Os Design Patterns são soluções comuns para problemas recorrentes no desenvolvimento de software. Eles fornecem um conjunto de soluções testadas e comprovadas para problemas específicos, permitindo que os desenvolvedores possam reutilizar soluções existentes ao invés de reinventar a roda a cada projeto.
Existem três categorias principais de Design Patterns: Padrões Criacionais, Padrões Estruturais e Padrões Comportamentais. Cada categoria se concentra em problemas diferentes, mas todos compartilham o objetivo de melhorar a eficiência, flexibilidade e legibilidade do código.
Neste artigo, vou me concentrar em fornecer 3 exemplos dos padrões de cada categoria, explicando suas principais características, além de como e quando eles devem ser usados. Ao final, espero que você tenha uma compreensão mais clara de como e quando aplicar Design Patterns em seus projetos de software.
Padrões Criacionais
Os padrões criacionais são usados para criar objetos de maneira eficiente e flexível. Eles fornecem maneiras de criar objetos sem expor a lógica de criação ao cliente. Isso permite que você mude a maneira com que os objetos são criados sem afetar o código do cliente.
Estes são exemplos de padrões criacionais:
- Factory Method: define uma interface para criar objetos, mas permite que as subclasses decidam qual classe instanciar. Isso é útil quando você quer que o código do cliente seja independente do tipo de objeto que está sendo criado;
- Singleton: garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto de acesso global para essa instância. Isso é útil quando se deseja limitar o número de instâncias de uma classe e garantir que apenas uma instância seja usada em todo o sistema;
- Builder: separa a construção de um objeto complexo de sua representação, permitindo que o mesmo processo de construção crie diferentes representações. Isso é útil quando se deseja criar objetos complexos com várias opções de configuração.
Padrões Estruturais
Os padrões estruturais são usados para organizar relacionamentos entre objetos. Eles ajudam a tornar o código mais flexível e fácil de entender, dividindo o sistema em partes menores e mais gerenciáveis.
Os exemplos de padrões estruturais são:
- Adapter: converte a interface de uma classe em outra interface que o cliente espera. Isso é útil quando é preciso reutilizar uma classe existente, mas a interface não é compatível com a interface do cliente;
- Facade: fornece uma interface simples para um conjunto complexo de classes. Isso é útil quando é necessário ocultar a complexidade de um sistema e fornecer uma interface simples para o cliente;
- Proxy: fornece um objeto intermediário para controlar o acesso a outro objeto, possibilitando a adição de funcionalidades extras, como verificação de segurança, cache ou registro de acesso. Isso é útil quando se deseja restringir o acesso a um objeto, adicionar funcionalidades extras ou reduzir a carga no objeto real.
Padrões Comportamentais
Os padrões comportamentais são usados para gerenciar algoritmos, relacionamentos e responsabilidades entre objetos. Eles ajudam a tornar o código mais flexível e fácil de entender, separando as responsabilidades entre os objetos.
Abaixo estão os exemplos de padrões comportamentais:
- Observer: define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente. Isso é útil quando é preciso notificar vários objetos sobre mudanças em outro objeto e garantir que esses objetos mantenham seu estado atualizado;
- Strategy: define uma família de algoritmos e os encapsula em classes separadas, permitindo que eles sejam intercambiáveis. Isso é útil quando é necessário escolher entre vários algoritmos em tempo de execução;
- Command: encapsula uma solicitação como um objeto, o que lhe permite parametrizar outros objetos com diferentes solicitações, enfileirar ou registrar solicitações e implementar recursos de cancelamento de operações. Isso é útil quando é preciso desacoplar o objeto que envia a solicitação do objeto que a processa.
Em resumo, os Design Patterns fornecem soluções comuns para problemas recorrentes no desenvolvimento de software. Os padrões criacionais são usados para criar objetos de maneira eficiente e flexível, os padrões estruturais são usados para organizar relacionamentos entre objetos, e os padrões comportamentais são usados para gerenciar algoritmos, relacionamentos e responsabilidades entre objetos.
Espero que isso ajude você a entender melhor os Design Patterns e como eles podem ser aplicados em projetos de software.
Escrito por Raviel Chausse Silveira.