Embora a produtividade no trabalho e a análise de dados não sejam conceitos novos, ainda há uma grande dificuldade, para empresas de todos os setores, em definir qual a melhor maneira de quantificar e enxergar a geração de valor que um determinado trabalho e/ou projeto geram.
Umas das principais questões levantadas quando falamos em metrificar o trabalho é que as análises desses dados ainda são vistas como uma forma de punição e não de reflexão. Números expressivos e entregas significativas não são, necessariamente, sinônimos. Ou seja, nem sempre os resultados são condizentes com o volume de trabalho apresentado.
Análise também significa investigar
O que você faz com os dados apresentados pela sua plataforma de gestão? É muito comum que as pessoas ainda associem números expressivos à qualidade de trabalho, porém, é necessário fazer a distinção e compreender que métricas não são um mecanismo de repreensão. As métricas servem para interpretação e identificação dos primeiros indícios de pequenos problemas que, em um futuro próximo, podem se tornar grandes e difíceis de controlar.
Existem diversos fatores que podem influenciar o desempenho da sua organização e os dados serão os verdadeiros guias em um processo de otimização e alavancagem.
As métricas ajudam a definir metas de equipe e, consequentemente, a avaliar a execução do trabalho desenvolvido, pois indicam se o time alcançou ou não o que foi definido no planejamento. Além disso, elas ajudam na previsão de problemas, na atuação ativa (não mais reativa) e tomada de decisões certeiras, sem suposições.
Por falar em suposições, este é um ponto de atenção no dia a dia como gestor de um departamento. Não agir de maneira precipitada e embasar tomadas de decisões é o que permite que os resultados sejam alcançados de maneira assertiva.
A análise de dados desenvolve a sensibilidade em relação ao trabalho e traz uma visão muito mais nítida de tudo. Embora o objetivo de muitas empresas seja garantir um número expressivo de entregas para gerar receita, nem sempre volume e rapidez garantem qualidade e, muito menos, valor.
O DashXpert, nossa solução desenvolvida para escalar negócios, ajuda empresas a analisarem dados de performance e produtividade dos seus times e produtos de maneira unificada, por meio de uma única plataforma que fornece métricas baseadas em dados relevantes e confiáveis em tempo real e de forma simplificada.
Saiba mais em https://www.deal.com.br/dashexpert/ ou agende uma conversa com nosso time de especialistas enviando um e-mail para deal.marketing@deal.com.br.