O principal objetivo de qualquer empresa ao desenvolver um novo produto digital é entregar valor, ser relevante para o cliente e garantir uma boa experiência ao usuário. Estes pontos são muito importantes na criação de um produto, mas talvez a etapa mais importante de todas seja a de questionar: “o que o cliente espera do meu produto? Quais as dores do meu cliente e como meu produto as soluciona?”
A Tradeback, empresa que otimiza verbas comerciais e de trade marketing, e que oferece soluções de cashback para mercado, já tinha uma vasta experiência com a indústria e queria expandir sua atuação para o varejo, mas não sabia o esse setor precisava e buscava por soluções voltadas à cashback e qual seria a melhor maneira de atendê-los.
A Deal, como parceria estratégica, apoiou a Tradeback no processo de Product Discovery que tinha como objetivo levantar a maior quantidade de informações possíveis sobre as necessidades e dores das redes varejistas.
O Product Discovery é um processo que estuda as possibilidades e viabilidade do desenvolvimento de um projeto digital, e o foco deste tipo de metodologia é o usuário.
Quem dita as regras é o consumidor. É dele que os principais insights vêm, afinal, o consumidor é quem possui todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto.
Esse processo foi conduzido por uma equipe de UX Research (Pesquisa de Experiência de Usuário), responsável por definir quais os melhores meios de realizar pesquisas, levantar dados e trazer informações que serão transformadas em ideias e soluções para o produto que está em desenvolvimento. Com essas informações, foi possível encontrar novos caminhos para entender o público a quem a solução se destina e, assim, atender as suas expectativas.
As pesquisas realizadas durante o processo de criação deste produto digital foram:
● Desk Research ou pesquisa secundária: pesquisa por dados de fontes já existentes. Levantamento de dados disponíveis em portais de notícia, artigos científicos e outras pesquisas realizadas sobre o assunto;
● Matriz CSD: levantamento de dados a partir de certezas, suposições e dúvidas;
● Mapas de calor: ideal para identificação de pontos mais e menos acessados em produtos digitais;
● Diagrama de afinidades: metodologia para criar padrões de repetição entre as informações e gerar insights a partir dos dados coletados.
Isso possibilitou descartar ideias que não tivessem relação com os objetivos do negócio e as necessidades dos futuros usuários, tudo isso com muito mais facilidade e agilidade.
Ao desenvolver um novo produto ou serviço digital o principal foco é entender para atender.
Com esse processo, construímos uma cultura baseada em métodos de Discovery, a validação da solução pela visão dos usuários finais (PDV e Varejista), definição do Time to Market e trouxemos assertividade na construção da nova solução voltada ao varejo da Tradeback.
Para saber mais sobre esse processo, escute o nosso podcast, e veja o que a Tradeback fala a respeito da nossa parceria.
A Deal também pode ajudar a sua empresa no processo de Product Discovery e a transformar o seu negócio de ponta a ponta, desde a estratégia até a execução.
Envie um e-mail para deal.marketing@deal.com.br e agende uma reunião com um de nossos consultores.