Desde que o mundo é mundo, sempre tivemos momentos disruptivos.
Lembra da era do gelo? A era dos dinossauros? O nascimento e a morte de Cristo? A peste negra? Esses e tantos outros momentos que a humanidade já passou são parte da evolução dos seres humanos e sempre trazem consigo grandes transformações.
Coincidentemente, vivemos um desses momentos recentemente. O COVID-19 chegou de forma absurdamente rápida e acelerou a transição e transformação da nossa economia, e trouxe consigo diversos impactos. Como eu costumo dizer, agora temos os famosos peixinhos ameaçando os grandes tubarões.
Certamente, temos empresas e comércios que se encaixam no modelo “dinossauro” e que, em breve, desaparecerão da face da Terra. A grande diferença, hoje, é que o “dinossauro” tem a capacidade de pensar e, consequentemente, se transformar, como uma borboleta, que um dia foi uma lagarta, e sobreviver.
Tá, Fábio… Para você, que já é de tecnologia, é fácil falar, mas como faço para me reinventar?!
Primeiro: não é fácil para ninguém. Muito menos para mim!
Em 18 anos de empresa, tivemos que “pivotar” o nosso modelo de negócio por diversas vezes, sendo que, nos últimos 5 anos, a velocidade desta transformação acelerou absurdamente. Ou seja, tudo é questão de mindset. Sempre parta do princípio de que é possível melhorar. Seja incansável por fazer melhor, diferente e mais rápido!
Se até um vendedor ambulante que vendia óculos de sol quando estava sol e guarda-chuvas quando chovia conseguiu migrar para o digital e, agora, está vendendo no Mercado Livre, você também consegue. Acredite!
“Beleza! Corrigi meu mindset, mas resultado que é bom, nada. E aí, espertão?!”
O mindset positivo e a perseverança são fundamentais!
Você já deve ter ouvido falar da Arca de Noé e, até onde sabemos e o livro de Gênesis nos conta, não foi da noite para o dia que ele construiu a arca. Também não foi da noite para o dia que o dilúvio chegou.
Sete dias antes do dilúvio, Deus disse para Noé entrar na arca com sua família e os animais, mas para quem não foi avisado por Deus, o dilúvio realmente chegou de repente…
Trazendo para a nossa realidade, muitas vezes, plantamos agora e queremos colher amanhã! (Caso não concorde, tudo bem, provavelmente você é um corredor de 100 metros. A minha cabeça, como empresário, é de um corredor maratonista. Não tem certo ou errado. Eu apenas penso na perpetuidade do negócio, independente de quem vá tocá-lo).
Por que você acha que eu pivotei o meu modelo de negócios por diversas vezes? Porque, mesmo sendo perseverante, também precisamos corrigir a rota traçada o tempo todo! Otimista, sempre! Cabeça dura, jamais!
E como tem sido o impacto do COVID-19 em nossas operações?!
Muito baixo, pois já vínhamos fazendo o nosso dever de casa desde 2015, quando passamos a vender Transformação Digital aos nossos clientes, desde estratégia até a execução (nossa solução E2E – end to end).
Atualmente, somos uma empresa 100% remota, mas sempre tivemos uma cultura de trabalho home office, ou melhor, anywhere office. E, com a chegada da pandemia nós apenas precisamos garantir que a nossa infraestrutura suportasse praticamente 500 pessoas trabalhando à distância, e funcionou! E o melhor: continuamos contratando durante a pandemia.
Para finalizar e exemplificar, trago outra história: lembram da história da Cigarra e da Formiga? Pois bem, nós sempre fomos a formiga! Logo, guardamos nossas reservas para momentos como este.
Ou seja, planeje e esteja preparado para o que der e vier!
Espero que meus conselhos possam te ajudar em sua jornada e, se precisar de ajuda na transformação digital do seu negócio, conte comigo.
Ah! Pra quem ficou com vontade de viver um pouco da nossa cultura, #VemSerDeal 👉 https://deal.selecty.com.br/
Abraços e até a próxima!
Escrito por Fabio Hayashi.