Blog Deal

Insights, tendências, tecnologia e mais!

O papel da Inteligência Artificial na Eficiência Operacional

A eficiência operacional é o foco de organizações que querem atingir resultados e crescer de forma sustentável.

Por isso, vamos falar brevemente sobre alguns dos indicadores de eficiência operacional, como a Inteligência Artificial (IA) se relaciona com eles e pode transformar a maneira com que empresas otimizam operações.

Indicadores de eficiência operacional

  • Tempo de ciclo: este é um indicador que mede o tempo necessário para concluir um processo, desde o início até o fim. Reduzir o tempo de ciclo é essencial para a eficiência, pois implica em entregas mais rápidas e custos operacionais menores;

  • Taxa de erros: o indicador avalia a precisão das operações, sendo um indicativo da eficiência operacional e do grau de retrabalho necessário;

  • Produtividade da mão de obra: este indicador compara a produção de uma equipe em relação ao tempo e recursos investidos. Uma alta produtividade da mão de obra é um sinal de eficiência operacional.

Agora, você pode estar se perguntando: e o que a Inteligência Artificial tem a ver com isso?

A IA é como um computador que tem um super processamento e consegue aprender com as informações de coleta. Essa tecnologia consegue processar enormes conjuntos de dados, identificar correlações complexas e prever tendências e problemas.

Já consegue enxergar a importância da IA num cenário em que o foco é a eficiência operacional?

Além disso, a IA pode automatizar a coleta e análise de dados em tempo real, proporcionando uma visão instantânea do desempenho operacional. Isso permite que as empresas tomem decisões com base em informações de forma ágil e identifiquem áreas de melhoria rapidamente e, até mesmo, antecipem problemas antes que estes afetem significativamente as operações.

Usar Inteligência Artificial na análise desses indicadores amplia significativamente a eficácia deles e é um movimento que o mercado já tem feito. Segundo pesquisa da PwC, a inteligência artificial vai adicionar 15,7 trilhões de dólares no mundo até 2030. Ainda segundo especialistas, até 2026 a IA atingirá maturidade nos negócios e isso já tem se mostrado uma realidade de acordo com a notícia da revista Exame sobre empresas brasileiras já estão transformando seus resultados e serviços com essa combinação.

Ao enxergar esse movimento, a Deal em parceria com o MIT Sloan School of Management, criou um estudo sobre os desafios da IA e seu impacto na eficiência dos negócios. Para se aprofundar, clique no banner abaixo:

Close Bitnami banner
Bitnami