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Onde você está na sua agenda?

pessoas e cultura

Um hábito muito comum é reservar momentos na agenda para participar de reuniões, desenvolver projetos, ministrar treinamentos, realizar cursos, sair com os amigos, visitar os parentes, ir ao mercado, pagar boletos, entre outras tantas atividades. Todos os dias são inúmeras tarefas para concluir, prazos para atender e, nessa correria, não é incomum esquecer de nos inserir nessa agenda.

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é uma questão crucial que afeta diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas e, com o aumento das demandas profissionais e a crescente necessidade de atender as expectativas da vida pessoal, muitas vezes temos dificuldades para manter um equilíbrio entre esses dois aspectos importantes da vida.

Segundo um estudo da Universidade de Stanford, essa falta de equilíbrio pode levar a problemas de saúde física e mental, bem como a uma queda no desempenho profissional. O estudo conclui que “os colaboradores que trabalham longas horas, muitas vezes à custa de sua vida pessoal, têm maior probabilidade de sofrer de fadiga, estresse, ansiedade e depressão, o que afeta sua capacidade de tomar decisões e de trabalhar de forma eficaz”.

Além disso, segundo a psicóloga organizacional e coach, Silvana Prado, “o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental para garantir a qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade e a eficiência no trabalho”.

É claro que as empresas têm o importante papel de auxiliar seus colaboradores a encontrarem este equilíbrio por meio de iniciativas que ofereçam benefícios como autonomia, flexibilidade e que promovam o bem-estar de seus colaboradores. Além das práticas adotadas pelas empresas, é fundamental que o próprio colaborador (que antes de tudo é um indivíduo) entenda a importância de equilibrar essas duas esferas de sua vida.

Por isso, trouxe algumas dicas de como começar ainda hoje a se priorizar:

  1.  Pratique exercícios: a prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo. Aqui da Deal temos benefícios como Gympass, Totalpass, entre outros;
  2.  Faça terapia: um dos grandes pilares da saúde humana é a saúde mental e fazer terapia ajuda a desenvolver o autoconhecimento, os sentimentos, as relações interpessoais e a inteligência emocional;
  3.  Alimente-se de forma saudável: uma alimentação saudável e equilibrada traz mais energia, melhorias no funcionamento do sistema imune e do rendimento e concentração no trabalho, além de ajudar na prevenção de doenças;
  4.  Tenha um hobby: ter um hobby nos permite desenvolver as habilidades e talentos naturais, além de conhecer novos potenciais. O hobby também contribui para se desconectar da rotina estressante e serve de antídoto para a depressão, a ansiedade e o nervosismo em geral;
  5.  Tenha períodos de descompressão: ter momentos tranquilos e divertidos com amigos e familiares ajuda na saúde emocional, traz tranquilidade, possibilita abrir nossa mente e melhorar nosso percurso pessoal como um todo.

A ideia dessas dicas é que você crie um compromisso com você (com invite na agenda e tudo) e procure não falhar consigo. Entenda: a pessoa mais importante em sua vida é você.

A adoção de práticas que promovam a qualidade de vida e a saúde física e mental traz benefícios tanto para a vida pessoal quanto profissional e, como afirmou Richard Branson, fundador da Virgin Group, o “equilíbrio é não deixar que nenhuma faceta da sua vida tome o controle absoluto – não deixar que o trabalho ou o lar assuma totalmente o controle”.

Na Deal, nossos Dealmakers estão sempre em primeiro lugar e nós trabalhamos para oferecer a eles melhor jornada profissional. Então, se você busca por mais equilíbrio na sua vida, vem ser Deal.

 

Escrito por Mayara Cruz.

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