<!  Blog Deal >

Insights, tendências, tecnologia e mais!

A importância de ter um propósito

Ter um propósito nada mais é do que ter muito bem definido aquilo que se busca alcançar durante a sua trajetória, sua vida. Não existe certo ou errado, melhor ou pior, existe o momento certo para buscá-lo!

Algo simples de explicar, mas difícil de aplicar….

A verdade é que nem todos estão preparados para ter clareza do seu propósito, mas por que será? Infelizmente, a grande maioria das pessoas ainda não resolveu a básico da pirâmide de Maslow, ou seja, ainda estão correndo atrás das necessidades básicas, como ter o que comer, onde morar, ter uma família estruturada, ter um emprego, para, aí sim, pensar em buscar algo maior.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se essa é a sua realidade, tudo bem, não faço juízo de valor e entendo a individualidade de cada um, até porque eu saí do zero. Porém, isso não significa que você não possa ter um norte, um plano para mudar a sua situação.

Quando eu ainda era jovem, o meu norte era: ser uma pessoa bem-sucedida! Para mim, ser bem-sucedido era ter uma boa saúde, bons amigos, casar, ter filhos e ter grana o suficiente para não precisar fazer contas no final do mês. Quando falo isso, não quer dizer que eu quisesse ostentar ou gastar como se não houvesse o amanhã; eu apenas queria apenas ir a bom restaurante e aproveitar o momento, sem me preocupar se aquele gasto me faria falta no final do mês. Entende?

Então, esse foi o meu primeiro propósito, mas, no fundo, eu ainda sentia necessidade de buscar algo maior.

Estava cansado de reclamar dos nossos políticos, da corrupção, de como as coisas eram e, por isso, eu decidi agir e o meu norte mudou para: ser grande para ter poder. Afinal, com poder, eu poderia mudar o país.

Mas eu esqueci de um detalhe: o poder cega! Por isso, parei tudo, voltei para a prancheta e refleti um pouquinho mais.

Então, depois de 10 anos empreendendo, aprendendo muito e resolvendo todas as minhas necessidades básicas, eu consegui definir o meu real propósito: contribuir para um mundo melhor através do meu próprio exemplo!

Como acredito que o universo conspira, ao ter clareza sobre o meu real propósito, parece que ele resolveu me testar para saber se eu realmente conseguiria praticar tudo aquilo que me propus a fazer…

De 2014 em diante a minha vida na terrinha tupiniquim foi bem difícil!

Se empreender no Brasil já não é fácil, imagina como foi empreender durante este período de recessão. Foram diversos os momentos de decepções e uma vontade enorme de largar tudo.

Sabe o que me segurou? O propósito! Afinal, mar parado nunca fez bom marinheiro, e dar exemplo em ambiente calmo e tranquilo é fácil. Quero ver dar exemplo no meio do olho do furacão!

Eu assumi um desafio diário e pessoal de evoluir a cada dia da minha vida, deixando um legado de bons exemplos e ajudando mais pessoas a procurarem o mesmo caminho da evolução. Esse era o meu principal desafio e, ao mesmo tempo, o que mais me motivava a continuar o meu legado.

Sei que transmitir experiência em poucas palavras é complicado, então, se você se sentiu inspirado e quer ajuda para encontrar o seu propósito, deixo aqui um site que me ajudou bastante: https://www.ikigaibrasil.com/

Procurem pelo Eduardo Almeida e podem falar que eu o indiquei. Acredito que ele poderá te ajudar a encontrar o seu propósito (ou melhor, o seu Ikigai). ☺

Espero que este artigo tenha contribuído, de alguma forma, para que mais pessoas consigam ter clareza dos seus respectivos caminhos, nortes, e claro, propósitos!

Um abraço e até a próxima!

 

Escrito por Fabio Hayashi.

Close Bitnami banner
Bitnami