Em uma agência de marketing tradicional, o cliente passa o briefing de uma campanha/produto para o atendimento, que demanda para o planejamento, que desenvolve uma estratégia e passa para mídia e criação. Um analista de ads prepara o plano de mídia, enquanto um diretor de arte e um redator são os responsáveis pela criação das peças. Depois de tudo pronto e aprovado pelo cliente, começam os processos manuais de criação de campanhas e acompanhamento manual para corretivas e melhorias. Todo o conhecimento de marketing é aplicado nessa jornada e, se algum problema técnico acontecer, a TI é acionada.
Em uma empresa de Martech, acontece um processo parecido, mas a diferença é que a área de tecnologia está presente em todas as etapas, muitas vezes, até antes do planejamento. Por meio de softwares de automação, é possível acompanhar as métricas de campanhas, aplicativos, e-commerce, produtos ou serviços em tempo real, possibilitando mudanças de rota, correções, detecção de problemas e até mesmo aumento ou redução no investimento, de acordo com os insights gerados pela massa de dados.
O uso da tecnologia proporcionada pela área de Martech garante resultados consultivos que apoiam os profissionais de negócios a decidirem como, onde e porquê atuar no produto ou serviço oferecido, possibilitando uma visão de negócio holística. Quanto maior o investimento, maior a necessidade de respaldo de dados confiáveis e qualitativos.
De modo geral, temos uma nova dupla de profissionais em ascensão: o especialista de marketing e o desenvolvedor. Neste artigo, vamos falar sobre algumas skills que são necessárias para o profissional que atua na área de Martech que trabalhará com o desenvolvedor.
DE MÃOS DADAS COM A TECNOLOGIA
No fim do século XX (lá pelos anos de 1998 e 1999), o uso de robôs parecia uma ameaça aos humanos. O medo de que eles tomassem “consciência” e dominassem o planeta era, de certa forma, real, mas a inteligência artificial e a automação foram implantadas nas novas tecnologias de forma tão acelerada que ninguém percebeu. Hoje, convivemos com robôs o tempo todo: no celular, aplicativos, assistentes digitais (Echo, Google Dot), redes sociais, sites, serviços e etc.
De lá pra cá, os profissionais de marketing também passaram por uma acelerada evolução digital. Neste caso, os robôs e toda tecnologia empregada na área, se tornaram os melhores amigos que estes especialistas poderiam ter.
Um profissional de Martech precisa de conhecimento abrangente sobre marketing, marketing digital, precisa entender dados, o básico de programação e também de estratégia de negócios. Quanto mais conhecimento, melhor. Quanto mais habilidades e experiências fora da área, melhor. Em Martech, nada se perde, tudo é aproveitado, vira dados ou insights.
Algumas skills são importantes para quem vai atuar nessa área. De acordo com o relatório The Martech Report 2022, produzido pela MarTech Alliance, em parceria com a More Kingstom Smith, do Reino Unido, as principais habilidades procuradas em profissionais que irão atuar na área são:
- Estratégia e planejamento de comunicação
- Marketing financeiro
- Análises de dados e insights do cliente
- Gestão e apresentação
- Análise de dados e relatórios
- Automação
- Search
- Mobile
Portanto, é importante ter noções de marketing digital e tecnologia. Planejar e entender uma estratégia de comunicação, ter noções de investimentos e métricas de mídia, interpretar relatórios de dados e gerar insights, autogestão, gestão de processos, metodologias ágeis, noções de API, mecanismos de busca em navegadores (principalmente Google), desenvolvimento de produtos, mobile first e customer centric são alguns dos pontos que estão presentes em Martech.
Outras habilidades não relacionadas ao marketing também são apontadas na pesquisa, como abertura às mudanças, adaptabilidade e amplo conhecimento de negócios.
Além das skills citadas, também podemos levar em consideração: criatividade, flexibilidade, curiosidade, habilidade em negociação, persuasão, comunicação, liderança e pensamento inovador.
EQUIPES DIVERSAS, RESULTADOS SÓLIDOS
A mistura de profissionais diversos com uma combinação assertiva de habilidades trará um melhor desempenho e melhores resultados dentro de uma empresa ou time de Martech. A velocidade das mudanças tecnológicas exige que estas skills sejam cada vez mais aprimoradas e expandidas, portanto, é comum que profissionais de Martech acabem se movimentando entre uma especialidade e outra com o passar do tempo.
Uma coisa é certa: Martech é o principal parceiro de negócios de grandes corporações do futuro. Diante desse cenário e da dificuldade que empresas enfrentam ao tentar acompanhar a velocidade das mudanças tecnológicas e de conseguir profissionais qualificados e especialistas em tech e marketing, lançamos a ALOT, uma empresa by Deal focada em entregar soluções e metodologias de integração de dados, tech, publicidade e marketing.
A ALOT está estruturada sob os pilares:
- Strategy & Research: co-criar e (re)conhecer os agentes da experiência
- Creative Studio: relacionar e encantar as abordagens da jornada
- Media & Tech: atrair e converter estratégias nas jornadas phygital e web 3.0
- Data Insights: entender as métricas para gerar valor ao negócio
Acesse nosso site, confira nossos entregáveis e entenda como podemos ajudar o seu negócio ou empresa, não só como fornecedores, mas como conselheiros, consultores e parceiros de negócios, enviando um e-mail para oi@alot.ag.
Escrito por Atenéia Longo.