<!  Blog Deal >

Insights, tendências, tecnologia e mais!

Desvendando o eFX: tudo o que você precisa saber sobre Transferências Internacionais

Em 31 de dezembro de 2022, novas diretrizes para transações financeiras em moeda estrangeira no Brasil entraram em vigor. Esse marco regulatório sancionado no final de 2021, abriu espaço para novos modelos de negócios e redefiniu o cenário das operações cambiais no país – tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. 

De acordo com o artigo 33 da Resolução/DC 137 do Banco Central, transferências internacionais deixam de ser um serviço exclusivo de bancos e corretoras de câmbio e, agora, Instituições de Pagamentos (IPs como bancos múltiplos, bancos comerciais, caixas econômicas, bancos de investimento, entre outros) autorizadas pelo Banco Central (BC) também estão habilitadas a realizar operações cambiais. 

A tecnologia eFX, muitas vezes referida como Banking as a Service (BaaS), simplifica esse cenário e melhora a posição do Brasil no comércio exterior. 

 

O que é eFX? 

O eFX – traduzido como “Transferência Eletrônica Estrangeira” ou “Câmbio Eletrônico Estrangeiro” – é um serviço que facilita e agiliza transações financeiras em moedas estrangeiras por meio de plataformas eletrônicas. Essas transações podem incluir desde pagamentos internacionais, transferências de dinheiro entre contas em diferentes países, até aquisição de bens e serviços no exterior. 

Essa foi uma verdadeira revolução nos serviços financeiros, pois permite que usuários façam transações com segurança, conveniência e tenham acesso a taxas de câmbio competitivas. A inovação também contribui para a globalização e a expansão dos negócios além das fronteiras nacionais. 

 

Como funciona a tecnologia eFX? 

A tecnologia eFX opera por meio de plataformas e sistemas bancários avançados, permitindo a execução eficiente e segura de transações cambiais.  

A tecnologia oferece conveniência, eficiência e segurança para pessoas e empresas. Isso, porque a tecnologia permite:
 

  • Cotações em Tempo Real: possibilita que usuários vejam as taxas de câmbio atualizadas para diferentes moedas, e façam transações com base nas taxas mais favoráveis disponíveis no momento;
     
  • Execução Rápida de Transações: com apenas alguns cliques, os usuários podem executar transações de câmbio de forma rápida e eficiente, garantindo que os fundos sejam transferidos instantaneamente;
     
  • Segurança e Criptografia: a segurança é uma prioridade no eFX. Os sistemas são adotam medidas de segurança robustas como criptografia de dados e autenticação de usuários;
     
  • Integração com Sistemas Financeiros: As plataformas eFX são integradas aos sistemas financeiros globais, o que permite que as transações sejam processadas de forma transparente e em conformidade com as regulamentações cambiais e financeiras de diferentes países;
     
  • Monitoramento e Análise: as plataformas eFX muitas vezes oferecem recursos avançados de monitoramento e análise, permitindo que os usuários acompanhem o histórico de transações, analisem tendências de mercado e tomem decisões informadas sobre suas operações cambiais. 

 Desde a sua introdução, a tecnologia segue evoluindo e impactando positivamente as transações internacionais. A crescente adoção deste serviço veio acompanhada de avanços e melhorias. 

  

Avanços recentes no eFX 

Uma das atualizações mais recente e relevante é a integração de tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina para aprimorar a experiência do usuário e oferecer insights mais precisos sobre as tendências do mercado cambial. Essas ferramentas analíticas permitem que os usuários tomem decisões mais informadas ao realizar transações internacionais. 

Com o aumento das preocupações com ataques cibernéticos, também há um investimento significativo em segurança digital. O que é essencial para garantir a confiança e proteger as transações e os dados dos usuários. 

O eFX também tem um papel fundamental na facilitação do comércio internacional e têm permitido que empresas brasileiras empliem suas operações globalmente de forma mais rápida e eficiente, impulsionando a competitividade do Brasil no mercado global. 

 A Deal foi responsável por ajudar uma empresa brasileira líder no setor financeiro a fazer a primeira implantação da tecnologia no país – desde a descoberta até a prototipação. Por meio de uma metodologia própria, conseguimos planejar e executar todo esse processo em apenas 3 meses. 

O produto cocriado – conhecido como “PIX Internacional” – foi reconhecido nacionalmente como a inovação tecnológica do ano e é utilizado em diversos países da América Latina. 

 

 Baixe o ebook para conhecer este case de sucesso: 

Close Bitnami banner
Bitnami