Back To Top

Parcerias e Jornada de Transformação Digital

As parcerias são importantes para a jornada de transformação digital e impactam positivamente nas entregas de valor ao cliente

Qual a relação entre a jornada para transformação digital e as parcerias entre as empresas? Será que é realmente saudável para o negócio manter uma boa relação com parceiros e desenvolver juntos um panorama geral para transformação digital?

É claro que sim! E sem a ajuda dos parceiros, nenhuma empresa de tecnologia consegue aplicar de forma completa e integral uma jornada de transformação digital. Seja através de integração, numa colaboração entre ecossistemas, na complementaridade entre os serviços e os produtos existentes, a parceria auxilia e impacta diretamente no sucesso da jornada de transformação digital.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais dessa etapa tão importante para as empresas que estão no caminho para a transformação digital!

O impacto positivo das parcerias para a Transformação Digital

Num primeiro momento, pensar em parcerias numa etapa tão importante que é a jornada pra transformação digital pode ser até controverso frente aos desafios que algumas empresas irão enfrentar para obter o sucesso desejado nesta etapa. E além disso, é certo que cada empresa possui o seu “core” ou as suas características específicas que juntamente com o seu modelo de negócio a diferenciam do mercado.

As parcerias vêm para ajudar justamente neste ponto e se relacionam de forma positiva com a empresa que está na jornada da transformação digital. Ao plugar quem quer que seja necessário para realizar uma entrega real e de valor ao cliente, a companhia percebe que quanto mais ajuda tiver nesta etapa, melhor será o resultado final.

Desafios nas parcerias para a transformação digital

Nesta hora que surgem alguns desafios, como empresas que se tornam parceiras para melhorar a jornada da transformação digital, mas concorrem diretamente em outros negócios. Sendo assim, a melhor maneira para vencer este desafio é ser transparente sempre com quem está disposto a te ajudar e manter sempre uma relação saudável com os parceiros e/ou concorrentes.

Cada uma das partes precisa ter muito claro qual o seu papel naquela parceria e qual o impacto daquela parceria no seu negócio e na entrega ao cliente – e fazer o necessário para que ambas as empresas tenham um ganho real com aquele projeto. O ambiente empresarial muda muito, fazendo com que papéis possam ser invertidos rapidamente e novas atuações sejam definidas entre as empresas parceiras.

A colaboração nos ecossistemas empresariais

O ritmo das mudanças nos negócios trazido pela transformação digital chega a ser assustador – a cada momento surgem novas demandas. Atender o consumidor com agilidade de acordo com o nível de personalização esperado é uma das melhores formas de garantir a satisfação do cliente e a colaboração entre os ecossistemas empresariais é uma ótima forma de incorporar as estas novas necessidades e manter a qualidade na prestação dos serviços ou nas entregas de valor.

Um ecossistema digital também pode ser um ótimo fator de melhoria na jornada para transformação digital, melhorando a integração entre os diferentes sistemas da empresa e permitindo que outros parceiros se conectem neste sistema. Isso melhora a padronização dos serviços e acarreta em ganhos comerciais e de inovação, pois permite mais espaço para novas ideias e novos formatos além de garantir o controle e transparência necessários para que a colaboração seja a melhor possível para todos.

A complementaridade de serviços e/ou produtos

Outra forma de proporcionar o sucesso na jornada de transformação digital é através do trabalho colaborativo de fato – transformar os diferentes personagens da cadeia de produção em parceiros e mantendo o formato de um organismo vivo. Isso acontece sem se importar com o nível de afinidade entre eles, mantendo o foco no sistema de produção e entrega como um todo e no objetivo final que é o de atender o seu cliente da melhor forma.

Isso acarreta num senso de complementaridade entre os diferentes serviços e produtos mantendo o sistema de produção como um todo funcionando de forma organizada. A evolução tecnológica e a transformação digital ajudam a organizar as relações e o impacto na produtividade de todos os elementos da cadeia se mostra como algo amplamente positivo, permitindo novas formas de negócio e até atender a diferentes mercados que não seriam possíveis quando se opera sozinho.

Saiba mais!

É importante manter a cordialidade e a transparência em toda e qualquer relação de parceria, mantendo sempre o foco no objetivo principal que é a entrega de valor ao cliente e sabendo que as parcerias vieram para ajudar na transformação digital. Com parcerias, colaboração entre os ecossistemas e até através de um ambiente de produção colaborativo, a jornada para transformação digital fica mais fácil e com grandes chances de sucesso. No final, o ponto principal de toda e qualquer jornada para transformação digital é o cliente e é importante ter em mente a satisfação deste cliente!

Continue acompanhando as nossas publicações no blog da Deal!

>> Gostou?

Receba notícias sobre tecnologia diretamente no seu e-mail.
Cadastre-se agora mesmo.
Escrito por

Sócio Diretor da Deal - Formado Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP Pós Graduado em Administração pela FGV. Construiu mais de 21 anos de experiência em IT Management nos segmentos de E-Commerce, Turismo on-line e mercados de Incentivo e Fidelização e larga experiência no gerenciamento de plataformas de missão crítica, com alta performance e escalabilidade. Foi Gerente de TI no Submarino.com e B2W Viagens, Diretor de TI no Walmart.com, CTO na Belezanaweb, CIO do Grupo LTM e atualmente é sócio da Deal.

Enviar Comentário

E-mail
Twitter
LinkedIn
Whatsapp