão de trabalho.
Com o tempo, outro campo da tecnologia também evoluiu e convergiu para trabalhar em conjunto com as ferramentas de RPA. A inteligência artificial vem crescendo enormemente nos últimos anos e está promovendo uma revolução na forma como os humanos estão interagindo com a tecnologia, entregando mais simplicidade e eficiência aos sistemas.
O RPA em conjunto com a IA e o Machine Learning
Com a convergência de tecnologias, o Machine Learning (com uma tradução para o português como aprendizado de máquina) também vem se tornando uma realidade e os sistemas ganharam a capacidade de aprender de acordo com o andamento de novos processos e realizar ajustes nos processos já existentes.
Sistemas totalmente independentes e que tomam decisões complexas e executam ações igualmente complexas de forma totalmente autônoma ainda pode parecer uma realidade distante, mesmo com a evolução tecnológica crescente.
Um ótimo exemplo é o robô que limpa sujeira, pó e até passa pano em determinados ambientes. Este robô automatiza o processo de limpar a casa e em conjunto com o aprendizado de máquina, aprende o layout e formato dos cômodos, além de evitar obstáculos. Um ponto importante é que este robô ainda não consegue limpar o seu reservatório interno de sujeira – pois não foi programado para aprender a executar essa tarefa.
O RPA em conjunto com a inteligência artificial e o aprendizado de máquina pode aproximar a tecnologia dos humanos, principalmente ao conseguir automatizar processos sem de fato programá-los – apenas utilizando do exemplo e da demonstração de como executar a tarefa, repetidas vezes.
O poder de impacto do RPA na transformação digital e em aplicações reais
A utilização do aprendizado de máquina e de análises avançadas em dados históricos e informações em tempo real do sistema consegue agregar muito mais valor ao seu RPA. Quando a tecnologia é utilizada em conjunto e consegue-se convergir numa execução única, o impacto na transformação digital do negócio é o melhor possível.
Aplicação do RPA no monitoramento da execução de tarefas
Uma das principais formas de se utilizar o RPA é no monitoramento da execução de tarefas. Este monitoramento pode ser de tarefas realizadas por humanos e até tarefas realizadas por outros robôs – isso mesmo, robôs gerenciando robôs! A ideia central neste tipo de aplicação é detectar qualquer anomalia ou indicador de que está ocorrendo algo fora do padrão de qualidade ou que foi previamente definido.
A sua configuração pode ser simples e não exigir tanto de conhecimentos específicos e um dos grandes benefícios deste tipo de aplicação é o monitoramento constante, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Aplicação do RPA para o setor de RH
Um ótimo exemplo de aplicação real do RPA é no setor de RH, que geralmente lida com uma diversidade de tarefas repetitivas e que a sua execução pode ser considerada como fácil de ser mapeada. O rastreamento da planilha de horas dos colaboradores, a execução dos cálculos para a folha de pagamento e até a confecção de contratos específicos do setor são tarefas que passíveis de automatização.
Aplicação do RPA para o setor financeiro
Uma aplicação real se faz no setor financeiro, uma vez que questões como o processamento de pedidos, de pagamentos e até de ordens de cobrança podem ser acompanhados por um RPA. O grande volume de informação e de documentos pode gerar uma confusão nos colaboradores da área e os robôs auxiliam neste tipo de execução.
Aplicação do RPA para o setor de saúde
O setor de saúde também tem se beneficiado da aplicação dos RPAs para monitoramento da saúde de pacientes – num exercício, imagine uma situação onde um hospital possui alguns pacientes em leitos e que necessitam de acompanhamento constante da sua saúde. Um profissional deve passar em todos os quartos e checar como estão os indicadores e realizar essa checagem diversas vezes ao dia.
Com o RPA essa tarefa se torna muito mais fácil e prática, além de conseguir realizar um monitoramento em tempo real de todos os pacientes. Caso algo saia do que foi previamente configurado, o sistema dispara um alarme para que seja realizada a verificação.
Saiba mais!
O RPA já possui um importante papel e pode agregar muito mais valor em qualquer etapa da transformação digital, principalmente quando combinado com outras tecnologias como a inteligência artificial e o aprendizado de máquina. Além disso, o RPA pode se integrar com os mais diferentes sistemas e melhorar a eficiência operacional do seu negócio.
Continue acompanhando as publicações no Blog da Deal e saiba mais!