Com toda a certeza você já sentiu que 24 horas era pouco tempo para dar conta de tantas responsabilidades e compromissos. No fundo, todos gostaríamos de ter algumas horas úteis a mais para colocar uma leitura em dia, passar mais tempo com a família ou iniciar aquele projeto que está engavetado há anos, mas – feliz ou infelizmente – isso não é possível. Todos os dias nós ganhamos 24 horas de presente e precisamos usá-las da maneira mais produtiva e proveitosa possível.
Ainda bem que, antes de nós, outros já tiveram essa mesma dificuldade. Por isso, desenvolveram ferramentas e métodos de gestão de tempo que podem nos ajudar a gerir melhor o nosso tempo:
Esconda o seu celular
De acordo com o relatório da consultoria AppAnnie (2021), os brasileiros passam, em média, 5,4 horas por dia no smartphone entre aplicativos sociais, WhatsApp e TikTok. Se você é influencer ou trabalha com redes sociais, eu dou um desconto, mas se não, fica difícil defender 😂
Brincadeiras à parte, se eu te desse 5 horas a mais todos os dias, você faria bastante coisa, não é mesmo? Pois bem, essas horas estão aí! Joga o celular pro lado – olha que oportunidade incrível de desenvolver seu autocontrole 😅 – e coloque as tarefas atrasadas em dia.
Cuide do seu tempo
Dedique um tempo para se conhecer, definir os seus objetivos e prioridades e, principalmente, analisar o uso atual do seu tempo.
Faça um checklist de suas tarefas e aplique a matriz de Eisenhower. Com ela, você divide as tarefas com base na urgência e importância de cada uma.
Estabelecer uma rotina (sua mãe sempre te aconselhou isso, não é?) e listar suas tarefas diárias – entregas, cursos, exercício físico, tarefas domésticas, etc. – também irá ajudá-lo. Você pode usar agendas, planners ou aplicativos para isso. Para cumpri-las, você pode usar a técnica Pomodoro:
Valorize e otimize o seu tempo
Uma coisa é certa e inegável: o mundo – e o nosso tempo – passou por uma transformação significativa com o surgimento do trabalho remoto e do modelo anywhere office.
Os maiores benefícios de se trabalhar nesse modelo são:
- Eliminar descolamentos: quem trabalha de casa sabe como é tranquilizador acordar atrasado e pensar que está tudo bem, porque o seu computador está logo ali e você não precisa encarar conduções lotadas e trânsito para chegar no seu posto de trabalho. Esse é um cenário caricaturado, mas não se deslocar otimiza nosso tempo e nos ajuda a evitar o stress #paz;
- Flexibilidade e equilíbrio de vida: você consegue ajustar sua jornada de trabalho à sua vida pessoal. Não precisamos mais escolher entre trabalho e família, saúde e lazer. Hoje, eu posso viajar com meu notebook e trabalhar de qualquer lugar.
O que eu quero dizer com isso? Priorize o seu tempo e trabalhe em um lugar que também o valorize. Busque uma empresa que sabe como o tempo é valioso, finito e, acima de tudo, entenda que não é necessário um espaço físico para que você desenvolva um excelente trabalho.
Aqui na Deal isso é uma realidade e eu, por exemplo, consigo aproveitar muito melhor o meu tempo, coisa que não era possível em experiências anteriores. #VemSerDeal
Ninguém nasce sabendo gerir o tempo, mas essa é uma habilidade que pode ser aprimorada com prática constante. Seguindo estes simples passos – criar uma rotina, utilizar ferramentas de gestão de tempo, eliminar distrações e encontrar formas de otimizar seu tempo – você pode ser mais produtivo e ter mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Escrito por Karine Casanova Soares.