<!  Blog Deal >

Insights, tendências, tecnologia e mais!

LaMDA 2, o futuro de CX e o mercado de trabalho em Martech

Quando começamos a falar de experiência do consumidor (CX), as associações mais frequentes são vinculadas às práticas de dual-track agile e entendimento do que gera valor para oferecer a melhor jornada. Isso significa que temos que ter um ponto de partida que, geralmente, é entender o quê, por quê, quem, onde, quando, como e quanto alguém se predispõe a consumir algo.

O processo é muito próximo de todos os envolvidos, afinal, é algo que realmente demanda empatia e consciência, pontos que são providos por profissionais de “humanas”. Certo?

Em 2020, o relatório do Fórum Econômico Mundial previu que a robótica e a automação eliminariam 85 milhões de empregos em todo o mundo até 2025. Contudo, também trouxe a projeção que as tecnologias criariam 97 milhões de novos empregos, mas que exigirão mais habilidade e formação.

 

Acha que é exagero ou ficção científica? Já estamos vivenciando mudanças consideráveis na forma de captura e análise de informações, para construção e evolução de produtos e/ou serviços como:

 

Além destes, não poderia deixar de citar o caso que ganhou destaque em diferentes noticiários em todo o mundo, sobre a IA construída em redes neuronais artificiais profundas do Google, a LaMDA (Language Model for Dialogue Applications), ser “acusada” de discutir questões filosóficas sobre consciência e medo da morte.

A disrupção em CX não deve(ria) nos assustar, mas sim nos impulsionar para as novas oportunidades que estão surgindo no mercado, e por isso, mais do que nunca, todos os profissionais precisam estimular o STEM (science, technology, engineering and mathematics) na carreira.

Da mesma forma que o inglês se tornou “padrão” como a linguagem humana entre todas as carreiras, a literacia digital com manipulação e extração de insights em dados também está se tornando cada dia mais obrigatório para quem deseja se manter e prosperar no mercado de trabalho.

Portanto, se hoje esse meio confuso das experiências (the messy middle) tende a ficar um pouco mais complexo, não podemos perder o espírito de aprendizagem contínua e se qualificar em âmbito biopsicossocial com conhecimento científico-digital.

E aí, você se sente disposto(a) para este novo momento e revolucionar com Martech? Se sim, envie seu currículo para vemser@deal.com.br e vem fazer parte dessa revolução digital!

 

Escrito por Fabiano Cruz.

Close Bitnami banner
Bitnami